Dai a César o que é de César, e dai a DEUS o que é de Deus!

Dai a Deus o que é de Deus!

Por Pr Alex

E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens. Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não? Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele lhes disse: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram”. (Mateus 22:16-22)

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra”. (Romanos 13:7)

O que Jesus quis dizer com as palavras “Daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”? Lendo o texto superficialmente podemos chegar a uma conclusão precipitada; portanto, tenhamos atenção ao refletir sobre o que Jesus estava falando. Tudo o que o Mestre falava significava muito mais do que os ouvidos ouvir e a mente humana entender. Vejamos:

 

  •  A pessoa/pregador com tendência materialista (ponto de vista material), encontrará neste texto, oportunidade para falar de dízimos, ofertas e da prosperidade que gozam os que tais coisas praticam. Alguém poderia alegar que devemos as nossas finanças a Deus; que é nosso dever contribuir com a obra de Deus (eu, particularmente creio nisto).
  • Do ponto de vista estritamente espiritual, encontramos abertura para falar da Imagem e “Inscrição” de Deus em cada ser humano; como uma marca ou um selo que, identificam quem os criou e, por conseguinte, a quem pertencem; assim como a Imagem na moeda era de César. “Dai os homens a Deus, pois a Ele pertencem”.
  • Mas, podemos e devemos ir mais fundo nas palavras de Jesus. De um ponto de vista abrangente a coisa fica um pouco mais séria.

 

O que, e a quem temos dado o que devemos??

 

– Temos Dado o que é devido a “Faraó” – (Leia-se Patrão ou Trabalho). Figurativamente falando, o Egito representa Serviço/Servidão. Damos-lhe (mais ou menos) 10 horas por dia, 50 horas por semana, 250 horas por mês. Talvez mais! Fora as “horas” no trânsito.

– Temos Dado o que é devido a “César” que pelo contexto da passagem inicial, representam os Tributos/Impostos (Governo).

– Damos aos nossos cônjuges, aos filhos, a sociedade, na medida do possível, o que lhes é devido.

– Damos a nós mesmo também, na medida do possível, aquilo que nos é devido.

Mas, e a Deus???? Será que temos dado o que é d’Ele???

Ora, o que é de Deus? Você pode perguntar!

TUDO!!

Mas, Deus não quer tudo; Ele quer aquilo que realmente é Importante para Ele!

Você pode (e realmente é o que mais acontece) ter a sua opinião sobre o que é importante para Deus, mas, em muitos casos, senão na maioria, você ou eu erraremos em nossas opiniões e conclusões! Isto porque, como disse o profeta Isaías 55:8 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR”. O que é importante e prioridade para você pode não ser para Deus e, infelizmente, o contrário é bem verdade!

Todavia, se quisermos realmente saber o que é importante para Deus, temos que recorrer a sua própria palavra!

O que Importa para Ele??

1) Que Ele seja o PRIMEIRO, o CENTRO, o TESOURO em/da sua vida (Mt 6.21 e 22.37,38)

A grande maioria dos nossos problemas acontecem ou somatizam-se pelo fato de a gente não dar a Deus a primazia em nossas vidas. Pior que isto é dizermos, da Boca pra fora (Ops…), que Ele é o primeiro, que Ele é o Centro de nossas vidas não sendo (Ops…) mas, seja sincero (Com vc mesmo, pois a Ele não enganamos), Deus não é o Centro… Ele não é o primeiro! Nosso comportamento e atitudes não demonstram isto!! Tem que haver coerência no falar e agir!!

2) Que Ele seja SENHOR da sua vida (Js 23.8/ Is 43.11)

Deus não será o PRIMEIRO em nossas vidas se Ele não for o nosso SENHOR; e Ele não será SENHOR se não for o PRIMEIRO! Precisamos reconhecer que Ele é soberano, Todo poderoso, Onisciente, o nosso Salvador.

3) Que você se IMPORTE com Ele e com as suas Coisas (Mt 6.33)

Praticamente em todas as orações e ações pensamos mais em nós mesmos do que nos outros. E o que falar de Deus? Quantos de nós e quantas vezes nós nos IMPORTAMOS com as coisas de Deus? Com a causa de Deus?

Damos bom dia para todos ao nosso redor, perguntamos como estão; nos importamos com o bem estar de algumas pessoas… e de Deus? Pensamos: “Deus não precisa… Ele é Deus”; sim, Deus sem a gente é Deus; nós sem Deus… o que somos?

Entretanto, não é a questão tanto de precisar… Mas, de saber que alguém está se importando com você! Vemos Jesus dizendo: “Até quando vos sofrerei”; “Não podem vigiar comigo uma hora se quer?”. Vemos Paulo falando: “Não entristeçais o Espírito Santo…”. A bíblia nos mostra que podemos agradar ou desagradar a Deus.

4) Que você seja Santo, Sal e Luz (1 Pe 1.15/ At 13.47)

Santidade, respeito/temor, obediência são fundamentais para cultivar um relacionamento e aumentar a intimidade com Deus.

5) Que você o Adore e o Cultue de verdade do mais profundo da sua Alma (Jo 4.23)

Adorar é muito mais viver do que falar; é muito mais ter atitude do que simplesmente louvar. Devemos adorar vivendo e viver adorando, em espírito e em verdade!

6) Que você Ame e ajude o seu próximo a levar sua carga (Gl 6.2). Nem preciso falar muito!

Perceba, querido (a), pelas palavras de Jesus, que você pode e deve dar a cada um o que lhe é devido… Mas, não esqueça de dar a Deus, também, o que lhe é devido!

ATENÇÃO: A Bíblia diz: “Buscai a Deus enquanto se pode achar…” (Is 55.6). Chegará o dia em que as pessoas vão querer colocar Deus em primeiro lugar, vão querer que Ele seja Senhor de suas vidas, mas não poderão; não encontrarão!!

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. (Ap 1:3)

Esse post foi publicado em Esboços de Pregações e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

27 respostas para Dai a César o que é de César, e dai a DEUS o que é de Deus!

  1. Fábia disse:

    Gostei muito da mensagem! Que Jesus continue lhe revelando a sua palavra e consequentemente você a disponibilize no site.

    Curtir

  2. Parabéns pastor Alex, uma mensagem objetiva, com uma linguagem simples e no entanto muito ungida. sai daqui hoje mais cristão que antes

    Curtir

  3. jose ribeiro da silva filho disse:

    Nossa estou com a alma lavada que liçao que ensinamento gostei muito

    Curtir

  4. Ana Paula Penha disse:

    Pelo que eu entendi na sua mensagem, nao devemos dar nosso dizimo e sim adoração a Deus..é isso?

    Curtir

    • Olá Ana Paula,

      Seja bem vinda e obrigado pelo seu comentário!

      Entendo que nossas contribuições financeiras são devidas! Entretanto, “não como obrigação, constrangimento ou por barganha egoísta, pois Deus ama a quem dá com alegria” (2 Co 9:7), assim eu creio! Creio também que os dízimos e ofertas sejam, de certa forma, uma Adoração/Honra à Deus. Não que ele precise de dinheiro , e não pelo ato isolado em si, mas, porque quando nos habituamos a “dar/doar” (parte nossas finanças) indiretamente estamos tirando o domínio que a riqueza/bens materiais tem em/sobre nós, seres humanos. Diretamente, estamos auxiliando, promovendo a continuidade da Obra de Deus na terra, entre todos os homens, pois o papel da Igreja é pregar o evangelho, pregar, trazer/levar o Reino de Deus, esforçar-se por promover a dignidade e bem estar humano, em todas as esferas.

      É o que eu Creio!

      Que Deus lhe abençoe!!

      Pr Alex.

      Curtir

      • wesley disse:

        Paz para todos.
        Pastor. O dizimo não era pro povo de israel?
        O dizimo era pros LEVITAS. O dizimo não era dinheiro. Hoje não e mas assim.
        Porque.

        Curtir

        • Olá Wesley, a paz!

          Sua pergunta é bem interessante e perspicaz! Deixando de lado os abusos daqueles que querem se aproveitar do dinheiro alheio, obrigando as pessoas… e por outro lado, aqueles que não querem contribuir… Entendo que a pergunta que se deve fazer é: “Por que Deus instituiu os Dízimos e Ofertas”, pois se entendermos bem a resposta desta pergunta, entenderemos a Essência e a Vontade de Deus; por conseguinte, entenderemos que a Essência de Deus permanece no Novo Testamento.

          Estou postando neste momento uma Mensagem/Pregação/Estudo que Fiz e Levei a Igreja para esclarecimento. Dê uma olhada e tenho certeza que lhe esclarecerá muitas coisas.

          Faça bom proveito e pode compartilhar se julgar útil.

          Fique em PAZ.

          Pr. Alex

          Curtir

  5. Gloria Lucia Simoes de Oliveira disse:

    Excelente! Enriquecido em detalhes espirituais, pois alguns preletores usam este texto apenas com fins materiais. Obrigada que Deus continue falando através de ti, Pastor Alex

    Curtir

    • Olá Glória;

      Que a Glória de Deus preencha sua vida cada dia mais!

      Obrigado pela sua visita e palavras. Oremos para que o Senhor nos ilumine e nos dê Espírito de Sabedoria para que alcancemos e preguemos a palavra genuinamente.

      Deus lhe abençoe!!

      Pr Alex.

      Curtir

    • isnard souza disse:

      os propósitos de Deus são os mais excelentes possíveis, mas infelizmente tem aparecido muitos Ananias e Safiras, misturando o profano em coisas santas, o dízimo é algo de grande valia para obra de Deus desde que objeto de adoração.

      Curtir

  6. Jackson Moura disse:

    Palavra abençoada!

    Curtir

  7. roseli disse:

    Pastor alex infelizmente as pessoas nas igrejas ( não todas ) ainda não compreenderam o “dar o que é de DEUS” porque nao estão sendo instruidas na verdade. Elas resumem a 10%; desculpem irmãos se nós fossemos dar apenas 10% do nosso salario como é pregado, então não entendemos nada do senhorio de cristo e somos medíocres espiritualmente. Agradeço pelos seus esclarecimento Pastor Alex

    Curtir

  8. EDIVALDO disse:

    O PROBLEMA NÃO ESTA EM DAR O DIZIMO FALO DE MINHA VIDA E IGREJA AO QUAL PERTENÇO SENDO QUE SE NÃO DER O DIZIMO NÃO TEM PARTICIPAÇÃO ALGUMA NO MINISTERIO E AINDA O NOME DOS DIZIMISTAS E LIDO EM UM DATA SHOW TODOS OS CULTOS ISTO SEM FALAR NO DEVORADOR QUE NÃO SAI NEM NO NOME DE JESUS SO COM DIZIMO E DEUS DEIXA OS DEM0NIOS TEREM AUTORIDADE DE TOCAR EM MINHA CASA ,BENS ETC.

    Curtir

    • Ana Paula disse:

      Não sei…mas Jó era fiel e temente a Deus sendo assim entendo que ele era dizimista tambem e mesmo assim Deus permitiu o diabo tocar nos bens e em tudo que era dele…Edivaldo, depois lá emcima (ceus) voce questiona Deus o porquê dessa permissao……Mas devemos obedecer a Palavra se a Palaavra fala que “sendo assim repreenderei o devorador….”, entao vamos obedecer….Seja fiel ao seu miniterio que Deus vai te honrar….(app)

      Curtir

  9. Nechon disse:

    Tudo ficou claro p mim quanto a esse assunto.Deus abencoe

    Curtir

  10. jorge disse:

    A caridade com os irmaos é o verdadeiro amor ao próximo sem dar dinheiro e sim alimentos

    Curtir

  11. jorge disse:

    A verdade é o seguinte se Jesus viesse hoje e mandasse os pastores dar tudo aos pobres eles matariam Jesus ,eles querem só encher as barrigas dele e lerem só que interessa pra arrancar mais dinheiro do povo ,estão enganando o povao pela necessidade espiritual que o ser humano precisa ,mas isso vai acaba pq Jesus ta vendo tudo e vai acabar com essas raças de víboras enganadoras. Pq a verdadeira Igreja de Cristo e o próprio corpo físico e ele não habita em templos feito pelo homem e sim. no coração

    Curtir

  12. lindinalva tavares freitas disse:

    ola pastor cristao nao paga disimo crentis naodevove disimo proque disimos eda lei emorto nao paga estamo na graca proque que vivi nalei logem esta de cristo jesus ejesus ja repriendeu este devonrador que voces pastores prega ate hoje nao devemos disimo nao somos judeus e nao tenhe mais neium levitas cristo tenhe uma casa pra voce la no ceu mais ci voce viver na ver dade que e cristo jesus abracao e apaz decristo pra voce

    Curtir

  13. Cristo não pregou o dízimo. Mandou vender tudo e dar aos pobres. Permitiu que se dê tributo a Cézar e honra a Deus. Deus é a Graça que não se paga, é o perdão que não se vende, é o amor INCONDICIONAL, que não se NEGOCIA. A lei do dízimo, portanto, não é para os cristãos. Antes, porém, e bem verdade, podemos DOAR (que é diferente de PAGAR ou DEVOLVER). Ora, nem mesmo no velho a violento antigo testamento Deus não pede devolução de nada, posto que TUDO já é Dele. Tudo o mais aqui é proselitismo para se arrecadar dinheiro. Agora, porém, no estado da GRAÇA em que vivemos, nosso coração bondoso pode ajudar LIVREMENTE a PATROCINAR os trabalhos missionários, sobretudo, aqueles trabalhos que priorizam o EVANGELHO (E NÃO O FUNDAMENTALISMO).

    Curtir

    • Igaci, que a Paz de Deus esteja em seu coração!

      Não entendi se seu comentário é uma opinião, desabafo, ou uma crítica ao artigo… Suas palavras demonstram uma provável falta de controle sobre seus sentimentos e talvez atitudes não condizentes ao espirito cristão… É necessário tomar cuidado com o FUNDAMENTALISMO, pois quem o combate pode, de fato, estar caindo no mesmo erro, ao fazer ou agir da mesmíssima forma daqueles a quem se propõe Combater!

      No presente Artigo, embora eu mencione a palavra Dizimo, não é sobre Isto que o Texto Trata… Caso queira saber minha opinião e ser esclarecido sobre Dízimos, Ofertas e Contribuições, veja o artigo no link abaixo:

      https://opoderdasescrituras.wordpress.com/2015/05/31/recompensa-retribuicao/

      PAZ e GRAÇA sejam sobre sua Vida!

      Pr. Alex.

      Curtir

  14. Vilma Maria disse:

    Gostei do artigo.Parabéns !!

    Curtir

  15. isnard souza disse:

    os propósitos de Deus são os mais excelentes possíveis, mas infelizmente tem aparecido muitos Ananias e Safiras, misturando o profano em coisas santas e o dízimo para quem enxerga com os olhos da fé em Deus e em suas maravilhosas obras é algo muito importante.

    Curtir

  16. mikaely disse:

    Deus é poderoso,infelizmente não damos a ele o que o agrada,colocamos Deus em segundo plano sabendo que sem ele não conseguimos nada,nos sem Deus não somos nada ele é nosso guiador o nosso deferso,que possamos refletir nessa palavra e ver se realmente estamos agradando a Deus de verdade.

    Curtir

  17. marcelo disse:

    pastor,quero lhe agradecer pelos ensinamentos,que postou,porem existem grandes divergencias em varias passagens, na biblia, que ate pastores com um bom entendimento e esclarecimento ,falam que o dizimo era uma imposiçao da lei.Porem concordo que tudo que fazemos para DEUS e sua OBRA, O SENHOR de nossas vidas nos recompensara,talvez nao nesta vida,mas cumprira sua palavra, deixo um exemplo de um homem que era romano, e fez algo pelos pobres e necessitados e DEUS disse a ele que tinha visto o que ele fazia, e ouvia suas oraçaoes. CORNELIOS

    Curtir

  18. A paz do Senhor Jesus Cristo, estou maravilhada com este esclarecimento, foi de grande valia e crescimento na minha vida..Que o Deus Todo Poderoso continue dando-lhes sabedoria -lhe entendimento da palavra em Nome de Jesus

    Curtir

  19. Amei a mensagem falou muito comigo.

    Curtir

  20. Amei a mensagem falou muito comigo.
    Quero agradecer pelo estudo Bíblico.

    Curtir

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s