SOBRE TUDO O QUE SE DEVE GUARDAR

Por Pr. Alex Oliveira

A experiência de vida e a própria bíblia mostram dois grandes (de vários) cuidados que o homem deve ter: o coração e a mente!

Na antiguidade, devido ao conhecimento limitado da medicina e dos processos do corpo humano, existia a discussão sobre a localização da alma/o centro da vida. Alguns diziam que era o coração; já outros diziam que era o cérebro. Seja como for, e apesar das várias opiniões, em geral, os antigos acreditavam que os sentimentos, as emoções, o intelecto e pensamentos vinham do coração e/ou da mente-cérebro.

(A propósito, hoje sabemos que o cérebro é a base do comportamento humano, a sede de todos os sentimentos, pensamentos e emoções; e que todas as ações/reações do corpo humano visam à sobrevivência, – e elas são comandadas pelo cérebro no “Sistema Límbico”).

Nesse sentido, e influenciado pelo pensamento/conhecimento da época, os escritores bíblicos nos exortaram a cuidar dos nossos sentimentos, emoções e pensamentos. Por isso, Provérbios 4:20-23 declara:

Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração ( entenda sentimentos, emoções, pensamentos), porque dele procedem as fontes da vida”.

A expressão “sobre tudo” significa: acima de tudo ou em primeiro lugar; e nos mostram como devemos levar a sério e priorizar esse cuidado! Isso porque, em um exame básico da experiência de vida e por inspiração divina, os escritores bíblicos sabiam que as maiores batalhas do ser humano “pós-queda” ocorriam (e mais do que nunca ocorrem) na mente e no coração; pois, expressamos, agimos, falamos e nos comportamos no exterior, conforme do que está cheio/repleto o nosso interior! Senão, vejamos:

O evangelho de Lucas 6:45 diz: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca”.

Já o evangelho de Mateus 15:19 diz: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”.

Dessa forma, as consequências/resultados de quem não cuida (ou cuida mal) dos seus sentimentos, emoções e pensamentos são facilmente observáveis e identificáveis em suas vidas.

Então, como cuidar da mente e coração efetiva e biblicamente? (medite nas referencias bíblicas abaixo)

1) Romanos 12:2E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

Esse texto claramente nos mostra um processo, sem o qual passar, não há como experimentar os níveis e objetivos da vontade de Deus. Primeiro é necessário passar por uma mudança ou renovação de mentalidade/entendimento para que se possa passar por uma transformação geral, para que experimentemos gradativamente os níveis da vontade e revelação de Deus.

2) A experiência que Josué passou com Deus nos serve de exemplo. Ele precisava se esforçar para lutar, mas, sobre tudo, persistir em fixar em seu coração e em sua mente as palavras e mandamentos do Senhor.

Então o Senhor lhe disse em Josué 1:6-9Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou… Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”.

3) Isaías nos dá um segredo: Firmar nossa mente em Cristo, em Deus, através da confiança n’Ele; certamente através de uma vida de oração e meditação na palavra.

Isaías 26:3 diz “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti”.

4) Conforme Salmo 37:8; Mateus 6:15; Romanos 12:21; Efésios 4:26., dentre outras passagens, mantenha seu coração/sentimentos livre de mágoa, ressentimento, raiva, ira, vingança! Entrega e acredite que Deus agirá em tudo com justiça, retribuindo a cada conforme o que fez.

5) O exemplo que Paulo nos dá certamente está entre os melhores.

a) Ele diz em Filipenses 3:13,14Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Paulo fala do seu objetivo espiritual (alcançar ser igual a Cristo). No entanto, podemos aplicar o entendimento desse “segredo” para todas as áreas de nossas vidas. Não devemos nos prender e nem nos martirizar com o passado. O passado não é um bom lugar para se ficar, seja ele bom ou ruim. Ele não te define e nem garante necessariamente o seu futuro. Aprenda a lição e siga em frente na direção do alvo proposto!

b) Já em Filipenses 4:4: “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos…”. Aqui Paulo nos ensina mais um “segredo”. Entenda de uma vez por todas que nada é fácil. É sempre preciso se esforçar de alguma forma! Se regozijar, Se alegrar… Ser grato refere-se muito mais a Atitude do que sentimento! É necessário esforço e intencionalidade para que essa atitude tome conta dos nossos pensamentos, sentimentos e vire hábito.

c) Nos versículos 4-7 “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.

A maioria de nós sabe o efeito em longo prazo de uma mente e coração ansiosos e preocupados. Biblicamente falando a ansiedade passa a ser uma escolha, quando entendemos que não precisamos carrega-la ou quando podemos reparti-la. Paulo, portanto, nos ensina a lançar sobre o Senhor nossa ansiedade (veja 1 Pedro 5:7 também), através da oração, porém, nunca esquecendo de ser grato e expressar gratidão por tudo (1 Tessalonicenses 5:18). Então, quando aprendemos a fazer isso, um processo de cura e alívio é desencadeado em nós, e a PAZ de Deus passa habitar nosso coração e mente!

Por fim, Imediatamente após a experiência anterior, somos exortados por Paulo a manter o coração e mente preenchido com pensamentos e sentimentos de virtudes (veja abaixo).

Filipenses 4:8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

Em resumo, como já disse anteriormente, a experiência de vida e a bíblia nos mostram a importância de cuidar da mente e do coração, para o nosso próprio bem, pois, em tese, seremos os maiores beneficiados ou prejudicados.

Para uma reflexão complementar, sugiro a leitura do livro: “O homem é aquilo que ele pensa” (James Allen), subjugando sempre todo ensino/conhecimento à luz das Sagradas Escrituras.

Que Deus o abençoe!

Esse post foi publicado em Artigos, Estudos Bíblicos e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para SOBRE TUDO O QUE SE DEVE GUARDAR

  1. Anderson disse:

    Muito bem comentado, gostei muito Pastor Alex.
    Verdadeiramente a nossa maior guerra é na mente. Começa na mente e passando para o coração, fica muito próximo para a concretização de coisas boas ou ruins.
    Deus continue abençoando e te iluminando no poder das escrituras.🙌👏

    Curtir

Participe deixando um comentário!