CONSELHOS DO PAI PARA SEUS FILHOS

O temor do Senhor é o princípio [início/fundamento/base] do conhecimento [da sabedoria, do saber]; os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço” (Provérbios 1:1-9).

Um dos princípios que, de acordo com o Criador, deveria reger a humanidade e o universo desde sempre era e ainda é o TEMOR! Talvez você não saiba, mas, a “ordem e o progresso” das coisas dependem desse princípio! Não atoa Salomão o destaca desde o começo de seus provérbios!

Embora muitos só temam por causa do medo das consequências (o que é o caso de algumas pessoas e até de Satanás), biblicamente, temor não é só, necessariamente, ter medo; mas, primordialmente, respeito, reverência.

O temor/respeito/reverência é um componente moral importante e fundamental nas relações interpessoais. Eles foram e sempre serão importantes na construção de um relacionamento correto com Deus, de forma que, você nunca se relacionará correta e profundamente com Deus, caso não “comece” com o “temor”.  

O temor/respeito/reverência entre pessoas, crenças e valores, também, foram (e são) importantes na construção e manutenção de sociedades, povos e civilizações prósperas. Quero dizer, o respeito faz com que reconheçamos a importância das coisas, uns dos outros e tratemos uns aos outros com dignidade, parcimônia, equidade, etc.

Pausa para refletir: Por que muitas vezes damos a César o que é de César, mas, não a Deus o que é de Deus? Tratamos as pessoas, as autoridades com reverência e respeito; damos aos outros, a nós, aos cônjuges, aos filhos, aos patrões, a sociedade o que lhes é devido; mas, por que a Deus não? Vamos as festas, aos shoppings, aos compromissos de trabalho ou sociais, com a melhor roupa e tal, não chegamos atrasados… Mas, quando vamos à “Igreja/templo” para, teoricamente, dar o nosso melhor, NÃO fazemos o mesmo! Por que?

Reflitamos: Estamos realmente temendo e nos relacionando com Deus corretamente??

É primeiramente para Ele, e em Deus que encontraremos a razão para o temor; o motivo e a força para NÃO FAZERMOS CERTAS COISAS e NÃO NOS ENTREGARMOS AS OBRAS DA CARNE! Tememos porque não só sabemos o que é certo e o que é errado, mas, porque sabemos quem Deus é, e porque, também, sabemos que teremos de prestar contas um dia, perante Ele! 

O temor, portanto, é o “FREIO MORAL” que impede os homens e a sociedade de caírem em um barranco sem fundo, chamado: Anarquia, ou seja, profundo estado de rebelião, caos e colapso da ordem, numa sociedade! O temor é a base e a sustentação da moral cristã, dos bons costumes de muitas sociedades!

Mas, então, pergunto: Se o temor, o respeito, a reverência acabam, o que acontecerá? (Pense no âmbito ministerial, social e espiritual).

A vida e a própria bíblia nos mostram os efeitos catastróficos da falta de Temor, não só na terra, mas, no universo. Satanás se rebelou e levou consigo 33,34% dos anjos em sua rebelião. Atualmente, infelizmente, o temor, junto com o amor, está em desuso, enquanto a falta do temor e do amor tem cada vez mais ganhado espaço no coração das pessoas e em nossas sociedades (Mateus 24:12; Mateus 10:21; 24:9; Lucas 12:53). É exatamente este estado de coisas, sem o temor e o amor, que antecede a “grande apostasia” e a revelação do “homem da iniquidade”(2 Tessalonicenses 2:3).

Compreenda que, se o temor é o princípio, início, a base, o fundamento da sabedoria e conhecimento; então, em resumo, a falta de temor é o princípio, início, a base, o fundamento da estupidez, da rebelião e da perdição!

A falta de temor e tudo o que isso gera, incluindo a rebeldia, é um dos piores erros no qual alguém pode cair, pois, é a porta para muitos outros males e pecados (Provérbios 6:16-19).

Deus não tolera a rebeldia e rebelião (1 Samuel 15:23 / 1 Coríntios 10:3-12).

A falta de temor e rebelião endurece e cauteriza o coração e a mente humana, trazendo consequências devastadoras para a própria pessoa. Você deveria conhecer a história de Coré, Datã e Abirão (Números 16 / Romanos 1:18-32).

Por causa da falta de temor, rebeldia e pecado, Deus determinou que o seu Espírito se afastaria e não agiria mais da mesma forma na vida do homem; e assim ele enviou o dilúvio (Gênesis 6).

Por causa da falta de temor, rebeldia e pecado, Deus ordenou o seu Juízo sobre: “Sodoma e Gomorra, sobre as nações Canaanitas e até sobre Jerusalém” (Gênesis 15:13-16; 18:20-32; Êxodo 23:27-33; Ezequiel 22).

Por causa da falta de temor, rebeldia e pecado, pessoas e nações se juntarão a Satanás em marcha para batalhar contra o povo de Deus e contra o altíssimo, pensando haver possibilidade de vitória para si na batalha de Gogue e Magogue (Apocalipse 20:7-15).

Por fim…

Em suma, a falta de temor e rebelião quebra o pacto de respeito, reverência, a quem é devido. E nisso, a humanidade é a maior devedora de Deus! Porém, alguns em nosso entorno, incluindo Satanás, tem interesse justamente nisso – na Falta de Temor, especialmente a Deus. Por isso, vemos no mundo moderno, como poucas vezes antes, um incentivo a cultura da falta de temor, da rebeldia, da rebelião e da anarquia.

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, elas se renovam a cada manhã (Lamentações 3:22,23); TODAVIA, não significa que elas estarão sempre disponíveis (Zacarias 11:6/ Jeremias 14:10-12). Não abuse! A falta de respeito e temor de alguns já tem sido e ainda será a causa do derramamento do Juízo de Deus, como já foi no passado.

Por um prognóstico de discernimento espiritual eu digo-lhe três coisas que você deve guardar, cuidar e aumentar nesses últimos tempos: O Temor, o Amor, a Fé. Enquanto houver esses três ainda haverá esperança!

Finalizo encorajando você a ler cada referencia bíblica que foi disponibilizada aqui e também a ler os quatro ou cinco capítulos iniciais de Provérbios!

Que Deus nos guarde a nós e nossa família de perdermos o “Temor do Senhor”. Amém!

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!