É HORA DAS VIRGENS DESPERTAR – O ESPOSO ESTÁ VINDO!

Por Pr Alex Oliveira

Você seria “Imprudente/Louco/Negligente” de ir Acampar no meio de uma Floresta sem os itens necessários, especialmente sem algum tipo de lanterna? Grosso modo falando, é exatamente o que muitos estão fazendo (espiritualmente) de acordo com a Parábola das 10 virgens.

Mateus 25:1-13

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas [Imprudentes ou Negligentes]. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço [ou reconheço]. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”.

Gostaria de trazer a representação dos principais elementos dessa parábola, e, também, lhes demonstrar algumas considerações, a fim de que vocês Captem a importância da exortação nessa mensagem de Jesus:

1º) “As dez virgens” (v 1) = São a representação de todas as Igrejas cristãs Locais que são compostas por todos os cristãos do mundo todo (Algumas dessas Igrejas e cristãos são prudentes; outras, porém, são imprudentes/negligentes).

2º) “As Lâmpadas” (v 1) = Era uma espécie de Lampião ou Lamparina antiga. Ela Simboliza o conhecimento da palavra de Deus conforme diz o salmista (Salmo 119:105). Porém, sabemos que só ter a lâmpada/conhecimento da Palavra não basta. É necessário que ela esteja acesa para iluminar. (Para que isso aconteça é necessário também o próximo elemento).

3º) Azeite [Reserva] (v 3) = É o combustível essencial que permite acender e manter acesa a luz/lamparina. Simboliza perfeitamente o entendimento ou discernimento proveniente da unção/capacitação do Espírito Santo. Vale lembrar que o azeite e a unção são representação do Espírito Santo (Isaías 11:2 / 1 Coríntios 12:8 / 1 João 2:27).         O que acontecer quando juntamos os dois elementos?

4º) Lâmpada + Azeite (v 4) = A junção e o resultado desses dois elementos demonstra a importância de se valorizar e trazer perto de si ambos, o azeite (entendimento/unção) e lâmpada/luz (A Palavra e o conhecimento dela) para que se cumpra o Objetivo de acesa a lâmpada, iluminar o caminho e esclarecer todas as coisas. O objetivo da lâmpada/palavra, que é iluminar, clarear o caminho, não se cumpre sem um desses elementos.

5º) “Tardando o esposo” (v 5) = Antes de tudo, vale ressaltar o aviso do apóstolo Pedro em 2 Pedro 3:9 (“… Não quer que nenhum se perca…”). Este elemento da Parábola somando ao item anterior, nos mostra que, justamente por não saber ao certo quando se daria a vinda do esposo, todos (as) deveriam agir com prudência mantendo uma reserva do combustível, entretanto, só algumas o fizeram. Parece nítido que a imprudência das “loucas” e a grande dose de confiança (talvez até arrogância) delas, levaram-nas a presumir que o esposo iria chegar antes da meia-noite e assim não se importaram em levar uma reserva.

Como podemos criar uma “reserva de azeite/óleo”? Primeiro, devemos todos os dias criar essa reserva; segundo, devemos manter o estudo/meditação da Palavra de Deus e a busca por sabedoria/entendimento e dependência do Espírito Santo até que nos encontremos com o “esposo”.

6º) “À meia noite…” (v 6) = Tendo em vista o contexto da parábola, que indica o esposo como sendo Jesus em seu retorno para buscar a noiva (a Igreja), podemos entender essa expressão como sendo a série de eventos informados em Mateus 24 e 25, em cujo momento se dá o aviso: “o esposo está vindo”, e que de fato culminam com o seu aparecimento!

7) “Dai-nos do vosso azeite” (v 8) = Cabe-nos dizer que a atitude das “prudentes” de não compartilharem o seu azeite naquele momento não era uma questão de egoísmo, primeiro porque o momento era crucial e corria-se o risco (como se pôde verificar ao final) de todas ficarem sem “luz”, sem poder ir de encontro ao noivo. Segundo, o contexto geral do Novo Testamento nos mostra que as decisões e escolhas referentes a Salvação é individual. As prudentes escolheram ser prudentes; as imprudentes escolheram ser negligentes.

É típico dos imprudentes/negligentes não prestarem atenção ou não se importarem com as coisas mais importantes. No caso daquelas cinco, não se importaram com o Azeite (O Espírito Santo, sua Unção, seu Discernimento).

8) “… E as que estavam preparadas” (v 10) = De acordo com o entendimento dessa parábola, “Estar preparado” é ser prudente, precavido, vigilante, sensível. Não importa o quanto você esteve pronto e preparado no passado, mas, o quanto se está pronto e preparado hoje; ou pelo menos no momento exato do aparecimento do esposo!

9) “Não vos conheço [reconheço]…” (v 12) = Tendo em vista tudo o que foi falado, Jesus nos dá a entender que quem não tem a sua lâmpada acesa, permanece no escuro, e no escuro ninguém pode ser reconhecido! Quem não for conhecido ou reconhecido não entrará para as Bodas do Cordeiro!

A suma dessa Parábola é: “A negligencia sempre custa caro”. A Palavra de Deus, o conhecimento, o entendimento, o discernimento dela; e a unção, a presença do Espírito Santo são as coisas mais preciosas e importantes para iluminar o seu caminho até se encontrar com o Esposo!

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s