UM DOS MAIORES PERIGOS DESSES DIAS

Por Pr Alex Oliveira

Hoje quero trazer uma reflexão sobre UM DOS maiores perigos que podemos encontrar nesses dias para os cristãos.

Em tempos de pandemia, polarização política, crise econômica, crise moral, guerra espiritual, tantos outros problemas e desafios, mas, Especialmente Isolamento social, tem sido fácil se descuidar, se desregrar, se distrair, baixar-a-guarda no que concerne às coisas mais importantes – da alma e do espírito.

Eis um dos maiores perigos atuais: A ociosidade de alma e espírito!

Tenho dito ultimamente: “Estamos vivendo talvez os últimos instantes de acordo com o relógio de Deus”. Afirmo isto porque, de acordo com João (1 João 2:18), há quase dois mil anos atrás, sua época já era considerada a Última Hora. Pergunta retórica: Que horas deve ser no relógio de Deus atualmente?

Entendo que, através das circunstâncias atuais, Deus tem dado a humanidade (sobretudo aos cristãos) um tempo mais livre (ou menos corrido) para Refletir e Agir. Porém, me preocupo comigo mesmo e também com os irmãos de que talvez não estejamos aproveitando da maneira correta esse “tempinho de Deus”. Pelo contrário, talvez estejamos (A Igreja em geral), me parece, entrando em um estágio de Hibernação espiritual devido a Ociosidade e Tédio da alma e espírito! Quando, na verdade, deveríamos estar refletindo e agindo “a pleno vapor”, na medida do possível!

Senão, vejamos o que Paulo e Pedro disseram, respectivamente, sobre isso:

 “Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir”. (1 Timóteo 4:7,8)

“E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”. (2 Pedro 1:5-8)

Certa vez Jesus disse: “E não temais aqueles (ou aquilo) que matam o corpo e não podem matar a alma…” (Mt 10:28). Embora o contexto dessa passagem refira-se a uma possível perseguição e martirização dos crentes em Cristo, de forma mais profunda, acredito que Jesus está querendo dizer, em resumo, duas coisas muito importantes. Em primeiro lugar, ponto passivo, é que devemos temer a Deus infinitamente mais do que os homens ou as circunstâncias! Em segundo lugar, o Senhor quer nos fazer entender que existe algo de mais elevado e importante que o corpo físico, com o qual, nós devemos nos preocupar muito mais – como já dissemos anteriormente, nossa alma e espírito!

Resumindo, somos exortados por dois grandes apóstolos do Senhor e mesmo pelo nosso Senhor a exercitar-nos e a empenhar-nos com toda diligencia a vida cristã!

Por fim, a direção e exortação do Senhor, nesse tempo, é Cuidar da alma e espírito não apenas no que tange a sua saúde emocional e mental, a manutenção de seus sonhos, no seu sentido e propósito de vida, sua visão do futuro; mas, também, em exercitar sua alma e espírito no Fruto e Dons do Espírito, no subjugar sua carne e vontades, e por fim, formação do seu caráter em Cristo Jesus; nas boas obras e piedade; na oração, na leitura e meditação da Palavra para ser útil aos outros, fortalecer a sua Fé e seu relacionamento com o Senhor.

Esse tempo de reflexão e as circunstâncias que a humanidade tem passado podem resultar em duas consequências finais – Nossa Edificação ou Enfraquecimento; e somos nós que escolhemos e decidimos o que será!

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s