UMA MENSAGEM POR TRÁS DE CADA HISTÓRIA DE VIDA!

Por Pr Alex Oliveira

Por gentileza, Leia o Salmo 89 (Versículos 19 e 20).

Foi lendo e meditando nesses versículos que me fiz a seguinte pergunta: Por que a história de vida, com seus dilemas, problemas, erros e acertos, vitórias e derrotas de alguns homens e mulheres ficaram registrados na bíblia?

Já se fizeram essa pergunta antes?

Bem! Antes de refletirmos nessa questão, confesso que eu sou altamente suspeito para falar dessa questão. Isso porque sou muito fã de biografias, de filmes baseados em fatos reais, de História, etc. Não sei dizer claramente o porquê, mas, esses gêneros me prendem a atenção… Me deixa intrigado as circunstancias, as escolhas, as decisões, os dilemas e reviravoltas da história de vida de algumas pessoas. Assim, para mim, não é diferente também a história de vida dos personagens bíblicos.

Quando olhamos e estudamos a vida de alguns deles (ex: José, Moisés, Davi), a maioria de nós comete o grave erro de elevar e distanciar de nós e da nossa realidade o “ser” e a história de vida deles. Entretanto, NÃO devemos fazer isso… A bíblia não distancia eles de nós; pelo contrário, nos aproxima e nos iguala a eles, na condição de “seres humanos”, conforme nos mostra o livro de Tiago 5:17. como seres humanos que eram, eles:

  • Tinham fraquezas iguais as nossas (em alguns casos piores)
  • Tinham os mesmos temores e medos que temos
  • Passaram por grandes tentações como nós
  • Passaram por grandes provações como nós
  • Precisaram ser lapidados em seu caráter e personalidade como nós

(Acredito que se enquadre nessas características quaisquer pessoas/heróis que vocês possam se inspirar (pais, mães, amigos, pastores, etc)).

Todavia, cumpre-me dizer que se a vida desses homens e mulheres de Deus, dentro e fora da bíblia, são iguais na maioria dos aspectos citados acima, destaco um aspecto pelo qual, talvez, se possa DIFERENCIÁ-LOS de muitos de nós… E faço isso citando uma Palavra implícita no versículo 20 do salmo 89. Nesse versículo, Deus, diz: “Encontrei Davi…“. É interessante essa palavra, pois denota a procura de Deus por seres humanos (ainda que imperfeitos) com os quais possa se relacionar e que se disponha a cumprir os seus propósitos (Veja Evangelho de João 4:23). NÃO é fácil encontrá-los! Podemos concluir que Deus encontra Davi porque ele predispõe a si para ser encontrado.

Disponibilidade é UMA DAS características mais importantes que Deus procura no ser humano! Capacidade (ou a falta dela) nunca foi o problema; mas, a indisponibilidade sim! Certamente não adiantaria Capacidade, quebrantamento, se não houvesse Disponibilidade!

Existe uma coisa comum a todos os homens/mulheres de Deus? Todos eles estavam disponíveis para Deus! Disponíveis não apenas para adorá-lo, mas, também, para servi-lo!

Por fim, voltando a questão: Por qual razão suas histórias ficaram registradas?

Certamente, não apenas para que nos simpatizemos com eles e com suas histórias de vida! Deus deseja NÃO que você apenas simpatize, se emocione ou vibre com a história deles, mas que você capte a MENSAGEM D’ELE por trás da história de vida de cada um.

Pense em tudo o que passaram, como se relacionaram com Deus, o que abdicaram, o que enfrentaram e venceram, no que creram, suas virtudes e suas conquistas apesar de suas fraquezas, derrotas e pecados, etc!

Está aí um bom desafio que lhe proponho; quando pensar neles ou ler na bíblia sobre eles, pense:

  • Qual foi a Mensagem da Vida de José?
  • Qual foi a Mensagem da Vida de Moisés?
  • Qual foi a Mensagem da Vida de Davi?
  • Qual foi a Mensagem da Vida de Este?
  • Qual foi a Mensagem da Vida de Rute?
  • etc.

Ao final de tudo, Deus quer que a nossa história de vida sirva aos outros, da mesma forma como a história de vida desses homens nos serviu!

“SE DEUS FEZ NA VIDA DELE, PODE FAZER TAMBÉM NA MINHA E NA SUA!”

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s