O EXERCÍCIO DA LIBERDADE

Por Pr Alex Souza

Paulo diz aos Gálatas e a nós: “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão“. (Gálatas 5:1)

Ele também diz aos Coríntios (e também a nós): “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. (1 Coríntios 6:12)

Antes de minha proposição, convém dizer que, direta ou indiretamente, eu já ministrei nesse tema três vezes em menos de um ano. Então questionei-me do porquê de eu estar novamente abordando esse tema. A resposta é que há a necessidade de falarmos mais de uma vez sobre assuntos importantes para que não os esqueçamos, para que os pratiquemos. E isso porque a nossa carne (natureza pecaminosa instalada em nós) é incorrigivelmente tendenciosa as coisas dessa terra… E porque todo dia incansavelmente as coisas desse mundo e satanás querem nos aprisionar. Fato! O intuito de muitas coisas no mundo, apesar da possível utilidade e aparente inocência, é escravizar-nos, distrair-nos, desfocar-nos do nosso alvo, paralisar-nos!

É urgente que voltemos a entender, como Paulo disse: “Todas as coisas me são lícitas, mas eu não devo me deixar dominar por nenhuma delas“. Acredito que Paulo disse isso não como uma concessão ou permissão para pecar, mas por entender que somos livres… ninguém nos obrigará a nada! Entretanto, como ele nos exorta em outra passagem: “Não useis então a liberdade para dar ocasião a carne” (Gálatas 5:13)

Algumas dessas coisas as quais adolescentes, jovens, velhos e até crianças estão aprisionados, são: Celular, televisão, facebook, instagram, watzapp, trabalho, séries, filmes, netflix, desanimo, depressão, tristeza, lazer, bebida, comida, dinheiro, bens materiais, etc.

“TUDO isso nos é permitido, mas…” . Vejam a ênfase na última parte do versículo 12: “Mas… Porém… Apesar… Contudo… Todavia… Entretanto… Não me deixarei dominar por nenhuma delas”. Entendamos que tudo isso (exemplos acima) em excesso/demasia nos escravizam, impedem nosso progresso e nos rouba o tempo das melhores coisas da vida: Tua família, Seus amigos e irmãos, Presença de Deus, tempo de Oração, tempo de Meditação na Palavra, a Leitura de um bom livro, o aprendizado de novas habilidades, etc.

Há algo na sua vida, por esses dias, que você precisa se desvencilhar como se fosse um peso, uma bagagem extra, desnecessários, que tem impedido ou dificultado a sua caminhada?

Um bom teste a se fazer para saber se estas sendo dominado por algo é se perguntar: Dos exemplos citados acima, quais deles eu CONSEGUIRIA e TROCARIA sem grandes esforços pela: Presença de Deus, pela oração, pela palavra de Deus, para estar com a minha família?

Seja sincero na resposta! Será que haverá coerência entre a minha resposta e o que de fato tem acontecido? Se quiser ir além, pergunte aos seus familiares, aos amigos mais próximos qual seria a resposta!

Acredito em duas formas de se Lutar e Vencer aquilo que te aprisiona:

1) Ir a Jesus e entregar a sua vida a Ele, como Senhor e Salvador (Mt 11:28 / Rm 10:8-10).

2) Enfraquecendo a carne e fortalecendo o espírito através de Jejuns, Propósitos e Oração.

3) Refletindo de tempos em tempos como anda a sua liberdade e, se necessário, voltando aos passos anteriores.

Assim, vocês estarão Praticando e Fazendo Manutenção da vossa Liberdade. E lembrem-se: “Para a Liberdade foi que Cristo nos libertou“.

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s