O Processo seletivo do Céu

Por Alex Souza

Disse Jesus: “… Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. (Mateus 20:16b)

Quando me converti, intrigado sempre me perguntava o que significava e quem eram esses escolhidos! Certamente há margem para outras interpretações, mas, essa semana quando me veio essa palavra novamente, pensei em qual metáfora ou figura de linguagem eu poderia utilizar para lhes explicar a importância e as implicações dessa frase de Jesus.

A metáfora mais adequada que encontrei é a de um “Processo Seletivo ou Entrevista de Emprego”. Quem nunca passou por ao menos um Processo Seletivo/Entrevista de emprego durante sua vida? Que reflexões nós podemos extrair dessa realidade e exigência atual? Reflitemos!

Antes, porém, vejamos algumas informações básicas e importantes sobre o mercado de trabalho atualmente que nos ajudarão a entender um pouco da realidade de uma entrevista de emprego ou processo seletivo.

  1. Atualmente temos quase 14 milhões de desempregados no Brasil. (Eu a pouco fui um).
  2. A multidão de concorrentes é muito grande, o que diminui as possibilidades.
  3. Igualmente, devido a multidão de concorrentes o salário oferecido também diminui.
  4. Pelos mesmos motivos a qualificação exigida aumenta bastante.
  5. O processo seletivo em geral tem sido bem mais rigoroso.

Apesar dessa triste realidade, incentivo a todos a orar, aguardar e confiar no Senhor, continuar fazendo sua parte, procurando, se desafiando, saindo da zona de conforto. No tempo certo a oportunidade virá as portas ser abrirão! Meu desejo e minha oração!

Voltando porém, o que é que tem a ver o que Jesus disse em Mt 20:16b / 22:14 com a realidade de um Processo Seletivo? Vejam que interessante:

1) Assim como em um Processo Seletivo Profissional, os pretendentes a súditos do Reino de Deus  “são chamados” (Muitos) a participar do Processo?

A bíblia nos ensina em todo o NT que a vida cristã nessa terra é um Processo e Preparação de transformação, santidade, serviço, para a consumação da salvação e da entrada no reino celestial após essa vida! (Fp 1:6 / 2:12).

2) Assim como em um Processo Seletivo Profissional, no Reino de Deus, alguns recusam o convite ao “processo”?

Recusar o convite a um Processo Seletivo é talvez perder a Possibilidade de uma Grande Oportunidade. E certamente, quanto ao Reino de Deus, a recusa em participar do Processo de Salvação é a perda da Maior de Todas as Oportunidades! (Mt 11:28/ 25:34/ Mt 22:1-8).

3) Assim como em um Processo Seletivo Profissional, no Reino de Deus, muitos ignorando a boa etiqueta, chegam atrasados!

Com certeza uma das gafes mais intoleradas em processo seletivo/entrevista de emprego é o atraso no mesmo. Os consultores e analistas na função declaram: Saia mais cedo de casa e não se atrase – Evite! O que nos ensina a parábola das dez virgens (Mt 25:1-12)? Organize-se, Vigie para não “atrasar/faltar” naquele Grande Dia da chegada do noivo, sob pena de ficar de fora do Reino de Deus/dos Céus!

4) Assim como em um Processo Seletivo Profissional, no Reino de Deus, Muitos são desqualificados.

Os desqualificados são aqueles que ñ se prepararam ou que ñ atendem aos requisitos do Processo ou da Oportunidade! Alguém em sã consciência ousaria a ir a uma entrevista de emprego despreparado, sem saber o que quer, sem saber o mínimo dos requisitos ou da empresa, ou mesmo sem a roupa adequada? Assim como os consultores e analistas no processo nos advertem, assim também o profeta Amós já dizia: “Prepara-te, oh Israel, para encontrares com o teu Deus” (Amós 4:12). Ao estudar com calma as parábolas de Jesus em Mateus 25, podemos perceber que “Prontidão e Preparação” são as palavras chaves na volta do Senhor.

5) Assim como em um Processo Seletivo, no Reino de Deus  Nenhum dos chamados é perfeito.

O Recrutador profissional sabe que não há candidato perfeito, mas sim o adequado! E o que torna um candidato adequado na opinião de vocês?? Em minha opinião, acredito que certamente incluem características e virtudes como: Atitude e Pensamento corretos, Compromisso com o desenvolvimento/aperfeiçoamento, etc! Assim também creio que para um candidato a súdito/cidadão do Reino dos Céus.

6) Por fim, assim como em um Processo Seletivo, no Reino de Deus – Embora muitos sejam “chamados… poucos são escolhidos”!

Devemos ter em mente que, assim como em um processo seletivo, o escolhido é aquele que melhor se adequou ao “Processo Seletivo profissional”. No ambito espiritual do Reino de Deus, a escolha não se dá por simples preferência de um em detrimento de outro, como fazem os seres humanos, mas por causa e devido a atitude de uns, que são mais adequadas e corretas do que de outros. Deus não faz acepção de pessoas, mas faz acepção de atitude; especialmente, se a atitude condiz com suas Palavras e ensinamentos!

Acredito que Deus tenha escolhido alguns para algumas tarefas específicas; mas, quanto a consumação da salvação,  é a atitude, escolhas e decisões em concordância com a vontade e palavra de Deus que torna alguém escolhido ou apto a entrar no Reino dos Céus!

Que você tenha e continue tendo uma boa Reflexão!

Paz e Bem pra ti!

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s