A SABEDORIA DAS ESTAÇÕES E DAS ÁRVORES

Por Pr Alex Oliveira

Diz o Salmo 19:1-6Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol…”.

É inegável e bíblico que: Os céus, o firmamento e a natureza declaram a glória, a grandeza e a sabedoria de Deus. Tendo em vista isso, gostaria de propor uma reflexão: O que podemos aprender com as estações e fases do ano e com as árvores?

1º. As árvores sabem que a vida é feita de ciclos, estações e fases (Ec 3:1,2). Na maioria das vezes talvez elas não gostem de algumas fases, mas elas sabem que são inevitáveis e até importantes todas elas. (Jr 17:8).

2º. As árvores sabem que todos esses ciclos ou fases são passageiros e tem um limite imposto pelo próprio Deus; portanto, não se deixam levar pelo momento, pois sabem que tudo passa, inevitavelmente. Fases boas ou ruins passam! É sábio, portanto, saber viver e não desprezar cada uma. (Jó 38 / Sl 104).

3º. As árvores sabem que não devem julgar os outros e as coisas pela aparência ou pela fase que estão passando. Se julgarmos a aparência de alguém no inverno, podemos facilmente ficar confundidos com a beleza desse mesmo alguém na primavera ou no verão. (Jo 7:24).

4º. As árvores sabem que sua única forma de sobrevivência é se mantendo atentas e preparadas. Elas superam até mesmo as piores fases com determinação de causar inveja a muitos humanos (Js 1).

5º. As árvores sabendo tudo isso, dão tudo de si e extraem o melhor de cada fase e decidem confiar no limite, na grandeza, bondade de Deus, em cada fase ou ciclo que elas, inevitavelmente, tem de passar. E mais que isso, algumas dessas árvores, apesar dos pesares, permanecem dando fruto o ano todo!!

CONCLUSÃO

O salmo 1:1-4 e Jeremias 17:5-8 não só nos dão detalhes do que acontece, mas, também, como as árvores agem em meios as adversidades que elas são sujeitas pelas estações, ciclos e fases da vida. Assim também, as mesmas passagens bíblicas, comparam os justos com essas árvores!

Fica a dica!

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s