Doar, Honrar e agradar a DEUS – A essência do Sacríficio

Disse o Senhor: “… Ninguém apareça diante de mim de mãos vazias” (Êx 23:15b)

Quantos já ouviram falar dos sacrifícios do Antigo testamento? Moisés foi instruído a organizar, ensinar e orientar ao povo sobre eles.

Sem me alongar tanto na explicação, os sacrifícios no A.T. tinham diversos aspectos e objetivos. Eles consistiam em oferendas à Deus – “de acordo com sua orientação expressa nas escrituras“. Não eram feitos de qualquer coisa ou de qualquer maneira. Embora a dedicação das ofertas fossem para Deus, parte da oferta servia de alimento para os sacerdotes, levitas, e necessitados em geral (Maiores informações nos livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Diversos eram os motivos e a finalidade: Agradecimento, adoração, pedido de perdão, etc.

E não é só no Antigo Testamento que vemos essa abordagem; no Novo Testamento encontramos a expansão do significado e essência dos Sacrifícios/Ofertas:

  • Sacrifícios de animais por culpa ou voto – (Rm 6:23 / Gn 3: / Lv 22:17-20)
  • Sacrifícios de Louvor e Adoração (Hb 13:15,16)
  • Sacrifícios “Vivo” – pensou que só fosse morto!? (Rm 12:1)

O aspecto mais importante e interessante dos sacrifícios é a sua essência e o que eles representam; o que veio a se perder com o tempo. Com a perda da essência desses, o que resta é mera cerimônia religiosa, ato vazio e mecânico de significado – O que, certamente, não agrada a Deus!

Poucos ao longo do tempo Compreenderam a importância, o significado e a essência do Sacrifício. Davi e Abel foram dois desses poucos.

A geração ICABODE (Da qual falei no artigo anterior – vale a pena) que não tinha compromisso com Deus, que zombava dos princípios e dos sacrifícios de Deus, foi a geração que antecedeu a geração de Davi. O que Davi fez em meio a uma geração sem a essência e presença de Deus?? Foi justamente resgatar isso!

No livro de 1 Crônicas 21 as Escrituras nos contam um episódio pelo qual podemos entender o quão profundamente Davi compreendeu o sacrifício e o relacionamento com Deus. Quando Ornã ofereceu ao rei os bois de graça para sacrificar ao Senhor, ele estava honrando a Davi. Mas, Davi devolveu a honra a Ornã e muito mais ainda honrou a Deus. Disse: “Não! respondeu Davi.  Quero comprá-lo pelo seu inteiro valor em dinheiro; não tomarei o que te pertence para dar ao Senhor, e não oferecerei um holocausto que não me custe nada“.

Em mundo onde não existe mais honra e respeito, e no qual todos querem apenas facilidades – Honrar quem tem que ser honrado e Pagar o preço devido a cada coisa, deveria ser o exemplo a ser seguido!

Ao ler um Dicionário qualquer, podemos concluir que Sacrifício é: “Um ritual religioso que se caracteriza pela imolação real ou simbólica de uma vítima; Pessoa ou coisa sacrificada; Renúncia voluntária ou privação voluntária por razões religiosas, morais ou práticas“.

Entretanto, é lendo a Palavra de Deus que podemos compreender o que Sacrifício é em sua essência: Uma Oferta valiosa, um Presente Solene, uma dádiva ou honraria, algo que te custe, e que é dedicado a Deus com o intuito de honrar, agradar e obter o seu favor.

Foi assim que Abel e sua oferta foram aceitos por Deus (Hebreus 6). Certamente, o diferencial em Abel foi a essência da oferta/sacrifício, do prazer de estar perante ao Senhor e a sua atitude (Gn 4:2-10).

É assim que também podemos ver a diferença entre o Sacrifício de Davi (1 Crônica 21:23b) e o Sacrifício de Saul (1 Sm 15:9-24 – sacrifício vão, vazio, nulo, que não valem nada).

Foi assim, por fim, que Jesus ofereceu o maior dos sacrifícios (pela humanidade), não com animais, mas mediante seu próprio corpo – Morreu por nós, para que tivéssemos vida com abundância (Hebreus 7:25-28 / 9:1-28 / João 10:10b).

Deixemo-nos, portanto, nos inspirar pela vida e pela essência desses grandes homens de Deus e pelo autor e consumador da nossa Fé – JESUS CRISTO.

E lembre-se que quando:

  • Você decide pagar o preço, está agradando e honrando a Deus
  • Você se dedica/se compromete, está agradando e honrando a Deus
  • Você oferta e dizima, está agradando e honrando a Deus
  • Você lê a bíblia e ora, está agradando e honrando a Deus
  • Você persevera, está agradando e honrando a Deus
  • Você ouve o Espírito Santo, está agradando e honrando a Deus
  • Você obedece a palavra de Deus, agradando e honrando a Deus
Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s