GERAÇÕES ICABODES!

Sugiro que você leia pelo menos os 5 primeiros capítulos do Livro 1 Samuel, especialmente o capítulo 4, para ter um melhor entendimento do que estaremos falando aqui.

Para quem não sabe, ICABODE é uma expressão que significa: “Foi-se a Glória”. Ela foi dita pela nora do sacerdote Eli, quando soube da morte do seu marido e o que havia acontecido com a Arca da Aliança. Ela sabia muito bem o que significava perder a Arca. Essa triste história talvez lance luz sobre a história de nossos dias, da nossa Geração. Oro para que haja esperança para nós, como houve para aqueles dias.

Geração Icabode foi “a geração que perdeu a Arca da Aliança, que afastou a Presença e a Glória do Deus de Israel”. Não é coincidência que vejamos em nosso tempo as mesmas características e acontecimentos dessa Geração infame. Por assim dizer, essa geração iniciou quando a Geração de Josué e os anciões de seu tempo morreram. O livro de Juízes 2 diz que, após Josué e os Anciãos, se levantou uma “Nova geração” que não conhecia ao Senhor, nem os seus feitos! E essa geração começou a fazer o que era “mal” aos olhos do Senhor. Após um período inconstante para o povo de Deus (época dos juízes), vemos o auge da Geração que pode ser conhecida como ICABODE – tendo como expoentes de mau exemplo Hofni e Finéias, filhos do sacerdote Eli.

  • É assustador ver os erros da História sendo repetidos. Edmund Burke disse: “Um povo que não conhece a sua história, está fadado a repeti-la”. Com certeza o filósofo referia-se aos erros cometidos.
  • Assustador também é ver aqueles que vivem em meio a esta geração não perceberem que a presença e a glória do Senhor está “indo ou já se foi”.
  • Agora, mais assustador ainda é que, alguns percebendo, não se incomodem e não façam algo para mudar as circunstâncias e a história.

Falei um pouco sobre essa questão em 2011 (Clique Aqui para Ler), mas cabe complementar aqui… Acho muito intrigante o detalhe no livro de 1 SAMUEL 3:1-4 que diz: “Antes que a lâmpada de Deus apagasse, o Senhor chamou a Samuel”. É como se escritor quisesse dizer-nos: “Antes que fosse tarde demais”. Fico pensando se Samuel não quisesse ou não pudesse ouvir. O mais intrigante é imaginar se Samuel não existisse; se Ana tivesse desistido de ano após ano subir a Siló para clamar a Deus por um milagre, um filho… Se Ana, em recebendo seu milagre/filho, não tivesse disposta a “devolvê-lo” ao Senhor!! Fico realmente pensativo em relação a isso!!

Penso que, não é tarde demais, se Deus encontrar aqueles a quem ele está procurando, em cada Geração:

  • SAMUEL’s – Alguém que lhe dê ouvidos; alguém que atenda ao seu chamado; alguém que se disponha a ser e a fazer a diferença…
  • DAVI’s – Alguém disposto a pagar o preço para fazer a vontade d’Ele; para restaurar e trazer a sua presença de volta…
  • MULHERES SAMARITANAS – Alguém que seja verdadeiro, apesar de tantos problemas. Alguém disposto a Adorar e a Viver em Espírito e em Verdade. Alguém disposto a viver e testemunhar a transformação de sua vida
  • DISCIPULOS – Que se interessem pelo Senhor; que o apoiem; que tenham o mesmo sentimento, que deem continuidade o que JESUS iniciou…

Deus ainda procura… Resta saber se há alguém que queira ser achado… alguém que queira se dispor a “ser e a fazer aquilo que agrade a Deus”. Você pode ser uma das esperanças para essa Geração.

É você um dos tais?? Então diga: Eis-me aqui Senhor, em nome de Jesus!

Eu digo: AMÉM!

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para GERAÇÕES ICABODES!

  1. Gilceia Marques disse:

    Pastor Alex, obrigada por essas palavras , muito precisas, tem edificado muito a minha vida. Deus continue abençoando sua vida e te dando sabedoria sempre

    Curtir

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s