O PRINCÍPIO DA PROVISÃO!

Por pr. Alex Oliveira

Certa musica muito cantada (Fill me Up!), diz: “Deus provê o fogo, e eu o sacrifício. Deus provê o Espírito e eu me abro por inteiro, Enche-me Deus, enche-me Deus, enche-me Deus…”. Gostaria de pegar o gancho desse louvor para propor-lhe um ensinamento e reflexão.

Esse louvor descreve duas situações que iremos explorar aqui nesse artigo/mensagem. Primeiro, fala “quase que perfeitamente” de um dos grandes princípios que Deus quer ensinar ao seu Povo. Segundo, aborda o desejo ardente nos corações de cada cristão. Todos nós queremos ser cheios, preenchidos, plenos: Da presença, da graça, do poder, da unção de Deus; do Espírito Santo. Todo ser humano deseja também plenitude de paz, alegria, refrigério! Ainda mais nos dias de hoje!

E sabemos que nosso Deus é um Deus que provê isso tudo, e muito mais! Sim, um dos nomes pelo qual Ele é largamente conhecido é JEOVÁ JIRÉ… Podemos dizer: O Deus da provisão!

Entretanto, o que diversas vezes nós seres humanos ignoramos, é o que Chamarei de Princípio da Cooperação na Provisão! Isso equivale a dizer nas palavras do Apóstolo Paulo: “Somos cooperadores de Deus” (1 Coríntios 3:5-9). Entenda… Na maioria das vezes Deus irá providenciar o milagre só após você manifestar ou providenciar o que Ele lhe pede (Seja lá o que for – Fé, Obediência, Recursos, etc.). Não que ele tenha sempre agido assim ou esteja limitado a agir assim! Mas, eu consigo enxergar esse padrão praticamente em toda a bíblia!

Por quê Ele age assim? A mim me parece claro!

Deus determinou e estabeleceu a “” como alicerce do relacionamento entre Ele e o seu Povo (Rm 1:17 | Gl 3:11 | Hb 10:38 | Hc 2:4). Mas, não, não me refiro a uma Fé Natural, Positivista em si mesma ou a Fé Materialista que Vemos por aí hoje em dia! Falo da “Fé Verdadeira”. A Fé que o escritor de Hebreus se refere no capítulo 11, versículo 6: “…sem a qual é impossível agradar a Deus”.

Esse tipo de Fé está vinculado à atitude! Fé que não é de boca, não é de muitas palavras, mas de atitude/ação que revela total Confiança e Submissão em Deus, em suas Palavras e em suas Promessas!

A “Fé verdadeira” nos tira da inércia, nos tira da acomodação, e nos faz cooperar de alguma forma! Compromisso, Obediência, Confiança, Perseverança, Sensibilidade, Entrega, Santidade, etc., fazem parte do pacote que podemos chamar de Fé Verdadeira! Essa é a Fé que agrada a Deus e que faz mover a sua mão Provedora! O livro de Tiago no capítulo 2:14-26 nos fala sobre ela.

Isso fica evidente em diversas passagens bíblicas, das quais veremos algumas agora:

1) Providenciando Respeito, Bolo e Água

Leia o Livro 1 Reis 17:7-15

– Se olharmos os versículos 9 e 12 isoladamente, certeza julgaríamos a intenção, motivação de Deus e do profeta. Os julgaríamos injustos, insensíveis para com aquela viúva pobre. Mas, se por um lado sua fé, obediência e confiança estavam sendo provados, por outro lado, um milagre já estava pronto para ser entregue a ela.

Pense no que aquela pobre viúva mais precisava naquela hora? Pense também no que ela precisava providenciar?

2) Providenciando obediência e vasilhas vazias

Agora leia 2 Reis 4:1-7.

Pense no que essa viúva e seus filhos mais precisavam? Pense no que eles precisavam providenciar?

**Note que, enquanto foram providenciadas “Vasilhas”, o azeite não parou de fluir. Gloria a Deus por sua fonte inesgotável de Graça e Misericórdia!

3) Providenciando quebrantamento e adoração

Em 2 Crônicas 20:16-24

Diante da iminente e aparente derrota, tudo o que Jeosafá e o povo precisavam fazer era descer para a batalha e ficarem parado, segundo a ordem do Senhor. Mas, fizeram mais que isso: desceram resolutos, cantando, adorando e confiando nas Palavras do Senhor. A providencia divina foi certa!

4) Providenciando Reparação do altar e sacrifício

Livro 1 Reis 18:21-24; 30-37

Vejam o ministério de Elias. Altamente estressante! Diante de um confronto com diversos adversário (mais de 850); de um povo que não se decidia se ia ou vinha, se adorava a Deus ou os Demônios. Momento derradeiro, hora de decisão… Será que o Senhor irá responder e mostrar ao Povo que existe um Deus zeloso?

Naquele exato momento o que mais o profeta precisava? Veja nos versículos o que Elias precisava providenciar como de fato o fez!

3) Coração Puro, Limpo e Contrito ao Senhor

Leia Livro de Atos 1:4-8; 2:1

Uma ordem de Jesus; uma condição; uma promessa!

O que mais os discípulos queriam e precisavam nesse momento? O que eles precisavam providenciar??

CONCLUSÃO

Citei algumas passagens, mas existem muito mais exemplos no Antigo e no Novo Testamento.

Por mais que fiquemos embaraçados, constrangidos, duvidosos com algumas coisas que o Senhor pede para os seus servos fazer… Simplesmente Faça! Entenda que, para Deus, não importa o tamanho e a dificuldade do que você tem que fazer…

~> Primeiro, porque ele não nos pediria para fazer nada que não pudéssemos cumprir

~> Segundo, porque sua palavra diz que: “Tudo é possível ao que crê”.

~> Terceiro, porque é o seu milagre que está em jogo

Falamos hoje sobre o Princípio da Cooperação, Provisão e Fé Verdadeira. Não ignore a parte que lhe cabe! As vezes Deus proverá; as vezes Deus irá nos prover; muitas vezes nós seremos de alguma forma a provisão!

O que você precisa fazer ou qual atitude você precisa tomar para que a mão de Deus se mova e o milagre aconteça?

Quando você providenciar a sua parte, Deus irá providenciar a d’Ele!

Que Deus o abençoe e direcione sua vida!

Esse post foi publicado em Artigos, Esboços de Pregações e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s