PRATICANDO O DESAPEGO

Já dizia, muito bem por sinal, o comercial da OLX… O desapego faz bem! O que vamos falar hoje é fundamental para que vocês possam viver tudo o que Deus tem para vossas vidas este ano e a partir deste.

Começo por compartilhar uma grande reflexão abaixo de Glória Hurtado:

“Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.  Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos; Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos que já se acabaram. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas possam ir embora. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: Diga a si mesmo que o que passou jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo. Encerrando ciclos, não por causa do orgulho, por incapacidade ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais em sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Quando um dia você decidir a pôr um ponto final naquilo que já não te acrescenta que você esteja bem certo disso, para que possa ir em frente, ir embora de vez. Desapegar-se, é renovar votos de esperança de sí mesmo, é dar-se uma nova oportunidade de construir uma nova história melhor. Liberte-se de tudo aquilo que não tem te feito bem, daquilo que já não tem nenhum valor, e siga, siga novos rumos, desvende novos mundos. A vida não espera. O tempo não perdoa. E a esperança, é sempre a última a lhe deixar.

Então, recomece, desapegue-se! Ser livre, não tem preço!”

Será que Biblicamente e Espiritualmente podemos concordar com a Poetisa em alguns ou muitos aspectos? O que a bíblia tem a dizer sobre o desapego?

a) Praticar o desapego é importante desde que milhares de coisas querem grudar em nós, cativando nossa atenção, forças, vida, etc. A Bíblia nos ensina que há coisas, caminhos, circunstâncias e até pessoas que nos desviam dos nossos planos e objetivos (e dos de Deus também); e muitas vezes nos levam à morte em diversos aspectos, inclusive espiritual.

Tudo o que te aprisiona neste mundo é um risco para sua própria vida agora e no porvir (Mágoas, Tristezas, Decepções, Frustrações, Sofrimentos, Dinheiro, Riquezas, Bens, Vícios, Hábitos ruins, Tecnologia, etc).

** Jesus/ Paulo/ Pedro disseram, em outras palavras, a mesma coisa:Toda pessoa se torna escravo daquele/daquilo por quem é vencido” (João 8:34/ 2 Pedro 2:19/ Romanos 6:16)

** Provérbios 16:25, diz: “Há um caminho que parece direito ao homem, mas ao seu fim são os caminhos da morte”.

** 2 Coríntios 6:14, diz: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

b) Por isto, o desapego é tão importante porque algumas coisas tiram de nós o tempo e o espaço de outras coisas mais fundamentais em nossas vidas. Por isto Jesus disse:

** Lucas 9:57-62: E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”.

** Lucas 14:33, diz: “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo

** Daniel 1:8, diz: “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar

DESAPEGAR-SE NÃO É FÁCIL, MAS É NECESSÁRIO

a partir do momento que você mantém distancia do que você não quer, você se aproxima do que você quer” (André – Brainpower)

O que fazer?

1) Ser Liberto por Jesus >>> João 8:32, diz: “Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Ele já fez isto na Cruz)

2) Cortar todos os pretextos >>> 1 Pedro 2:16, diz: “Considerando que sois livres, não useis a liberdade como pretexto para fazer o que é mal, mas vivei como servos de Deus

3) Controle-se firmemente >>> Romanos 6:12-14,16-22, diz: “Portanto, não permitais que o pecado domine vosso corpo mortal, forçando-vos a obedecerdes às suas vontades

4) Deteste o pecado >>> Romanos 12:9, diz: “Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem” (Não podemos amar mais o pecado do que Deus e suas coisas)

5) Permaneça Firme na Palavra >>> Gálatas 5:1,13, diz: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! Portanto, permanecei firmes e não vos sujeiteis outra vez a um jugo de escravidão

6) Ande com o Espírito e Desenvolva seus Frutos >>> Gálatas 5:16-22: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Esboços de Pregações e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s