SÉRIE: Encontros que Transformam – CRISTO

Por Pr Alex Oliveira

Neste artigo vamos prosseguir com a Série de Mensagens: Encontros que Transformam!

Na primeira parte (Clique e Leia >> Aqui) falei como Deus nos conduz a um encontro com ele, na maioria das vezes, utilizando as circunstancias, assim nos direcionando para o fim; mas, também, para um recomeço! Igualmente, hoje, desejo falar do encontro com Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Espero e oro para que você seja tocado e deseje de coração ter um encontro mais profundo com Deus/Cristo,  que irá transformar sua vida e tudo ao seu redor!

Texto inicial: João 1:1-14

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.  Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.

Jesus desceu e abriu mão da sua Glória e se fez como um de nós, não foi apenas para morrer na cruz do calvário, mas para nos deixar o exemplo e ser modelo para. Mas, não só isto, Ele veio para ter um encontro pessoal com cada um de nós. Ah o poder de um encontro pessoal, verdadeiro e profundo!

Tamanho o valor que ele atribui a você (João 3:16)… Foi que ele não mandou ninguém, ele mesmo veio!

Existe algo em Jesus que cativa, que constrange as pessoas. E um verdadeiro e profundo encontro com Jesus dá um novo sentido e horizonte à vida, não transforma apenas as circunstancias, transforma, sobretudo as pessoas!

Tudo o que o Espírito Santo quer neste dia/noite é uma oportunidade para te levar a um encontro pessoal e profundo com Cristo. Por isto você está aqui neste lugar, lendo este artigo! É Por isto que também mesmo aqueles que já tiveram um encontro com Cristo, voltam vezes após vezes, para continuar tendo este encontro, renovando e reafirmando o contato com o Salvador.

Pessoas que se encontraram com Jesus

Esteja certo disto, Ele prova seu amor por nós, não só pelo que ensinou, falou ou fez, mas pelo fato de ter vindo. Não precisava, mesmo assim veio! Enquanto esteve aqui procurou os necessitado, pecadores, desprezados, desvalidos. Pois como disse certa vez: “Os sãos não precisam de médicos”. No que dependeu de si, o Mestre se encontrou e transformou todos quantos foi possível!

Um encontro necessariamente tem que ser entre duas ou mais partes. Todavia, não importa tanto o encontro em si, mas a forma, a disposição, a motivação, o coração de quem se encontra com Ele. Por isto, muitos encontros foram meramente sem sentido, sem resultado, sem efeito, simplesmente físico ou carnal, não por causa daquele que É, mas por causa destes que se encontraram com Ele. Vejamos apenas alguns exemplos:

– O Jovem rico – A semelhança dele, muitos de nós, ficamos no quase… falta algo mais!! O jovem, embora tenha se encontrado fisicamente e estivesse diante de Jesus, não teve força e abnegação para desprender seu coração de um mal que assola a maioria das pessoas: Os bens materiais e as riquezas desta terra. O interessante é que o próprio sabendo isto de si mesmo, saiu triste e decepcionado! (Mateus 19:22)

– Nicodemos – Outro que, embora encontrasse e admirasse a Jesus, faltou um pouco mais de coragem e ousadia por sua parte. Analisando um pouco mais os evangelhos, perceberemos que ele deixou o medo da recriminação e a perda do status falar + alto, o que impedia de confessar publicamente seu envolvimento com Jesus. Talvez tivesse vergonha! (João 3 / 7:50 / 19:39)

– Os Nove leprosos – Estes tiveram um encontro com Cristo, entretanto, do encontro tiraram apenas a parcela de menor importância – a Cura física. (Lc 17:11-19

– Será que temos outros exemplos?? O que acha??

O que resta depois de um Encontro profundo e verdadeiro?

Resta a conseqüência, o resultado e o testemunho deste encontro! E os “sinais” são fundamentais, pois são um testemunho da verdade e da realidade do poder. Veja:

** João 10:25 – As obras como testemunho da verdade

** Atos 4:20 – Testemunho do que temos vivido e visto

Nota: Penso e Reflito, em conformidade com as palavras de Pedro, que muitos tem ficado quietos hoje em dia; não por vergonha, não por falta de eloquência, não porque não sabem falar, não por falta de oportunidade… mas, pela Falta de um Real e Profundo encontro com Cristo, que é raiz de todo o silencio e mudez!

De acordo com Pedro, a lógica é simples: Encontro Verdadeiro + Mudança de Vida + Transformação + Sinais/Marcas = TESTEMUNHO! Impossível passar pelo encontro e ser transformado e não haver Testemunho e Impacto nas pessoas! Pedro, Paulo, João, Barnabé, Tiago e todos os outros apóstolos e discípulos comprovam isto!

O poder do Testemunho

Zaqueu teve um encontro com Cristo e o impacto foi tão grande que seu caráter e toda vida foram transformada (Lc 19:1-9). Suas atitudes e sua transformação são o maior e mais impactante testemunho.

A mulher samaritana (João 4:16-26 / 28, 39-42) é um dos grandes exemplos do Poder do encontro com Cristo. Sua história, graças a Deus registrada, nos fornece um exemplo do poder do Testemunho falado e expressado. Praticamente uma cidade inteira se rendeu a Cristo pelo testemunho desta mulher. Quantos através do seu testemunho puderam ter a oportunidade de igualmente terem suas vidas transformadas! Quem dera nossa geração pudesse entender e buscar isto!!

A grande graça de um Testemunho é que não é ele que transforma quem ouve! Ele é apenas aquilo que encoraja e promove o Encontro que Transforma. Filipe, um dos apóstolos, inspirado e impactado por ter sido “encontrado” por Cristo, logo procura e “encontra” Natanael. E, mediante ao ceticismo do amigo, Filipe simplesmente diz: Vem e Vê (João 1:43-49). Esta frase tem um quê de: Vem e veja com seus Próprios olhos! Vem, experimente e constate você mesmo o que estou falando!

Só podemos e o que devemos, uma vez tocados e transformados, Inspirar e Transpirar Jesus aos que estão ao nosso redor!!

Marcas de um Encontro e Sinais da Transformação

Não podemos ignorar que existem marcas e sinais que atestam a transformação de algo ou de alguém (ex: Lagarta x Borboleta). Assim, também, espiritualmente existem os Sinais e as Marcas de uma pessoa que teve um encontro com Cristo e foi Transformada! Algumas são:

1) Amor – “Nisto serão conhecidos que sois meus Discípulos: Se vos amardes uns aos outros” (Jo 13:35)… “Amar a Deus sobre todas as coisas… e ao próximo como a si mesmo” (Marcos 12:33).

2) Obediência – “Vós sereis meus amigos, se fizeres o que vos mando…” (Jo15:14).

3) Atitudes/ Comportamento – O Fruto do Espírito (Gl 5:22)

4) Características e a Mente de Cristo (1 Co 2:16 / Rm 8:29)

5) Boas Obras como Fruto de uma vida Piedosa e Transformada (Mt 7:16)

O PROPÓSITO DE SER TRANSFORMADO

a) Para que possamos fazer a Diferença

b) Para que Deus possa cumprir seu Propósito através de nós nesta Terra

c) Para que nosso testemunho seja verídico

d) Para que nosso Ensino seja eficaz e com autoridade

e) Para que estejamos preparados quando Jesus voltar

COMO SER TRANSFORMADO

> Deseje e busque – Não existe uma pessoa se quer que tenha sido transformada sem antes ter quisto!

> Obedeça, Siga e se abra as Instruções e Conselhos da Palavra de Deus

> Priorize o Relacionamento com Deus e suas coisas

> Seja Discipulado e Preste contas da sua vida a alguém (Interdependência)

> Se disponha a Discipular e ajudar alguém

> Sirva, assim como é Servido

> Ame, assim como é Amado!

> Se determine, persista e não desista de vencer os maus Hábitos

CONCLUSÃO

Uma vida transformada é o reflexo de um verdadeiro encontro com Cristo (Vice Versa)! A realidade e os efeitos da transformação, portanto, devem ser visíveis e presentes na vida do Cristão; isto é mais do que importante, é necessário! Quantos neste exato momento, talvez, inclusive você, tem buscado a verdade, o sentido da vida, o preenchimento? Quantos com desespero na alma por causa do vazio, quantos com sequidão no espírito e sem esperança nesta terra querem uma mudança de vida?

Venha ter um encontro profundo com Jesus e veja o que Deus irá fazer na tua vida e família!

Ore agora:

Senhor Jesus creio que desceste do Céu, sofreu, morreu por meus pecados e ressuscitou para ter um encontro pessoal e profundo comigo. E eu desejo este encontro e esta transformação. Perdoe, lave e purifique-me dos meu pecados, pois me arrependo. Escreve meu nome no Livro da Vida e dê-me a alegria da Salvação, em seu nome. Amém!

Esse post foi publicado em Artigos, Estudos Bíblicos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s