Rumo a um Novo Ano!

Por Pr Alex Oliveira

Introdução!

O ano de 2015 praticamente já ficou pra trás, com seus erros e acertos, vitórias e derrotas. Embora, valha a lembrança e reflexão a respeito do que e como foi o Ano que ora se finda, precisamos, entretanto, pôr nossa Visão já em 2016. Novo Ano, Nova Vida, Nova Visão, Novas Atitudes, Novos Objetivos e Propósitos… Novos Desafios, Novas Lutas!!

E para que entremos este novo ano focados em direção aos propósitos e planos de Deus, vamos meditar na vida de alguns grandes homens de Deus, com os quais temos muito o que aprender. Zorobabel, Esdras, Neemias e outros, são grandes exemplos de Iniciativa, Ousadia e Determinação.

Estas são algumas das mais importantes qualidades e atitudes que precisamos e devemos ter em 2016. Falemos um pouco sobre elas a seguir:

– Iniciativa

Significa a decisao de iniciar ou principiar algo; é tomar a dianteira, se antecipar… Não deixar para outro ou não esperar pelo outro, algo que você mesmo pode fazer. A iniciativa sempre nasce da Visualização de uma  Oportunidade de soluçao, perante um problema ou dificuldade. O Pr. Hernandes D. L. disse: Quem faz uma pergunta/questionamento em relação a um problema se torna responsável, perante Deus, por trazer a solução para o mesmo”. Concordo plenamente, e creio que se Deus deu a oportunidade de visualizar a dificuldade ele também capacitará na resolução.

– Ousadia

É uma qualidade importantíssima após a Iniciativa, pois para enfrentar o desconhecido, os medos, as dúvidas, as dificuldades, ė muito necessário a Coragem. É se portar destemidamente! Não é ausência de medo, antes, é apesar do receio, não ser paralisado por ele!

– Determinação

Igualmente essencial é está outra qualidade e atitude! Na maioria das vezes as coisas não saem do jeito que esperamos e sofremos mais do que gostaríamos. Quando os problemas e as dificuldades vem, os inimigos e toda sorte de oposição se levantam; quando o desânimo e a desmotivaçao nos sobrevém, é a determinação em alcançar os objetivos e alvos que nos fazem persistir, continuar.

Certamente, Nunca vi ou ouvi falar de algum grande homem ou mulher de Deus, dentro e fora da biblia que não precisassem ou não tivessem tais qualidades e atitudes!! (Pare e pense!).

E digo mais, Tenho pra mim que Deus ama a todos, mas creio que ele se compraz muito mais nos Ousados e Determinados.

Mas por que Deus se compraz nestes?? Por que precisamos ter tais atitudes??

Porque, como vimos, estas são atitudes necessárias para se fazer ou construir algo!! Pense e perceba que ninguém constrói nada sem estas qualidades e atitudes!!

Além disto, tais atitudes demonstram comprometimento; subentende a importância dada e a sensibilidade demonstrada a algo ou alguém!! As pessoas que detém tais atitudes, não agem com indiferença e insensibilidade em relação as coisas de Deus.

Tais foram as atitudes de Zorobabel, Esdras e Neemias, bem como, alguns dos que abraçaram/apoiaram suas respectivas empreitadas! Por falar nisto, falemos sobre eles e cada uma delas!

ZOROBABEL

– Reconstruir o Templo do Senhor em Jerusalem.

Ao chegar em Jerusalem, uma das primeiras atitudes que ele tem é restaurar o Altar de Sacrifícios (Ed 3:1-6). Em outras palavras isto significava a restauração do relacionamento e o Culto a Deus (Ed 1:5/ 3:8-10/ 4).

Hoje, para nos é necessário a restauração do relacionamento íntimo e genuíno com Deus; é necessário a restauraçao da verdadeira adoração e de um lugar de honra em nossas vidas para o Senhor nosso Deus, cujo local seja santo, consagrado e digno dele, pois somos o Templo de Deus.

ESDRAS

– Restaurar o ensino (Ed 7:8-10/27-28)

Edmund Burke disse: “Um povo que nao conhece sua historia esta fadado a repeti-la”.

Em relaçao ao Povo de Deus, eu acrescento: ” O Povo que nao conhece as suas leis esta fadado a despreza-la na pratica. Igualmente, um Povo que não conhece ao Senhor, com certeza também o desprezará”.

Alem disto, o proprio Deus diz: O meu Povo perece por lhe faltar o conhecimento” (  ).

Esdras de certa forma sabia muito bem disto e se propôs ensinar a história, as leis, e o conhecimento do Senhor ao Povo vindo do Cativeiro Babilônico.

NEEMIAS

– Construir os muros de Jerusalem (Ed 7:27)

Neemias foi reconhecidamente um dos maiores exemplos de liderança e administraçao dentro das escrituras. Alem de sensibilidade ao Toque de Deus, as necessidades do seu Povo; além de Iniciativa, Ousadia e Determinação.

Construir os muros, Fechar as brechas são essências para se manter o Culto, Adoração, Relacionamento, Prosperidade, (etc), conquistados anteriormente. Os muros sao a proteção externa, como uma armadura que não pode ter brechas ou Vulnerabilidades, para que o inimigo não as explorem.

Da mesma forma para nós; precisamos manter o muro que nos protege, qual armadura, intactos, sem brechas e vulnerabilidades em nossa vida espiritual. Este muro que nos diz respeito, refere-se a uma vida santa, dedicada e consagrada em oração, meditação e leitura da Palavra de Deus, serviço, etc. (Leia Efésios 6).

CONCLUSÃO

Para maiores Esclarecimento e Conhecimento Leiam os Livros de Esdras, Ageu, Zacarias, Neemias em conjunto!

Perceba cada uma destas tarefas e as traduza para sua vida, além de espelhar em ti as atitudes e qualidades destes homens. Fazendo assim, estou certo que Deus fará grandes coisas em ti e através de ti, e terás um Ano Repleto de Realizações! 

FELIZ NOVIDADE DE VIDA!!

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s