Aprendendo sabiamente a Prosperar!

Por Pr Alex Oliveira

(Atualizado)

Amados (as), por estes dias achei o áudio (mp3) da pregação abaixo. Gostaria de compartilhar com vocês; tenho certeza que irás aprender mais um pouco e serás abençoado pela Palavra de Deus! Não deixe de Ler esta bela mensagem também!

 

>>>>>>>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ÁUDIO <<<<<<<

___________________________________________________________________________

 

Eu particularmente creio na Prosperidade de Deus!

Não na forma como dizem os homens de nossa época. Não creio que ela venha por acaso! Não creio que ela venha sem esforço! Não creio que ela venha por barganhas!

Penso que, ao contrário do que muitos imaginam, a prosperidade de Deus não significa apenas certa soma de dinheiro. Ela possui muitos aspectos que, creio, atinge todas as áreas de nossas vidas; inclusive creio que a saúde e a paz interior fazem parte da Prosperidade de Deus para nós.

Também creio que quem desfruta da prosperidade de Deus, deve se esforçar para que outros possam também desfrutá-la (Talvez até ensinando-as). Deve dar ou doar parte da riqueza aos necessitados (falo de forma abrangente e não falo só de dinheiro), pois recebe muito mais quem aprende a não reter com usura o que se tem. A meu ver prosperidade é como o apóstolo Paulo entendia: não é Tanto pelo que se tem a mais, mas é estar contente pelo tanto que se é suprido (2 Co 9:12 / 2 Co 11:19 / Fp 4:11-18).

Acho que o segredo não é só ser próspero, mas estar contente/satisfeito e, acima de tudo ter PAZ com o que se tem! (O livro de Filipenses fala um pouco sobre esta paz).

Existem várias histórias na Palavra de Deus que nos ensinam alguns princípios que são importantes para quem quer alcançar a Prosperidade de Deus, nos termos como disse anteriormente. Nunca é por acaso; e na maioria das vezes depende de nós, de nossas escolhas e nossas atitudes!

Consta em toda a Bíblia diversas promessas de prosperidade de Deus para o seu povo; destaco duas:

Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra…” (Isaías 1:19)

Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda…” (Isaías 54:2,3)

É assim que aprendo em Gênesis 26:1-25, com a história de Isaque (e muitas outras que podemos falar em outra oportunidade). Se você ainda não a leu, incentivo-lhe a ler. Como em todos os exemplos e histórias, temos grandes coisas a aprender, sejam com as coisas boas ou as ruins!

O capítulo 26 inicia com uma informação importante: HAVIA FOME na terra!

Como ser próspero em meio a uma situação tão difícil???

1º – DANDO OUVIDOS AO SENHOR

Quando sobrevêm as dificuldades o primeiro pensamento é de fugir delas! Isaque percebeu que as coisas estavam ruins, e não iriam melhorar; então, tomou a decisão de descer, com sua família, ao Egito; como também seu pai Abraão o fizera antes dele (Gn 12:10-20). Acontece que, por algum motivo, o Senhor aconselhou o filho da promessa a não escolher a opção mais óbvia e mais coerente do ponto de vista humano, antes, lhe disse: “habita na terra que eu te disser” (Versículo 1 e 2); como que querendo fazer na vida de Isaque o mesmo que fizera com Abraão (Gn 12:1-4).

Obs.: Se quisermos entrar na rota das bênçãos de Deus é muito importante prestarmos atenção à direção que o Senhor nos dá!

2º – TENHA FÉ NA DIREÇÃO E NAS PROMESSAS DE DEUS

Deus faz grandes promessas a Isaque (Versículo 3 e 4)! Ele também tem para nós! Implicitamente, porém, está a Fé nestas promessas e Obediência a direção do Senhor.

3º – OBEDEÇA AO SENHOR

No versículo 5, Deus desafia a Isaque a obedecê-lo, como Abraão o fizera: “Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado…”. O versículo 6 não deixa dúvida: “Assim habitou Isaque em Gerar”.

4º – NUNCA NEGOCIE A VERDADE

Assim como fez Abraão, assim fez Isaque! Não só em algumas virtudes, mas também, no defeito! Mentiu feio (versículos 7-11).

É interessante como, às vezes, o mau exemplo é passado de geração pra outra geração! Nossas atitudes, assim como as palavras, tem grande influencia nos mais novos, principalmente nos nossos filhos.

O problema é que a mentira tem suas conseqüências, e às vezes, envolvemos pessoas que não tem nada a ver com essas conseqüências (vs 10). Ele quase pôs a “perder” todo o plano de Deus. Menos mal, no caso de Isaque, pois ninguém concretizou o intento contra Rebeca.

Obs.: Não precisamos da mentira para nos promover; não precisamos passar por cima dos outros para alcançar o que Deus tem para nós!

5º – FAÇA A PARTE QUE LHE CABE

Apesar do deslize acima do Patriarca, Isaque tinha realmente muitas qualidades. Uma delas era a disposição que tinha para “Semear” (versículo 12).

Por conta do seu trabalho e, reconhecidamente abençoado pelo Senhor, o filho da promessa foi prosperando grandemente (versículos 13 e 14).

6º – IGNORE/DESCONSIDERE A INVEJA

Definitivamente, não temos controle sobre algumas coisas; uma delas é a Inveja! Para aqueles que se esforçam e com a graça de Deus alcançam as promessas, sempre haverá quem o calunie, o inveje; e não é só pelas posses não!! É pela PAZ que alguns não conseguem ter; é pela família que alguns gostariam de ter; é pelo emprego, é pela influencia, etc.

Isaque sofreu na pele e de muitas maneiras esta inveja! (versículos 14-17)

Creio que todos nós somos capazes de alcançar a prosperidade de Deus, e não “precisaríamos” invejar quem quer que fosse; mas, muitos não alcançam, pois não estão dispostos a pagar o preço que é devido, seja ele qual for!

Bem, já que não podemos evitá-la, Ignoremo-la!

7º – CONTINUE SEMEANDO E CAVANDO

A melhor forma de mostrar sua indiferença ao inimigo é continuar… “obedecendo, orando, meditando, cavando, semeando, perseverando…”. Acho que não tem coisa pior para os inimigos do que a indiferença!

Isaque semeou e, por isto, colheu… e invejaram! Cavou e, por isto, achou água… e entulharam e porfiaram o poço.

Mas, ta aí uma grande atitude e exemplo; não é preciso discutir, não é preciso brigar; só é preciso CONTINUAR semeando e cavando. Isaque sabia que Deus era com ele!!

Continue fazendo sua parte…

8º – NO TEMPO CERTO DEUS FARÁ A PARTE DELE

A vitória é daqueles que perseveram até o fim! Praticamente foi assim para todo aquele que venceu, dentro e/ou fora da Bíblia!

Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós”; diz o apóstolo Tiago (4:7)

Acontece que nem chegamos a lhe resistir muito, ao contrário ele é quem tem perseverado, muito mais do que nós! Ou você persevera ou ele! Quem ganhará? Quem vencerá o outro pelo cansaço?

No caso de Isaque, seus inimigos não resistiram a sua perseverança! E, por fim reconheceram que o Senhor era com ele (versículo 28).

Eu tenho certeza que se você seguir em obediência os caminhos e a direção do Senhor, revelados pela sua Palavra, fizer a parte que lhe cabe, serás mais que abençoado e próspero e muitas famílias desta terra o serão também, por causa de ti!!!

“Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço”.

Que Deus lhe abençoe e Prospere!

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Aprendendo sabiamente a Prosperar!

  1. Sueli disse:

    Pr Alex gostei da mensagem e recebo para colocar em prática.
    Não posso deixar de comentar, que interessante muitos de nós
    lendo sobre Isac, somos tendenciosos a falar: Isac encontrou tudo
    pronto, não fez nada. Ainda hoje há aquele ” sentimento”…vs 14.
    Esquecemos que Isac obedeceu desde menino, e semeava e cavava.
    Por isso é que gosto de suas mensagens, nos leva a refletir!
    Deus continue lhe usando como servo!

    Curtir

  2. audreydandara disse:

    Boa mensagem, pude refletir e ver como Deus é maravilhoso, devemos colocar nossa confiança nele e louva-lo por tudo que faz. Isaque enfrentou dificuldades e não desistiu reconhecendo sua promessa. Devemos assim não perder nossa fé, obedecer ao Senhor e no tempo certo ele agirá.

    Curtir

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s