Preparados para a Guerra!? (Repostando)

Preparados para a guerra! (?)

Por Pr Alex Oliveira

Em muitas guerras civis, principalmente nas regiões mais pobres do planeta, a primeira providência a ser tomada é: Alistar os homens mais capacitados para a guerra. Não havendo ou morrendo estes, começa, então, o alistamento de pessoas menos preparadas: Homens de idades maiores e menores do que a usual. Na falta destes, mulheres e crianças são alistadas, sendo, muitas vezes, altamente despreparados.

Acontece que, na maioria das vezes, o risco e o preço é muito alto. Estará em jogo, não somente, as vidas, mas, também, a “missão e o triunfo” da batalha, pois, com certeza, o inimigo estará preparado.

Se pudermos dizer que as “conseqüências”, advindas das condições citadas acima, em uma guerra secular é real e verdadeira; sobretudo o é nas batalhas espirituais, incluindo-se a pregação do evangelho!

A razão de muitos não serem bem sucedidos em seus ministérios, a meu ver, é porque muitos estão despreparados (*Não falo aqui de mulheres ou crianças como no exemplo acima). Vale lembrar que o que é ser “bem sucedido” para o mundo, não o é, necessariamente, para o Senhor. Da mesma forma, o que é estar preparado aos olhos do mundo, às vezes não o é para Deus. Como diz o velho ditado: “Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos”.

Esta questão, primeiramente, é uma questão de FOCO/OBJETIVO. Por isso precisamos saber (i) “o que somos chamados para fazer?”; (ii) “diante do exposto, o que é ser bem sucedido, segundo a Bíblia?”; (iii) “Como vou me preparar e quando estou preparado?”. São perguntas que cada um de nós precisamos fazer a nós mesmos! Precisamos confrontar a nossa realidade atual, e confrontar-nos a nós mesmo!

Muitos se lançam despreparados, em vários sentidos, ao ministério; e isto determina o que estão passando e o que passarão no futuro. E tem mais, os lideres falhos de hoje, formarão os lideres ineficazes de amanhã. Por isso, urge que aprendamos com “quem” de melhor podemos aprender: Moisés, no Antigo Testamento; Jesus Cristo, no Novo Testamento – os dois representantes das duas Grandes Alianças. Apesar de sabermos, por motivos óbvios, que o Senhor Jesus é superior a Moisés (Vide Hebreus 3), tomaremos os dois como exemplo.

Nos dois exemplos houve alguns períodos: (Você deve conhecer ou ler Êxodo e os Evangelhos)

=>  De preparação: O que eles passaram desde o nascimento, passando pela adolescência, juventude e idade adulta, contribuiu para que eles fossem o que foram. A questão não é o que você já passou ou o que você ainda tem de passar; A grande questão é como você vai encarar e passar pela situação. Muitos não agüentam e se marginalizam ao verdadeiro objetivo de estarem passando o que devem passar!

=> De provação e tentação: (Clique aqui para ver o que eu escrevi sobre isto). É chamado o deserto de nossas vidas. Deserto é lugar de provação, teste e tentação. É aonde você é levado ao limite da sua capacidade, do foco, da fé e do seu objetivo.

=> De prática: “Para aqueles que passam” pelo deserto (Provação e Tentação), resta uma palavra: FORTALECIDOS!! Sim, em todos os sentidos!! É como um diploma, depois de 5 anos de faculdade. A pessoa que “passa” seguirá em frente. Receberá refrigério; será fortalecida psicologicamente, espiritualmente, sua visão será ampliada, sua fé corroborada.

=> De reciclagem: Esse período é o correspondente ao contínuo aprendizado que algumas profissões seculares requerem, tais como: Medicina, Direito, Contabilidade, etc. Se posso assim falar, eu diria: “precisamos, em menor escala, voltar ao passo dois (Deserto)”. Digo isto, pois o deserto nos confronta e nos tira da zona de conforto, da qual somos tendenciosos a entrar. A pessoa que assim faz não perde o FOCO DO SEU OBJETIVO.

Acontece que, na maioria das vezes, algumas pessoas se lançam ou são lançadas, como disse anteriormente, sem nenhum preparo físico, emocional, espiritual, intelectual ou psicológico. Algumas pessoas são “passadas” para frente, quando na verdade deveriam estar no período 2. Tem pessoas que está há anos no Deserto; outras já se acomodaram no período 3.

Por ignorar tal padrão de Deus, muitos, correm risco de não agüentarem, de se frustrarem, e negligenciarem o objetivo maior da guerra que militamos.

Tanto Moisés como o Senhor Jesus passaram por esses processos/períodos, e todos nós devemos passar também. No caso de Moisés, e é o que acontece com a maioria de nós, ele teve que desaprender tudo o que para ele era importante, e aprender tudo o que Deus tinha para lhe ensinar. Nesta ocasião, foi confrontado, levado ao deserto, a uma terra estranha, e durante 40 anos foi provado e tentado de várias formas. “Passado” o tempo do deserto, saiu transformado. Chegara o não menos difícil período 3 (Prática). Moisés não nasceu líder, como ficou conhecido, mas aprendeu princípios, com o Professor dos Professores. O período 4 era uma constante na vida de Moisés; apesar disto, em certo momento não agüentou a pressão. E eu pergunto, um líder como Moisés cedeu à pressão; o que poderá acontecer comigo e com você se negligenciarmos esses passos/períodos?

O Nosso Senhor Jesus, acima de Moisés, é o nosso maior exemplo. Passou pelos mesmos processos, e nos deixou um belo exemplo. O seu legado e seu exemplo permanecem ainda hoje. Não só foi o maior líder, como também, formou lideres formidáveis; cada um com suas características distintas; e ainda continua a formar grandes líderes!!

E então, estás preparado para a GUERRA?

*Atualização

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Preparados para a Guerra!? (Repostando)

  1. disse:

    A melhor escola de preparação para um soldado é o deserto não é meu amigo?? Lá aprendemos ser dependente de Deus e também somos supridos em tudo e saimos de lá com pós graduação, bem preparadinhos. rss
    Paz querido!

    Curtir

    • É verdade Rô. Acontece que hoje em dia muitos ignoram isto; se quer querem passar por esse processo. Esquecem-se que o “ser bem sucedido”, segundo Deus e sua palavra, depende deste processo!! Feliz com a sua presença e seu comentário.

      Deus nos abençõe!!

      Pr Alex Oliveira.

      Curtir

  2. Pastor Alex,
    A paz,
    FOCO/OBJETIVO – A visão de Deus, não só para Moisés, mas para todos os líderes, de um modo geral (nas igrejas) – declaração só para o líder escolhido;

    Na Guerra, o que somos chamados para fazer? – Missão da Liderança (repassada aos liderados) – O IDE;

    Ser bem sucedido, segundo a Bíblia – O bem sucedido discipulado de Jesus – as quatro propostas do discipulado de Jesus;

    Como vou me preparar? – Competências – Técnica, QI e Inteligência Emocional – O Relacionamento Sinérgico de Jesus com seus discípulos;

    Quando estou preparado? – de convertido empolgado a crente vencedor em Cristo – desempenho eficaz de três papéis: Agente de Mudanças, Desenvolvedor de Pessoas e Catalisador de Resultados.

    Amigão, uma dos mais eficientes modos de preparar-se para a Guerra é ler o VINDE APÓS MIM – JESUS não disse: IDE após seus líderes – é verdade!
    A propósito, você já leu o livro?
    Virás ao Rio no final de ano?
    Em Cristo,
    Muito mais que vencedor
    Alberto

    Curtir

  3. Caro e querido irmão Alberto, a paz!!

    Já dizia o Pr Guedes: “Não gosto quando vc economiza nas palavras!!”

    Poderias nos fazer esse favor, e de graça, pois pelo visto, daqui a alguns meses será dificil solicitar um artigo, palestra ou coisa do tipo com o senhor devido a requisição da sua pessoa!! rsrs, mas creio que é verdade!!

    Me pego meio que sem querer, falando de liderança, quando recebo sua visita e seu comentário; resultado: “Fico constrangido!!” kkkkk. Creio porém que aquele que lhe capacitou, há de capacitar-me também!!

    Quanto ao livro, confesso, creia-me, estive este tempo todo sem tempo de ler o seu livro devido aos estudos e as atividades que venho desepenhado. Mas, com a folga deste fim de ano e janeiro eu vou ler.

    Um pedido: Me manda mais musicas do teu cd; ficou muito boa a regravação da musica do Ivanilson. Ah! Lhe mandei um e-mail, vc recebeu??

    Fim de Ano estarei indo para o Rio e levarei o seu livro para se nos encontrarmos comentarmos sobre ele.

    Abraços na irmã Janete, Patrick e outro pra vc!! Deus lhes abençõe!!

    Curtir

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s