Missão, Objetivo, Visão, Fé e Estratégia!

Por Pr Alex Oliveira

O presente artigo serve como reflexão!

Missão, Objetivo, Visão, Fé e Estratégia…

De olhar sabemos, pelo menos teoricamente, que estes cinco elementos são fundamentais na vida de qualquer pessoa. Estas questões nos definem. Em outras palavras, nossa crença e nossos valores [incluo aqui os cinco elementos] determinam nosso comportamento. Somos dentre várias coisas, o que queremos, o que sabemos, o que cremos, o que vemos, o que pensamos, o que buscamos!! Apesar desta importância, veremos, no entanto, que não é tão fácil definir estas questões.

Todos nós sabemos que quem não tem uma direção, não chega a lugar nenhum! Ninguém, em sã consciência vai ao aeroporto e pede uma passagem de ida e volta para “qualquer lugar”. É preciso saber onde se quer chegar, para onde ir!

Boa parte das pessoas vive a vida, assim, como diz a música: “Deixa vida me levar, vida leva eu!”. Isto porque, creio eu, não sabem definir muito bem quem são, o que querem, o que precisam e onde querem chegar. Sei, a vida é um mistério… seus acontecimentos, Idem! Mas, deixar a vida passar, ou deixar ela te levar… não resolve muita coisa!

Sei tambem que quando não alcançamos o que queremos, nos frustramos… a “autoestima” e a confiança caem. Mas, Devemos nos prostar e lamentar? Devemos nos acomodar? Ou devemos repensar, buscar as respostas ainda que difíceis; mudar a estratégia, seguir em direção ao ALVO?

Saiba que, quer queira você ou não, tens uma missão, um objetivo nesta terra! Em todas as áreas da vida; quer profissional, familiar, social ou espiritual!

E aqui aproveito a oportunidade para “soltar” um velho jargão: “Você não nasceu para ver as coisas acontecerem, mas para fazer as coisas acontecerem!”.

As pessoas bem sucedidas, nas mais variadas partes da vida ou da sociedade, tem esta característica de não esperarem as coisas acontecerem, mas de definir e buscar os seus objetivos, além de se planejarem para tal ocasião.

Não pretendo ser completo no assunto, mas deixo a minha contribuição para que você reflita. Como definir, portanto, cada elemento??  Melhor que definições técnicas, faça a si mesmo as perguntas abaixo… Posteriormente lhe darei dois exemplos bíblicos de pessoas que souberam definir bem estes elementos. Um eu exemplifico, o outro eu deixo por sua conta!

Pois bem…

Missão = Qual é o propósito de se fazer determinada coisa? Por que e pra quê você existe, esta aqui ou vai fazer tal coisa? Quem te propôs a missão? Missão tem a ver não com voce, mas com outros. Sua missão com certeza é maior que voce; ela ira mudar algo, alguma coisa, alguém ou alguns. Respondendo e refletindo nestas questões creio que não terás problemas para definir o que é ou qual é a sua missão.

Objetivo = É a finalidade, a razão ou propósito último da missão. Toda Missão tem um Objetivo.  Missão e Objetivo estao ligados. É importante traçar pequenos e especificos objetivos que ajudem a direcionar a sua vida.

Visão = É a capacidade de enxergar além, de enxergar o resultado e as dificuldades e se antecipar; utilizando-se da sabedoria, fé e confiança. É também a habilidade de visualizar hoje o que se quer ser no futuro e começar a trabalhar agora para chegar la. A pessoa/empreendedor/ empresário que tem VISÃO sabe o que quer ser e onde quer chegar daqui a cinco anos!

= Parafraseando Hb 11.1 é a capacidade de ver concretizado aquilo que se julga impossível. Acho eu que está muito relacionado a Visão (o elemento anterior); a diferença é que a fé está vinculada também as promessas de Deus, quem nos garante a vitória.

Estratégia = É o planejamento analisado e colocado em prática, apos verificado os possiveis caminhos e possibilidades. É a melhor maneira escolhida para alcançar a realização da missão e os objetivos. Talvez ela precise ser avaliada ao longo do caminho.

Até aqui ok! Analisando um episódio em 2 Reis 4.27-34 sobre a morte do filho da mulher Sunamita; vemos Eliseu dando uma lição ao seu moço, Geazi. O importante aqui, não é a história do menino e nem da sua mãe, mas na lição que nos é passada pela “Visão/Discernimento” de Eliseu.

Podemos nitidamente enxergar: uma missão, um objetivo, visão, fé e estratégia nesta história! Peço que você medite nesta passagem bíblica!

A missão de Geazi = Ir de encontro ao menino… e pôr o bordão de Eliseu no rosto do menino (vs 29).

Objetivo = Claramente, através do ato acima, curar/ressuscitar o menino (vs 31).

Visão/Fé = O ato que Geazi fez não foi acompanhado de Fé; como sabemos Geazi não tinha a mesma visão que Eliseu (vs 31; 2Reis 6.15-22)

Estratégia = Eliseu tenta uma nova abordagem, colocar o seu corpo sobre o corpo do menino que seria aquecido com o calor e a unção do corpo de Eliseu. Então o menino ressuscita (vs 33, 34).

Além disto, vemos algumas coisas interessantes no texto. Eliseu previne Geazi: “Cuidado com as distrações no meio do caminho”… ele diz: “Se encontrares alguém  não o saúdes, e se alguém te saudar, não lhe responda…” (Vs 29). Ele entendeu que determinadas situações poderiam DESVIAR Geazi da sua missão e do verdadeiro propósito caso ele não estivesse focado.

Isto não quer dizer que não podemos falar com ninguém ou ser anti social… de modo nenhum! Mas, o texto é uma alegoria para nossos tempos onde as distrações estão lá, tentando nos impedir de alcançar nossos objetivos. O pior é que, muitas vezes, estas distrações se apresentam a nós como coisas simples ou “sem importância”.

Outra situação é que temos que buscar a flexibilidade e sabedoria para mudar, se necessário, nossas estratégias; como Eliseu fez (Vs 33, 34).

Enfim e felizmente o objetivo foi alcançado! Missão cumprida!

O que podemos dizer de nosso Mestre e Senhor Jesus? Será que Ele soube definir sua missão, seu objetivo, visão, fé e estratégia? Deixo a seu critério estudar e tirar suas próprias conclusões sobre a vida do Mestre.

E você… Sabe qual é a sua missão, seu objetivo… Como pai, como mãe, como cristão, como individuo, como profissional etc.????

Que você tenha uma boa reflexão…

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Missão, Objetivo, Visão, Fé e Estratégia!

  1. Edinei junior disse:

    Muito bom,tem pregações reveladoras e inspiradas,Deus te abençoe!

    Curtir

  2. OSCAR TIMOTEO MASSANGAIE disse:

    GOSTEI DO VOSSO DISCENIMENTO MAIS SINTO QUE ESTA MUITO CONOTADO OS VOSSOS DIZERES.

    Curtir

    • Olá Oscar, obrigado pela visita e comentário!

      Se eu compreendi o que vc disse, concordo! Usei este artifício para simplificar o entendimento do que eu quis dizer. Este artifício foi e é largamente usado para facilitar o entendimento… parábolas, sentido figurado, estórias, exemplos… etc! Utilizado com consciencia e respeitando a sã doutrina não há problema em utilizá-los.

      O importante é o entendimento do que se quis dizer

      Grande abraço e que Deus lhe abençõe!!

      Pr Alex.

      Curtir

  3. Paulo disse:

    Glorias as DEUS pela sua Vida Pastor Alex, estudo Perfeito Simples e objetivo!!!

    Curtir

  4. Estou grato pelo rico estudo, é motivacional e inspirador, Amei, desejo-lhe muita força Pastor Alex.

    Curtir

Participe deixando um comentário!