Liberdade em Cristo x Livre Arbítrio (Repostando)

Liberdade em Cristo Jesus!

O que fazer quando sabemos que, constantemente, alguém pega uma idéia ou invenção inteligente, boa e inocente, e a transforma em algo maligno? E faz com que essa idéia ou invenção se volte contra o inventor e contra todos, a fim de destruí-los, ou pelo menos, prejudicá-los?


Este alguém é Satanás. E tal é a situação dos seres humanos desde que este “alguém” usurpou e pegou o domínio do homem sobre a criação. É pertinente lembrar que, isto só foi possível porque Adão e Eva aceitaram a proposta da serpente de serem rebeldes, livres e independentes de Deus. A conseqüência disto? Tornaram-se escravos do pecado (Romanos 6.16-23/Efésios 2.1-10).

Após este ocorrido, Satanás passou a ter forte influencia na criação, e passou a ter domínio sobre os homens que são escravos do pecado. Esta escravidão pode até ser inconsciente (quem é que gosta de ser escravo?), todavia, ela é voluntária (nós somos responsáveis por nós mesmos) e muito real (apesar de ser espiritual).

A realidade difícil de digerir e de se admitir é que, Satanás, se tornou o príncipe deste mundo (Efésios 2). E o homem, tornou-se um ser de fácil manipulação. Mas por quê? Porque após o ato de rebeldia, o homem, caiu em fraqueza moral! O inimigo de nossas almas fez com o homem o que o ditado popular diz: “Quer conhecer alguém? Dá poder e dinheiro para ele e você verá!”. Ele ofereceu (e ainda oferece!) mundos e fundos!

Isto é tão verdade, que podemos ver essa estratégia, sendo usada por Satanás para tentar o Senhor Jesus. Ele, se aproveitando de um momento de cansaço e “fraqueza física” do Senhor (que fizera um jejum de 40 dias), passou a apelar para os impulsos físicos, para o orgulho e para os desejos de possessões e poder, afim de que caisse na mesma armadilha que Adão e Eva caíram. Esqueceu-se, porém, ele, que quando conseguimos enfraquecer a nossa carne (Natureza pecaminosa), e aliar a ela, oração e suplica a Deus, o que se fortalece é o nosso espírito. Foi isso que Jesus fez! Enfraqueceu a carne, mas fortificou o seu espírito nesses 40 dias. Satanás não conseguiu êxito na tentação a Jesus.

O mesmo, não se pode dizer, infelizmente, de alguns de nós! O inimigo continua usando as mesmas táticas do passado. Não obstante a isto, continuamos a cair em suas armadilhas!

E assim o inimigo de nossas almas continua a influenciar e manipular os homens, com as mesmas armas, e continua a granjear com muito êxito! Ele usa algumas das melhores idéias dos homens, simplesmente com o intuito de prejudicar-nos, e se possível, destruir-nos. É nitidamente possível constatar que, das mais inocentes idéias, e das melhores e boas intenções, surgiram os maiores desastres e os maiores genocídios, produzidos pelo próprio homem, influenciados por Satanás. Exemplos?

  • Avião – Uma inocente, porém, revolucionária invenção. A História diz que Santos Dumont, morreu de desgosto ao ver a sua criação (aperfeiçoada) sendo usada como porta bombas, usadas como arma de guerra, na primeira guerra mundial. Imagine se ele a visse hoje?

 

  • O que dizer de Albert Einstein (e a bomba atômica), que usou seus conhecimentos e de outros, para chefiar a construção dela, e depois se arrependeu? Lembrando que, se ele não a fizesse, outras nações com certeza fariam. Leia este artigo de Kleber Cavalcante no site Brasil Escola.

Podemos colocar a culpa em Satanás? Definitivamente Não! O homem é responsável por suas atitudes, e será julgado por elas. Todavia, quem conhece as Escrituras Sagradas, e um pouquinho do mundo em que vivemos, sabe que, há várias formas de se manipular e influenciar alguém; a mídia faz isso o tempo todo (mas isso é motivo para outro artigo)! O inimigo muito mais!

Fala-se muito de livre arbítrio e livre escolha. Mas… Pergunto: “Como pode alguém ter o poder de livre escolha se é escravo? Ora, apesar de, ‘a vontade própria’ ser inerente a cada ser humano; um escravo, não pode manifestá-la; ele está exteriormente sujeito a vontade de seu senhor! No caso da escravidão do pecado, ela é interior, mas que tem reflexo no exterior.  

Em sua totalidade, o livre arbítrio, significa: o poder para escolher, com todas as suas faculdades sãs, o bem (principalmente), ou o mal. O que a bíblia ensina, especialmente o apóstolo Paulo, em Romanos e Efésios, é que a pessoa que está em regime de escravidão, não consegue escolher ou fazer bem (segundo a bíblia), é de uma forma ou outra, tendencioso para fazer o mal; e não somente isto, os que estão neste regime estão em inimizade com Deus (leia: Romanos 3.10-23/5.10).

Por quê muitos estão, ainda hoje, nesta situação?

Vamos tomar com exemplo o Estado político/Sociedade em que vivemos. Um cidadão só exercerá a cidadania, quando ele desfruta dos seus direitos e desempenha os seus deveres para com a Sociedade ou o Estado político. Estou correto?

 Pois bem! Tem gente que só conhece suas obrigações e negligenciam seus direitos; se é que conhecem! Note que tal pessoa, não está de uma forma completa, exercendo a cidadania, ela só cumpre parte dela.  Qual é o problema? Ela não “conhece” os seus direitos, portanto, não desfruta dos mesmos.

Jesus proferiu uma frase para os fariseus de seu tempo: “Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus”. É praticamente a mesma coisa! Estavam errando porque não conheciam as escrituras. E o mesmo acontece ainda hoje! Muitos estão em regime de escravidão, sendo manipulados e/ou influenciados pelo Diabo.

Contudo, a libertação da escravidão do pecado vem, pelo conhecimento da palavra de Deus, e da baseada na atitude que se segue ao conhecimento da palavra de Deus. Uma vez que você deixa de ser ignorante a respeito dos seus direitos espirituais se cumpre o que diz o versículo de João 8.32 – “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”; e ainda: “… a tua palavra é a verdade” (João 17.17). Esta é “a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Romanos 10.9,10). Assim se quebra a escravidão do pecado e o julgo de Satanás.

Em Cristo, pela Fé, “somos justificados… e temos paz com Deus” (Romanos 5.1); “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Romanos 5.10).

Em Cristo, também, temos a libertação da escravidão, “porque o pecado não terá domínio sobre vós” (Rm 6.14). E ainda, “uma vez libertados do pecado, fostes feito servos da justiça” (Versículo 18).

E por fim, “agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da Lei do pecado e da morte.” (Rm 8.1,2). “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”. (Colossenses 1.13).

Conclusão, todo o poder, influência, manipulação ou qualquer obra de Satanás foi quebrada por Cristo Jesus na sua vida e na minha vida!

Portanto, seja feliz, e viva abençoado (a) em nome do Senhor

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Liberdade em Cristo x Livre Arbítrio (Repostando)

  1. Andressa disse:

    Bem se somos livres pq pegamos? Se Cristo morreu por nos e nos libertou pq ainda hoje somos escravos do pecado? Eu aceitei a CRISTO, mas sinto que ainda não sou livre. Pq ainda peco e se peco sou escrava do pecado e se sou escrava não sou livre. Não consigo entender

    Curtir

    • Prezada e amada Andressa, que a Graça e Paz de Cristo seja contigo!!

      Vejo que seus questionamentos são pertinentes e sinceros! Questionamentos estes que são típicos de pessoas que querem algo mais de Deus; que se incomodam com o pecado e querem mais se santificar. Se este é o seu caso, lhe parabenizo, pois, é sinal que sentes o toque e o convencer do Espírito Santo.

      De fato, em Cristo, somos livres da escravidão do pecado e da sua pior consequencia: o Afastamento de Deus e a morte espiritual. Devemos sempre seguir o conselho do apóstolo joão em sua primeira epístola, ou seja 1ª Carta de João 2.1, Ele disse: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”; ou seja, o Cristão tem um socorro, uma ajuda: “O Sangue de Cristo que nos purifica de todo pecado”!! O arrependimento!! As Misericórdia de Deus!!

      Andressa, pecar é uma coisa; viver deliberadamente em/no pecado é outra! Nos dias em que vivemos é sobremaneira dificil (mas não impossível) de vivermos uma vida 100% SANTA; e isto devido deixar-nos levar pelas expectativas, luxúria, perspectiva etc etc, do sistema pecaminoso, O MUNDO! Por isto que um dos significados da palavra SANTO é SEPARADO; em outras palavras, vivemos no mundo, mas, não podemos nos deixar levar pelas coisas do mundo; pela forma de pensar, agir, falar, olhar do MUNDO. A razão porque NÓS, muitas vezes, não atingimos um nível de santidade maior e consequentemente um nível de intimidade maior com Deus, é porque o MUNDO está mais em nós do que Deus está em nós e nós em Deus!! Como certa vez disse um grande pregado: É MAIS FÁCIL TIRAR O POVO DO EGITO DO QUE O EGITO DO POVO!!

      Gostaria que não fosse assim, mas é justamente assim: Quanto mais nos aproximamos e nos amigamos com o MUNDO, tanto nos afastamos de Deus; e o inverso é verdadeiro.

      Se quisermos ser SANTOS pelo tempo em que vivermos neste MUNDO, devemos nos prepara para enfrentar uma batalha diariamente. O sentimento que vc tem de não ter alcançado a liberdade e a santidade que queria ou deveria, não é EXCLUSIVIDADE seu; todos nós Cristãos temos esse sentimento. ISto já é um começo, pois mostra que não estamos satisfeito com a situação; queremos MAIS santidade, mais liberdade, mais comunhão, mais intimidade com Deus.

      Portanto, Faça como o APÓSTOLO Paulo: “Deixando as coisas que para trás ficaram [por pior que seja], e prossiguindo [hoje] para o alvo”; lembrando sempre que: O Sangue de Cristo nos purifica de TODO PECADO. (o Grifo é meu).

      No mais, que o SANTO ESPÍRITO DE DEUS lhe capacite a viver uma vida SANTA, e QUE ELE lhe instrua na verdadeira liberdade em CRISTO, a qual Ele nos ministrou! Saiba que és sempre bem vinda!!

      Em Cristo,

      Pr Alex.

      Curtir

  2. wilson duarte disse:

    meu nome é wilson gostaria que me adicinasse para comversarmos sobre a doutrina de CRISTO wilsonduarte2006@hotmail.com

    Curtir

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s