No barco de, e com Jesus

Por Pr Alex Oliveira

A história/incidente que passo a relatar a seguir, foi relatada pelos três primeiros Evangelhos: Mateus (8.23-27), Marcos (4.35-45) e Lucas (8.22-25).

Trata-se de uma história muito conhecida. Não obstante ao fato de ser bastante conhecida, pode ser que nos tenha escapado algum detalhezinho; e você sabe… às vezes, um detalhe faz toda a diferença. Portanto, verificaremos com mais atenção este incidente. Antes, porém, façamos uma breve contextualização do ministério do Senhor.

Nos dias em que iria começar seu ministério, o Senhor Jesus partiu da região da Galiléia para o deserto da Judéia para ser batizado por João Batista (Mateus 3.13), a fim de cumprir com toda a justiça (Mateus 3.15). Em seguida, Jesus foi impelido, pelo Espírito Santo, ao deserto para ser tentado e provado por Satanás. As circunstâncias que passou antes de iniciar seu ministério (Batismo e tentação) eram necessárias para o sucesso da sua missão (Leia aqui um artigo relacionado a isto) e, também, para nos deixar o exemplo a ser seguido.

Logo em seguida inicia-se, então, o ministério, a missão daquele que iria dali em diante, mudar a vida de muitos; na verdade, de toda a humanidade (Mateus 4.17). Iniciando sua missão, o Mestre, escolhe seus discípulos e começa então o processo de ensino prático. As lições eram ministradas ao mesmo instante em que as circunstâncias aconteciam.  

“Um dos” primeiros e maiores ensinamentos que os discípulos aprenderam é o mesmo que devemos aprender. A passagem do livro de Marcos 4.35-41 relata que após ter pregado nas regiões da Galiléia e Cafarnaum, o Senhor, parte com os discípulos para o outro lado; provavelmente o lado leste do lago de Genesaré.

Deste relato tiramos algumas curiosidades. Jesus entra no barco com seus discípulos; mas, não vão sozinhos; outros barcos vão com eles. Somente Marcos nos conta este detalhe pequeno, mas de grande importância.  

Outra curiosidade é que, Jesus, aproveita a “viagem” para dormir/descansar. Não obstante ao descanso do Senhor, em certo ponto da viagem, uma grande tempestade se levanta a ponto de as ondas passarem por cima do barco onde estavam Jesus e os discípulos. Os discípulos desesperados acordam ao Senhor Jesus, e lhe diz: “Senhor, não te importa que pereçamos?”.

Esta história, em muitos aspectos, prefigura analogamente, a vida dos Cristãos de hoje. Esses aspectos encontram paralelo com a vida de muitos.

Quantas vezes os temporais, as ondas da vida, querem nos fazer naufragar; querem impedir-nos de chegar ao nosso rumo, principalmente em relação à obra de Deus. Como Jesus, temos os nossos objetivos, um rumo a seguir e a chegar. Mas, as tempestades são assim, sempre se levantarão. Se ainda não se levantaram, com certeza elas se levantarão em algum momento da caminhada.  

A grande lição que os discípulos aprenderam e que nós precisamos aprender é que, não importa o que você passe ou quantas tempestades e impedimentos se levantem, mas, importa com quem você estará quando elas se levantarem. Os discípulos até então não sabiam, mas, o Senhor, se importava sim com a vida deles; seu aparente (ou bem real) silêncio não significa que não se importe, ou que vamos perecer! Ele se importa com você.

Prosseguindo! Algo chama muito a minha atenção neste texto; é que Marcos relata, no princípio, que outros barquinhos seguiram o barco onde estavam Jesus e os discípulos; mas, ao fim do relato, ele (Marcos) não menciona o que aconteceu com estes barquinhos.

Este fato abre-nos uma oportunidade para conjecturar, o que não é pecado; desde que seja respeitado o bom senso e a ortodoxia bíblica. Simplesmente não sabemos o que aconteceu com estes barcos. Talvez, tenham ficado para trás; talvez, tenham naufragado; não tenham suportado a tempestade.

Para os discípulos e para nós, portanto, fica a grande lição: Não basta seguir a Jesus; temos que estar no mesmo barco que Ele. Estar com Jesus, em seu barco, é garantia de chegar são e salvo ao nosso destino, ao nosso objetivo!

Se perguntarmos a algumas pessoas: qual é o seu objetivo? É bem provável que você ouça: Comprar uma casa, um carro, ser bem sucedido, etc.. E se fizermos a mesma pergunta para um Cristão verdadeiro você, com certeza, ouvirá essas mesmas coisas, mas, também, ouvirá que o seu MAIOR objetivo é chegar a CANAÃ CELESTIAL.

Hoje, como nos dias de Jesus, existem muitos barcos que prometem levar-nos ao rumo. Mas, precisamos saber que a garantia da vitória, a garantia da chegada ao rumo desejado está no fato de estarmos junto a Jesus, no mesmo barco. Quanto aos outros barquinhos, Marcos não soube nos dizer o que aconteceu com eles; mas, eu sei de uma coisa: O barco onde Jesus estava chegou ao seu destino, ao rumo!

Da mesma forma, há muitos caminhos que nos prometem levar a Canaã Celeste e diante da face do Pai; mas, lhe peço, dá uma olhada no que diz Jesus no evangelho de João 14.6.      

Amados, quer ter a certeza de estar no caminho certo e de chegar são e salvo ao rumo, ao objetivo? Permaneça no barco de Jesus. Os ventos, as tempestades, o mar, as dificuldades, impedimentos se levantarão pelo caminho; mas, somente se levantarão para em seguida cairem e para ser manifesto o poder de Deus; pois, eles não podem fazer parar aquele que tem toda autoridade. E se estivermos com Jesus, as tempestades da vida, não nos farão naufragar também. Mesmo no silêncio ou mesmo na tempestade, Jesus Cristo é o Senhor e está no controle da tua e da minha vida. Precisamos apenas permanecer em seu barco. A vitória já está garantida. Amém!

Esse post foi publicado em Esboços de Pregações e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para No barco de, e com Jesus

  1. Pr. Guedes disse:

    Caro Pr. Alex,

    A Paz!

    Gosto muito desse texto e comungo com sua exposição. Há muitos detalhes como o amado disse e há muitas interpretações erradas. Porém, nossa visão é bem semelhante no que diz respeito ao episódio.

    Estive no Rio e foi uma bênção, mas o meu filho quebrou o braço e tivemos que trazê-lo para operar em São Paulo (aí foi um transtorno), mas já está tudo bem agora.

    Passe lá no pastorguedes.blogspot.com para tomar um cafezinho (risos)

    Forte Abraço.
    no Amor de Cristo!

    Curtir

    • Prezado e amado Pr Guedes,

      É sempre um prazer tê-lo aqui em nosso blog. Fiquei sabendo do ocorrido e estávamos daqui torcendo e orando pelo seu filho, mesmo sem saber a gravidade da situação; Mas, o nosso Deus tem o controle de tudo. Satanás tenta nos fazer parar ou desanimar, mas, mal sabe ele que nós somos daquele que não retrocedem por nada; somos daquele que permanecem no barco custe o que custar, aconteça o que acontecer!! Feliz de estar tudo bem com vcs, deixo aquele abraço para ti e para toda sua familia!!

      Deus abençõe!

      Pr Alex

      Curtir

  2. disse:

    Este texto me chamou atenção Alex até por que postei um texto do Herreira hoje, eu fiquei lendo e vi o que você disse devemos ficar no barco , concordo contigo, diante do que temos vivido, muitos estão abandonando o barco, acho isso uma covardia, devemos ficar dentro e não pular fora do barco, devemos vencer as tempestade dentro do barco. Adorei meu irmão seu texto falou comigo!

    Curtir

    • Rô a paz!

      Que bom que o texto falou com vc. Este texto é na verdade um sermão que eu preguei na igreja essa semana; o Senhor falou grandemente comigo quando ministrou essa passagem ao meu coração. Vc tocou em um ponto que eu não coloquei aqui no texto, mas, eu falei na pregação: Além de algumas pessoas estarem em outros barcos que não suportarão a tempestades; há aqueles que estavam no barco de Jesus, mas, uma vez que viram a tempestade, decidiram pular fora; Todavia, sabemos, a garantia de segurança, de vitória, e da chegada ao rumo, está dentro do barco, JESUS CRISTO. Fique com Deus e permaneça no barco!!

      grande abraço.

      Pr Alex.

      Curtir

  3. disse:

    Com certeza permanecerei. Bjs!

    Curtir

  4. Graça e Paz
    Olá Pr. Alex…

    Fiquei feliz de saber que o irmão é de s.c.sul…até que achei alguém da minha cidade..vivo proximo ao sesi da av.boa vista.
    Qualquer dia desse faço uma visita a igreja que congrega!

    Bom, parabéns pelo blog!
    convido-o a visitar o meu :
    cativosporcristo.blogpost.com
    abraços

    Curtir

    • Olá Carlos, graça e paz!!

      Que bom que és de SCS. Bom, na verdade eu sou do Rio de Janeiro, mas, vivo aqui em SCS há algum tempo. A igreja onde congrego fica no começo da Alameda São Caetano 629 (Comun. Ev. da Paz). Agradeço a sua visita e o seu comentário, é sempre bem vindo! Já coloquei o seu blog nos meus favoritos! Fica na paz de Cristo!

      grande abraço,

      Pr Alex.

      Curtir

  5. JANICE disse:

    GRAÇA E PAZ CUNHADO!!!!
    É SEMPREBOM LER SEUS ARTIGOS. AMEI ESTE, NUNCA ATENTEI PARA ESSE DETALHE DOS OUTROS BARCOS…
    DEUS CONTINUE DANDO-LHE SABEDORIA.
    UM ABRAÇO.

    Curtir

  6. CLÉBER FARIAS disse:

    A PAZ DO SENHOR !!
    GOSTO MUITO DE RELATOS SOBRE ESTA PASSAGEN E FIQUEI FELIZ E REGOZIJEI NA PRESENÇA DO SENHOR AO LER ESTE ARTIGO !!

    QUE DEUS VOS ABENÇOE!!!
    ATT.

    PB.CLÉBER FARIAS
    NONOAI -RS

    Curtir

  7. EVANDRO NASCIMENTO DA SILVA disse:

    Que benção, tenho orado e pedido ao nosso Deus, que conclua a sua obra em minha vida, e lendo essa mensagem o Espirito Santo falou claramente ao meu coração; preciso apenas permanecer no barco em que Jesus esta. Que Deus continue te inspirando assim, para continuar abençoando muitas vidas. paz.

    cooperador Evandro nascimento
    Campinas SP.

    Curtir

    • Evandro, graça e paz de Cristo sobre sua vida!

      Fico feliz por isto! É sinal que o blog tem sido instrumento de Deus, este é o objetivo! Obrigado pelas palavras! Volte sempre e deixe sua contribuição sempre tmb!

      Deus lhe abençõe!

      Pr Alex.

      Curtir

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s