O que você tem deixado para a posteridade?

Por Pr Alex Oliveira

O Senhor Jesus em sua eterna essência era insubstituível. Todavia, em sua missão terrestre não. Não porque houvesse nele algum tipo de limitação, pelo contrário. A natureza da sua missão requeria o compartilhar das responsabilidades, requeria a continuidade.  

Uma de suas maiores preocupações foi formar uma equipe, treiná-la, prová-la e capacitá-la para substituí-lo (dar continuidade) em sua missão aqui na terra. O processo foi longo, intenso e árduo; mais ou menos três anos e meio. Certa vez, disse o nosso Senhor e Mestre Jesus: “Aquele que crer em mim fará as obras que eu faço, e obras maiores fará, porque Eu vou para junto do Pai”. (João 14).  

Isto é um fato interessante, mas, nem tanto uma surpresa; tendo em vista a passagem citada acima. Outra passagem que nos mostra a sua preocupação é Mateus 28.19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações…”.

Implícito nas passagens acima está à grande preocupação de Jesus não só com a quantidade (de discipulos), mas, principalmente, com a continuidade e expansão (e qualidade) da missão.

Um dos discípulos do Mestre mais promissor foi o uma pedrinha, Pedro. A julgar pela epístola que leva o seu nome, do qual é o autor, Pedro aprendeu muito bem a lição, pois, também, teve a mesma preocupação que o nosso Mestre Jesus.

No capítulo um da segunda epístola de Pedro, o Apóstolo exorta os leitores da carta a que progridam, cresçam, caminhem para frente, na vocação e eleição a que foram chamados. Pedro diz:

“… acrescentai à vossa fé a virtude…” (versus 5b).

“… à virtude [acrescentai] a ciência…” (versus 5c).

“… à ciência [acrescentai] a moderação…” (versus 6).

“… à moderação [acrescentai] a paciência…” (versus 6).

“… à paciência [acrescentai] a piedade…” (versus 6).

“… à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.” (versus 7).

Podemos falar em outras palavras que Pedro quis dizer aos seus leitores: “Prossigam nestas coisas, pois isto é a prática da vida cristã”.

Veja o versículo oito: “Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.

E diz mais no versus nove: “Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados”. Ou seja, a pessoa que não pratica estas coisas, em si mesmos e para com os outros, se esqueceu do que um dia já foi feito por ela.

O Apóstolo acrescenta ainda que “fazendo isto, nunca, jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Além de exortar e ensinar aos leitores da carta algumas das grandes virtudes que o cristão deve buscar, Pedro evidencia preocupação com os leitores (Discípulos) e com a CONTINUIDADE da missão.  

 “Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade. E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado. (1º Pedro 1.12-14).

Que não somos insubstituíveis, sabemos! (?) Então, a questão é: O que você está fazendo para a CONTINUIDADE da missão? E qual o exemplo você está deixando para a POSTERIDADE?

Reflita nisto!

Esse post foi publicado em Esboços de Pregações e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O que você tem deixado para a posteridade?

  1. disse:

    Pr. Alex, te desejo em dobro tudo que me desejaste. Deus seja contigo hoje e no decorrer de 2011. Tu é benção de Deus meu irmão. Paz!

    Curtir

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s