O que é UNÇÃO? Fórum de discussão

O que é a UNÇÃO?

Abro este post de uma forma especial. Vamos fazer dele, tipo um fórum de discussão!

Levantei esta questão que, na verdade, não será respondida por mim; antes, gostaria da sua participação, da sua contribuição através do seu comentário; então, deixe sua opinião!

Freqüentemente nos deparamos com a expressão (jargão): “Pregador tal tem muita unção”, ou “Musico tal e banda tal tem muita unção”, e ainda: “Fulano quando ora a unção se manifesta” e assim vai… Diante de tais expressões, pergunto: Ora o que é unção?

Esse post foi publicado em Enquetes e Participação e marcado , . Guardar link permanente.

20 respostas para O que é UNÇÃO? Fórum de discussão

  1. Bom, deixo aqui, não uma explicação, mas meu próprio comentário. Freqüentemente as pessoas confundem a eloqüência, o falar bem, o persuadir bem, com UNÇÃO! E confundem, mais ainda, o tocar e o cantar bem, com UNÇÃO! O mesmo pode-se dizer que, julgamos a UNÇÃO, pelo número de arrepios que sentimos.

    Em vista disto, a meu ver, se é que se pode mensurar a UNÇÃO, eu diria que, ela é, ou foi manifestada quando é notótia a transformação de vidas; Veja bem, eu disse, TRANSFORMAÇÃO!! bem sei que, não somente isto, ela é muito mais. Sei que, não adianta sinais, milagres, arrepios, choros, se não há arrependimento e transformação de vidas. Pronto Falei! Deus abençoe a todos!

    Pr Alex Oliveira.

    Curtir

    • Aline disse:

      A Paz do Senhor Pr Alex.
      Estava procurando sobre esse assunto e gostei muito do que o sr disse.
      Ontem mesmo fui louvar na igreja, e meu jeito de louvar e quieto, eu canto mais hinos de adoração não sou de sair falando e profetizando, nem rodando e batendo os pés, não tenho nada contra isso, mas tem me incomodado muito, porque para 99% das pessoas isto é que é unção.
      Depois que louvei, meu Pastor deu oportunidade para uma moça que não é da igreja, e assim que ela pegou o microfone ela começou a dizer que não adiantava cantar bonito se não tivesse unção, nisso o povo começou se animar, eu fiquei sem graça, pois só eu tinha louvado, percebi que era pra mim.
      Quando ela começou cantar teve gente que ate pulou, ela causou um movimento na igreja, e falava e andava, e todo mundo aparentemente se alegrava, assim que o hino acabou tudo cabou junto. creio que é mais uma questão a ser abordada ” a confusão entre o avivamento e movimento”.
      Sem contar a vez que me disseram na cara que eu cantava bem, mais que unção eu não tinha. Eu não acho que cantar bem seja o principal e está longe se ser, mais eu acho que tem que ser bem ensaiado sim, com muito capricho e amor. A minha intenção principal e levar as pessoas a adorarem á DEUS, e através das letras dos hinos levarem algo para suas vidas.
      Fiquei triste sim, pois a maioria dos cristãos gostam disso, e isso pra eles é unção, infelizmente!

      Curtir

      • Paulo Cesar disse:

        Aline, tem muita gente equivocada, muita gente falando do que não sabe nem entende. Aquilo que mais faz barulho pode ter um grande vazio por dentro. Não se deixe inferiorizar diante destas coisas. Procure exaltar a Deus com a sua vida e o seu serviço para Ele. Não se abale com a forma como as pessoas te julgarem. O homem vê o exterior, mas o Senhor vê o coração. Dê o melhor para Ele e peça a Ele que te ajude a fazer o que você faz da forma mais profunda possível. Perto está o Senhor de todos os que o invocam em verdade. O Dia de Deus mostrará as obras de cada um, quando for provada pelo fogo. Peça ao Senhor que te ajude a produzir obras que o fogo não destruirá, pois assim você receberá a recompensa que Ele prometeu a todos os que O amam.
        Que Ele continue te conduzindo para o céu e que mostra o céu na terra através da sua vida.
        Paulo

        Curtir

      • Paulo Cesar disse:

        Aline, tem muita gente equivocada, muita gente falando do que não sabe nem entende. Aquilo que mais faz barulho pode ter um grande vazio por dentro. Não se deixe inferiorizar diante destas coisas. Procure exaltar a Deus com a sua vida e o seu serviço para Ele. Não se abale com a forma como as pessoas te julgarem. O homem vê o exterior, mas o Senhor vê o coração. Dê o melhor para Ele e peça a Ele que te ajude a fazer o que você faz da forma mais profunda possível. Perto está o Senhor de todos os que o invocam em verdade. O Dia de Deus mostrará as obras de cada um, quando for provada pelo fogo. Peça ao Senhor que te ajude a produzir obras que o fogo não destruirá, pois assim você receberá a recompensa que Ele prometeu a todos os que O amam.
        Que Ele continue te conduzindo para o céu e que mostre o céu na terra através da sua vida.
        Paulo

        Curtir

  2. JANICE disse:

    E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.” (IJo 2.20)
    A unção é o próprio Espírito Santo. É o Espírito Santo em nossas vidas que faz a diferença, aquele que tem o Espírito de Deus tem a unção de Deus.
    “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória.” Is. 61.1,2,3
    A unção em nós faz tudo isso e muito mais!!!!
    Deus os abençõe.

    Curtir

  3. Pr. Guedes disse:

    Prezado Pr. Alex,

    Desculpe não ter frequentado o forum antes, mas viajei nesse feriado prolongado e a internet do meu sobrinho no interior era precária: lenta demais.

    Quanto ao assunto, tenho a dizer que unção é capacitação espiritual. Trata-se da intervenção e sobrenaturalidade divina que traz bons frutos para o Reino de Deus, como salvação, transformação, cura e libertação. Unção traz poder e autoridade, traz milagres e está apta a dar ousadia aos mais tímidos dos homens. Unção habilita e dá destreza para o mais desqualificado e intrepidez para o mais inerte dos cristãos. Unção faz toda a diferença na vida de um cristão.

    Forte Abraço.
    No Amor de Cristo!

    Curtir

    • Pastor Guedes, muito me alegra a sua presença e seu comentário. Esta semana, eu também estive viajando.

      Concordo plenamente com sua exposição e com a da Miss Janice acima.

      Só me perdoem se eu levanto, diante do exposto acima por vcs, mais uma questão pertinente: Como reconhecer a UNÇÃO, na vida das pessoas e em um culto?? Levanto esta questão, pois pode ser a dúvida de muitos!! Será que é possivel julgar a UNÇÃO/CAPACITAÇÃO, pelo número de milagres que acontecem??

      Espero a contribuição de mais pessoas!! Obrigado pela visita!!

      Deus vos abençõe!!

      Curtir

      • Deyvid disse:

        creio q niquem tem unção pois niquem tem esse poder se não vim de uma fonte que venha ser do próprio cristo, acho que as pessoas adquiri no caminha cristã técnicas de palestrantes muito boas quem canta e faz as pessoas chorarem ele também tem suas experiencias pessoas, assim como quem da palestras boas e como quem prega para mim o poder vem da palavra pois a palavras de Deus tem o poder de transforma e curar a cara palestra muito bem ainda com o poder da palavra acontecera o mover espiritual de Deus honrando a sua palavra assim também o cantor que canta bem a palavra de Deus, mas tem aqueles que nem sabe louvar tao bem mas tem fé e tem resposta em cima da palavra de Deus amem

        Curtir

  4. REINALDO disse:

    BOA SEMANA A TODOS EM UM CONGRESSO PARTICIPEI COM UM PASTOR PRESBITERIANO MAIS DE 40 ANOS DE PASTORADO E ELE CONTOU A SEGUINTE HISTORIA.

    DOIS AMIGOS DIVIDIA O MESMO QUARTO SO QUE UM UM ERA MAIS LETRADO QUE O OUTRO, E TODO DIA AQUELE IRMÃO SIMPLES ORAVA PEDINDO UNÇÃO E O ESTUDADO ESTAVA SE CANSANDO DESTA ORAÇÃO . E PERGUNTOU COM MUITA VEEMENCIA VC SABE O QUE É UNÇÃO O SIMPLES RAPAZ OLHOU PARA ELE
    E DISSE EU SEI DE UMA COISA É ALGO QUE EU E VC NÃO TEMOS E PRECISAMOS PEDIR PARA QUE DEUS POSSA NOS DAR.
    QUE NOS POSSAMOS BUSCAR EM DEUS UNÇÃO É ENTRE DIVERSAS AFIRMAÇÕES É SER SENCIVEL PARA OUVIR DEUS.

    Curtir

  5. JANICE disse:

    Será que é possivel julgar a UNÇÃO/CAPACITAÇÃO, pelo número de milagres que acontecem??
    Não. o fato de muitos milagres não quer dizer que se tem “muita”unção ou vice-versa.

    SE EU TENHO O ESPIRITO SANTO…EU TENHO UNÇÃO!
    SE EU TENHO UNÇÃO… OS FRUTOS DO ESPIRITO SANTO TEM QUE SER PRODUZIDOS EM MINHA VIDA.
    ENTENDO QUE NO NOME DE JESUS SE FAZ MUITOS MILAGRES, MAS OS FRUTOS DO ESPIRITO ( amor, alegria,paz,paciência, gentileza,bondade,fé, mansidão, temperança)SÓ SÃO PRODUZIDOS MEDIANTE UMA VIDA DE ENTREGA E SUBMISSÃO A DEUS(SE O ESPIRITO SANTO HABITA EM MIM OS FRUTOS SERÃO NOTÓRIOS).
    Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
    Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. ( Mt 7, 15-23)

    Curtir

    • Pr Reinaldo, meu Pastor!! Obrigado pela visita e muitos mais pelo comentário que, com certeza, enriqueceu-nos. Realmente, falamos mais do que temos Unção!

      Miss Janice, seus comentários estão cada vez melhor, típicos de “mulheres sábias…”. Mais uma vez, falou e disse!! Aquele que diz ter UNÇÃO, tem que ter o fruto do Espírito, e os frutos da sua Fé.

      O Senhor JEsus certa vez disse: “A sabedoria é justificada pelas suas obras”. Em Jesus, o fruto do Espírito, fruto da Fé, Caráter Cristão, Poder de Deus, Humildade e outras centenas de qualidades, andavam juntos, lado-a-lado, pelo que, sabemos: ELE TINHA E VIVIA NA UNÇÃO!

      Gostaria de mais opiniões!! Deus abençõe a todos!!

      em Cristo,

      PR Alex.

      Curtir

  6. Larissa disse:

    A Paz a todos,

    Segundo alguns versículos da Bíblia unção é:

    1) A CAPACIDADE SOBRENATURAL DADA POR DEUS PARA QUE POSSAMOS DESEMPENHAR ALGO (AT 1:8 – 2:1-4).

    2) SÍMBOLO DA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO, QUE NOS GUARDA, NOS INSTRUI EM TODAS OS CAMINHOS QUE DEVEMOS ANDAR, PARA O APERFEIÇOAMENTO DO NOSSO PRÓPRIO MINISTÉRIO (JO 1:32, 33 – 1 JO 2:27).

    3) TRAZ CONHECIMENTO, SABEDORIA, CAPACITAÇÃO SOBRENATURAL PARA A OBRA DE DEUS (ANUNCIAR O EVANGELHO COM ALEGRIA, PODER, AUTORIDADE, MANIFESTAÇÃO DE CURA, ETC) (AT 4:29-31).

    4) FAZ SEPARAÇÃO, MARCA ESPIRITUAL QUE TRAZ CONSEQÜÊNCIAS NO MUNDO FÍSICO (LC 24:49 – EF 1:13 – 4:30).

    5) PODER DO ESPÍRITO SANTO CAPAZ DE DESTRUIR TODO TIPO DE AMARRA ESPIRITUAL, TRAZENDO LIBERDADE E PODER PARA QUEM RECEBE – (IS 10:27).

    Resumindo, unção é a ação do Espirito Santo em nossas vidas. nos transformando, nos aperfeiçoando e nos revestindo de poder.

    Que Deus abençõe a todos grandemente!!!

    Larissa

    Curtir

    • Larissa a paz do Senhor!!

      Agradeço a sua presença no fórum e mais ainda a sua contribuição em forma de comentário. Tenho certeza que os comentários/exposição de cada um aqui contribuirá para o enriquecimento e o esclarecimento de muitos que por aqui passarem. Lhe agradeço! Deus abençõe!

      em Cristo,

      Pr Alex.

      Curtir

  7. Renecleia BIspo disse:

    Pr Alex, eu amo,louvar a Deus, amo mais que tudo, qdo faço, faço com amor, sinto que meu coração vai explodir, mas nao sou cantora, meu pastor sempre me da oportunidade na igreja onde congrego e já vieram me falar que qdo eu louvo vem de dentro o louvor, Deus me deu a liderança no grupo de louvor, estou mto feliz, mas sei que minha voz não ajuda muito! Quero saber se eu mesmo sem não cantar tão bem, posso receber de Deus esse presente, e louvar melhor p Deus? Peço mto a Deus capacitação e unção em minhas orações, estou fazendo certo?

    Curtir

    • Renecleia, a paz!

      VC está no caminho correto. Para Deus não importa tanto a técnica, como um coração quebrantado em adoração. todavia, uma vez que nos propormos a fazer algo para Deus, ainda mais no seu caso que é a lider, precisamos buscar a excelência sempre. Deus te ajudará na medida em que vc se dedica a Ele com coração quebrantado e dependente. Temos vários exemplos na Bíblia onde vemos Deus Capacitando alguém a fazer algo; e de fato, a palavra ungido (unção) na bíblia dá a entender sobre uma pessoa que foi capacitada sobrenaturalmente para realizar uma missão/serviço. Reitero ainda que, devemos não só ter a unção e usá-la, mas, também deixar que ela (a unção/poder) TRANSFORME A NOSSA VIDA. Assim ela cumprirá verdadeiramente o propósito para qual ela nos é enviada!!

      Que Deus, em Cristo, te conduza em triunfo sempre!!

      Obrigado por sua participação, volte sempre!

      Em Cristo,
      Pr Alex.

      Curtir

  8. Mauricio Alves de Oliveira disse:

    A unção se manifesta em mim através de arrepio onde sinto uma presença,uma felicidade,um gozo,uma riqueza sem igual do Espírito Santo em minha vida.Fico sempre na espectativa de receber o arrepio da unção que sei ser Deus em mim quando digo ou penso algo maravilhoso a respeito das coisas sagradas.

    Curtir

  9. Paulo Cesar disse:

    O QUE É UNÇÃO?
    Frequentemente, ouve-se alguém dizer a respeito de tal e tal pessoa: “Fulano tem uma unção! Quando ele prega, a gente sente a presença de Deus!” ou “Beltrano (a), quando canta, a gente chega a arrepiar tamanha a unção na vida dele (ou dela)”.
    Sem querer menosprezar a opinião de ninguém, não querendo, portanto, me sobrepor a quem quer que seja, gostaria de expor, em poucas linhas – se conseguir – a minha concepção a respeito deste assunto que, acho, pode despertar algumas mentes para olhar para uma outra direção e pensar em outras possibilidades.
    Pensemos o seguinte: a nossa questão é com o Novo Testamento. Vamos falar de doutrina, de ensino, de um padrão de conduta e de pensamento. Vejo, principalmente, as cartas de Paulo e as chamadas Gerais ou Universais, como bases seguras para o nosso norteamento. Lembremo-nos de que em Atos 2.42 Lucas diz que os discípulos perseveravam na doutrina dos apóstolos.
    O Antigo Testamento era, digamos, um “ministério”. Isso nós vemos em 2Coríntios 3.12 em diante. Um ministério que já não tem a ver com um outro ministério, ao qual Paulo chama de “ministério do Espírito” (v. 8). Reparemos que há uma contraposição, se posso falar assim. Ou um ministério que cedeu lugar a outro. Hebreus diz que “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas” (8.6). Dá pra perceber com clareza que vivemos numa outra condição. Paulo diz: “…pois não estais debaixo da lei, e sim da graça” (Romanos 6.14).
    Seguindo esta lógica, vamos tentar, a partir de então, responder a pergunta que encima esta “breve” reflexão.
    No NT, a palavra “unção” (no grego chrisma) só aparece três vezes (1João 2.20, 27); a palavra “ungir” (chrío) aparece cinco vezes (Lucas 4.18; Atos. 4.27; 20.38; 2 Coríntios 1.21; Hebreus 1.9). Já o adjetivo christós (Cristo ou ungido) ocorre mais de 500 vezes, em diversas referências, como em Mateus 1.1 e Apocalipse 22.21.
    Em 1João, o autor diz que a unção nos ensina a respeito de todas as coisas. Logo, pela personificação que João faz da unção, deduzimos que esta unção pode não ser uma coisa, uma força, uma emanação, uma irradiação, um poder, uma energia. Digo “pode” porque há, nas Escrituras, vezes em que coisas são personificadas, fazendo-se uso de uma linguagem poética ou recurso literário: “As pedras clamarão”, por exemplo.
    Ainda prosseguindo, João diz que a unção, que pode não ser uma coisa, nos ensina. Ora, quando Jesus falou a respeito de Sua partida, disse que deixaria um Substituto, o Espírito Santo, que, segundo João 14.26, “…vos ENSINARÁ TODAS AS COISAS…”. A partir daí, a coisa (o assunto) fica mais fácil de ser entendida. Então João estava usando a palavra “unção” para referir-se ao Espírito Santo, que nos ensina todas as coisas. Pedro, em Atos 10.38, disse que Jesus foi ungido “com o Espírito e poder”. O poder vem do Espírito (Atos 1.8; Efésios 3.16 e outros). O Espírito pode ser chamado de “o poder de Deus”? Pode, desde que a gente não confunda as coisas.
    A unção então é o Espírito de Deus, simplesmente. Então, quem teria essa unção? Pelas Escrituras, todos os que são de Cristo a têm: “Se alguém não tem o Espírito de Cristo [que é a unção] , esse tal não é dele” (Romanos 8.9). Vejam que não estamos tratando do assunto “batismo” com ou no Espírito Santo. Mas, por esta concepção, se o batismo é o recebimento da unção, então todos os que são de Cristo e que, portanto, têm o Espírito, que é a unção, foram batizados com ou nesse Espírito – foram ungidos.
    Não existe no NT outra “coisa” que se chame por unção a não ser o Espírito Santo, com exceção da unção com óleo de Tiago 5.14 e alguns outros textos que se refiram a essa mesma prática.
    Há, no NT, o que Paulo chama de dons do Espírito ou manifestações do Espírito (1Coríntios 12). Os dons ou manifestações do Espírito não são “unções”. São ações distintas do Espírito, através daqueles em quem Ele habita e a quem Ele governa, para atender a certas necessidades do Corpo de Cristo ou propósitos específicos de Deus: “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso” (1Coríntios 12.7). Percebamos que o que estamos fazendo é simplesmente o uso das Escrituras, tentando nos salvaguardar de qualquer raciocínio que nos afaste desta simplicidade. A forma como o Espírito atuava no Antigo Testamento não deve ser a base para a nossa compreensão de como Ele agora atua na Igreja. É o mesmo Espírito, mas age de uma outra maneira atualmente na Igreja e através dela.
    Os dons, a personalidade, as capacidades naturais ou talentos interpenetram-se e podem causar confusão na mente de muitos que não procuram compreender as Escrituras, a fim de terem um padrão de avaliação a respeito de tudo o que se vê, se ouve e se fala.
    A “unção” na vida de alguém a quem Deus possa estar usando nada mais é do que o Espírito agindo a partir de um ou mais dons que ele recebeu. Ninguém é mais ungido do que ninguém. O que ocorre é o seguinte: quanto mais a pessoa cultiva ou reaviva esse dom pela oração e consagração, mais evidente esse dom se torna e mais efeitos ele produz. Não nos esquecendo, entretanto, que quem opera é o Espírito e não o dom (1Coríntios 12.6).
    Arrepios, lágrimas, emoções etc também têm o seu lugar nos estádios de futebol, nos bailes e discotecas, diante de cenas ou sons que estimulem estas coisas, bem como em centros espíritas e em reuniões ou cultos esotéricos. Logo, não devem ser aferidores de uma possível manifestação da “unção” na vida de alguém. Nem sempre vamos sentir qualquer coisa num momento em que Deus esteja agindo em um lugar ou através da vida de alguém: “O justo viverá pela fé”.
    Por enquanto, é só.
    Paulo

    Curtir

  10. Paulo Cesar disse:

    Facebook e Igreja Evangélica Congregacional de São Mateus ES (Facebook)

    Curtir

  11. Deyvid disse:

    A unção não esta em niquem está no poder da palavra de Deus, pois Deus zela por sua palavra, misturando cantar bem palestrar bem com a Fe e o poder da palavra, Deus se manifesta com resposta ate quem não canta bem, mas tem sinceridade e tem Fe e canta com o espirito firme na palavra tem resposta e com certeza vai refrete no seu dia dia

    Curtir

Participe deixando um comentário!

