Oposição, rejeição e perseguição – Parte II

Oposição, Rejeição, Perseguição – Parte II

Por Pr. Alex Oliveira

 

O que vemos, hoje, aqui no Brasil? Apenas uma leve oposição e rejeição. Mas perseguição? Definitivamente não!  Não em vista da perseguição que a Igreja Primitiva sofria; não em vista da perseguição que os cristãos (Verdadeiros) sofreram na Idade das Trevas e na época da “Santa” Inquisição! Comparada aquela, a perseguição de hoje, no Brasil, é apenas uma Leeeve oposição.  


Falei no artigo anterior (Clique aqui para ler) que quanto mais era perseguida, mais a Igreja primitiva crescia. Mas por quê crescia? (i) porque pela perseguição os cristãos fugiam para outras regiões e nestas regiões pregavam o evangelho. (ii) O homem e a mulher cheios do Espírito Santo, são sinônimos de ousadia e intrepidez, por isso pregavam o evangelho, mesmo com risco de perderem a vida. E por fim (iii), quando se tem esperança em Cristo e quando se sabe para onde vai, depois da morte, não há o que temer. O Cristão sabe que “o viver para ele é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 1.21).

Vivemos uma vida desregrada, sem valor, acomodada. Sinceramente sou agradecido a Deus por tudo que tem me proporcionado, por viver no tempo que se chama hoje; pelo Brasil. Mas, tenho vergonha de ver e viver em meio a um povo (Evangélico ou não) que não dá valor ao evangelho, a Deus. Que vive um cristianismo sem Cristo. Que não aproveita a oportunidade de vivermos em um país livre, abençoado (apesar de tudo) como é o Brasil.

Entendo que esta situação se dá porque “o que os olhos não vêem o coração não sente”! E acho que, só é vivido um oba-oba, uma indiferença, um relaxamento espiritual, hoje, porque “não há” (entre aspas) porque ou por quem lutar! Não damos valor ao que nada nos custa! Em outras palavras, daremos valor ao evangelho, a Cristo, quando, seguindo-o, corrermos o risco de perder vida.

Todavia, digo categoricamente, esta calmaria vai passar! Registre isto! Não quero, contudo, que você pense que eu estou tendo ou tenho uma visão pessimista da vida ou do futuro; quero apenas me basear na palavra de Deus, e é o que vou fazer agora!

Pois bem! Que Jesus está voltando e que os sinais estão se cumprindo a risca, todo mundo sabe (ou quase todo). Se isto é verdade, pergunto: Por que nos parece que a Igreja (as pessoas) não está se preparando? Tenho a resposta: Porque muitos estão despercebidos, ou melhor ( ou seria pior?), porque muitos perderam o Temor do Senhor, tendo sido os seus corações endurecidos pelo pecado.

Na primeira parte deste artigo, eu coloquei uma passagem em que Jesus declarava que “seriamos odiados de todos por causa de seu nome e que nós não éramos maiores do que Ele; portanto, se o perseguiram, com certeza, nos perseguiriam também. E se chamaram belzebu aquele que é Senhor e Mestre, imagina do que nos chamariam? (Conferir Mateus 10).

Fico um tanto preocupado, pois me parece que estamos amando e sendo amados pelo mundo (ler Tiago 4.4). Parece-me que estamos fazendo do mundo um lar maravilhoso e belo; situação totalmente contrária a que Jesus no preveniu: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois deste mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia” (João 15.18,19). Não combinamos com o mundo; somos como água e óleo! (entenda: mundo, como o sistema pecaminoso, corrupto, caído moralmente, que é contra os princípios da palavra de Deus e contra o próprio Deus).

Analisemos João 16.33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Quando pregamos e falamos desta passagem, somos tendenciosos a pregar somente metade dela. Extraímos dela só o que nos é conveniente.

Mas a paz de Jesus, que excede todo entendimento, não significa ausência de; mas, sim, apesar de: perturbações e aflições! E continuando, pergunto: Em que, ou em meio a que, circunstâncias, Jesus venceu o mundo? Seria apenas em meio às dificuldades da vida, que costumamos falar e passar? Claramente não! Quando o Senhor disse: “eu venci o mundo”, queria dizer que: apesar do assédio do pecado, não caiu nele. E apesar da oposição, da rejeição e da perseguição, que resultariam (a seguir) na sua morte, Ele venceu. A sua vitória seria consumada plenamente, pouco tempo depois de proferir essas palavras, quando Ressuscitou dos mortos.    

Para todo aquele que decide seguir a Cristo, pregar sua palavra, viver em santidade pela mesma palavra, terá a paz de Cristo, a vida eterna no futuro, galardão; mas, também, espere: oposição, rejeição e perseguição, como ele mesmo sofreu. A bíblia nos previne acerca disto, vejamos Zacarias 13.9: “E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus”. Que provação é essa, se não, a oposição, rejeição e perseguição, incluindo-se nisto: Morte, assasinato, terrores e torturas? Sei, contudo, que esta passagem (poderia alguém alegar) se refere aos Judeus. Mas, esta provação não é exclusiva do povo judeu nestes últimos dias. Longe de se debater as posições e escolas de interpretações; se a igreja vai ser arrebatada antes, no meio ou depois da Grande Tribulação (apesar de eu crer que antes); o fato é que, a Bíblia declara, não somente uma “grande perseguição” durante o período de Tribulação; mas, também, antes dela, no “princípio da Dores”. O Evangelho de Mateus 24.6-14 descreve estas “dores de parto”. Vejamos (dispensa comentários):

Verso 6 => “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim”.

Verso 7 => “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares”.

Verso 8 => “Mas todas estas coisas são o princípio”.

Verso 9  => “Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome”.

Verso 10 => “Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão”.

Verso 11 => “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos”.

Verso 12 => “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”.

Verso 13 => “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”.

Verso 14 => “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”.

Em tempos de “princípio das Dores” é sempre bom relembrarmos os ensinamentos de Jesus na parábola do Semeador, Lucas 8.11-14: “Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus… E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da PROVAÇÃO se desviam; E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e RIQUEZAS e DELEITES da vida, e não dão fruto com perfeição…

É interessante notar que a tribulação, provação, perseguição, tem duas faces: Para uns salvação; para outros, perdição. Enquanto que em uns se cumpre a palavra do Semeador: “ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da PROVAÇÃO se desviam…são sufocados com… RIQUEZAS e DELEITES da vida…”. Em outros, se cumpre o que aconteceu a Davi: “Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a sua palavra”.

Na verdade este é o intuito da provação: Que sejamos aprovados. Todavia, nem todos estão realmente firmados, a ponto de, aguentarem a provação,e após ela, ser corroborado e firmado, e assim: APROVADO.

Não me estranhará se nestes dias, aqui no Brasil, bem como em todo o mundo, desencadear-se uma oposição, rejeição e perseguição, sem precedentes; principalmente quanto mais perto estiver o fim da Grande Comissão, quanto mais próximo estiver o dia em que: “todo joelho se dobrará, e toda língua confessará: que JESUS CRISTO É O SENHOR…”. Quantos de nós aguentaríamos? Quantos de nós permaceciriamos?

Contudo, por fim, resta-nos um consolo (Mateus 10.28-33): “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma [e a nossa fé]; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por um centavo? E nenhum deles caorá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós doque muitos passarinhos.”  [a ênfase é minha].

Que este artigo sirva de alerta e despertamento para mim e para sua vida!

Que Deus, em Cristo Jesus, e o Espírito Santo vos supram em todas as coisas!

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Oposição, rejeição e perseguição – Parte II

  1. Guerreiros disse:

    Seja bem vindo a UBE
    falo em nome do blog Guerreiros AVIVA gostaria de fazer parceria com você para que a palavra do Senhor se propague cada vez mais através de blogs abençoados como o seu
    siga o nosso blog http://jcbguerreiros.blogspot.com/ e saiba mais
    te seguiremos de volta

    Curtir

    • Prezado Guerreiros,

      Saiba que é um prazer ter a sua visita e o seu comentário aqui neste blog. Já estou lhe seguindo. Sinta-se a vontade para ler, pesquisar, comentar e divulgar. Deus lhe abençõe!

      em Cristo,

      Pr Alex Oliveira.

      Curtir

  2. disse:

    Viver Cristo hoje é diferente do vivê-lo nos primórdios, a que já nos referimos. Hoje, ser cristão, confessar o nome de Jesus é coisa simples e fácil. O nome de Jesus está em todo lugar (em camisas esportivas, em letreiros nos automóveis, em souvenirs) O inimigo não usa mais o martírio contra cristãos. Não os trucida, não os leva às fogueiras, não os atira às feras e aos gladiadores do Coliseu, O tentador mudou de tática: nada de mortes, sofrimentos, ameaças externas.

    Gostei do blog, mas como faço pra ser seguidora? Paz!

    Curtir

    • É verdade Rô, hoje as táticas mudaram um pouco, nós temos, a superficialidade a indiferença, a hipocrisia. Hoje, vêmos verdadeiros zumbis espirituais como diz apocalipse 3.1 “conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estas morto”. Rô, creio que, não como antes, mas, que virá, ainda, uma oposição, rejeição e perseguição contra a igreja do Senhor por esses dias, isso garanto, virá!! Gostei muito do seu blog, e mais ainda da sua visita, fique sempre a vontade! Aqui no wordpress não tem como colocar seguidores. Estou tentando arrumar uma forma de colocar aqui no wordpress meus seguidores, mas ainda não consegui, ehheh. Mas ficarei feliz, se colocares no seu “Favoritos”. O teu blog já está no meu! Fique com Deus e que Ele supra todas a vossa necessidade!

      em Cristo,

      Pr Alex Oliveira.

      Curtir

  3. ALBERTO COUTO FILHO disse:

    Amado Alex,

    Eis-me aqui.
    Alguem escreveu por ai, na blogosfera, Lula SODOMA e Dilma GOMORRA. Concordei, plenamente, em termos de prenúncio do fim.
    Outro alguem comparou o hodierno momento dos cristãos ao início da história da Alemanha de Hitler, aludindo, posteriormente, à perseguição e à eliminação dos judeus. Concordei, também, em razão da persequição que, à sorrelfa, já está ocorrendo.
    Resta-nos a oração e a certeza de que o nosso Deus está conosco, como sempre esteve, conforme asseverou àqueles 12, nos primórdios do IDE.
    Seu conservo em Cristo

    Curtir

    • Irmão Alberto, sobre suas primeiras palavras: Seria cômico, se não fosse trágico!! Concordo com você em tudo que disseste. Resta-nos estar firmado na rocha, pois para aquele que sabe para onde vai, não há nada a temer! Como disse o apóstolo Paulo:

      “o viver é Cristo e o morrer é lucro”.

      grande abraço.

      em Cristo.

      Curtir

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s