Todo nosso ser para Cristo: espirito, alma e corpo – Parte II

Todo nosso ser para Cristo: espírito, alma e corpo – Parte II

Por Pr. Alex Oliveira

Clique aqui para ler a Parte I…

Ao meu ver, uma das coisas mais importante, neste últimos dias, é o discernimento espiritual e o discernimento de espíritos. Se assim não for, estaremos a lutar como que no escuro. Muitas vezes sofreremos, ou sofreremos ataques do inimigo sem saber como ou o por quê.  

Não obstante a isto, a Graça de Deus, propõe para nós, para o homem – muitas vezes inconsequente: a salvação, a libertação, a Proteção e/ou uma nova chance!

O homem perdido, sem perspectiva futura, pela Graça de Deus, por meio da fé em Cristo, encontra a esperança, a regeneração de todo o seu ser. Comumente falando, Graça significa: Favor imerecido (de Deus). Não há uma obrigação de Deus, para dar ou manifestar esta Graça ao homem; e não há nada que este homem possa fazer para merecê-la; ele simplesmente não merece! Mas pelo grande amor de Deus pelos homens (conferir João 3.16) ele a concede.

O que devemos fazer?

Tão somente aceitar, pela fé, esta Graça. Mas, não somente isto! também, viver nesta Graça!

No versículo: “e todo o vosso espírito, alma e corpo… ”; vemos que:

  • A regeneração do nosso espírito, significa vida com Deus (antes estava morto por estar afastado de Deus); significa comunhão com criador. Podemos afirmar que o espírito é a parte imaterial do ser humano que entra em contato com Deus. Assim como o corpo é um veículo por onde se manifesta nossos desejos, emoções, por onde exteriorizamos o nosso ser; tal é o espirito quando se manifesta a nossa alma em desejo de comunhão com o Criador. Muitas vezes se confunde/relaciona com alma.

 

  • A salvação da alma significa a regeneração, a libertação do nosso ser, visto que não temos uma alma… Nós ‘somos’ uma alma vivente (Cf. Gênesis 2.7).  Significa a libertação da escravidão do pecado. Na alma fica a sede das emoções, vontades, decisões, enfim… a personalidade.

 

  • Salvação do corpo físico significa a regeneração do mesmo, ao estado de templo do Espírito Santo. Sofremos, no corpo, a conseqüência do pecado: a Morte física, a degeneração, as doenças. Uma das promessas de Deus, que o apóstolo Paulo declara, é que o nosso corpo físico, na volta do Senhor Jesus, passará por uma transformação, tal como o corpo do Senhor Jesus passou. (2 Coríntios15.20-55)

 

Nota: Como disse anteriormente, não está sendo discutida aqui a constituição do homem; se é dividido ou não; se é uma Tricotomia ou Dicotomia etc. Você é livre para crer em uma ou outra corrente de interpretação; assim como eu também. Mantenha, porém, em sua mente a mensagem do texto, que creio eu, está bem clara: A santificação da totalidade do ser, e sua preservação até a volta de Cristo e, também, A suficiência da Graça de Deus para solucionar nossos problemas, seja de que ordem for.  

Outro fato importante que eu gostaria de salientar, é que Paulo declara: “e TODO vosso…”. Isto quer dizer que não somente “o espírito, a alma e o corpo”, mas repare a ênfase: “ e TODO vosso…”; ou seja, a obra completa… 100% do espírito, alma e corpo. Os benefícios da Graça de Deus são ilimitados! Nós que, na nossa limitação, limitamos o poder e a Graça de Deus.

O fato de ninguém, talvez, ter alcançado esse 100%, não significa que não seja alcançável ou que não devamos buscá-lo. Se ninguém conseguiu, só constata que a limitação está em nós, e não na ilimitada Graça e poder de Deus!

Por fim, sabemos que podemos recorrer a graça de Deus em qualquer circunstância que passemos, e isto, em todas as áreas do nosso ser; Outrossim, precisamos e devemos conservar todo o nosso ser, íntegro, irrepreensível, até a volta de nosso Senhor Jesus Cristo. Que assim seja, Amém!

Que o Amor e a Graça de Deus Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo vos supram em todas as coisas!

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s