O Espírito de Deus se move – no Fim

O Espírito Santo se move – no Fim

Por Pr Alex Oliveira

Sabemos que uma das obras do Espírito Santo é convencer o homem do pecado e conduzi-lo ao arrependimento. Um homem (ou uma mulher) arrependido significa que ele reconheceu sua condição de pecador, de fraqueza moral, perante Deus. Arrependimento denota mudança de direção! Significa que a pessoa, uma vez reconhecida a sua condição, não deseja mais permanecer nela (na condição de pecado).

O convencimento é obra do Espírito Santo; o arrependimento é conseqüência do convencimento operado pelo mesmo Espírito. O arrependimento fala da atitude da pessoa em querer ser liberta da escravidão, da sua condição anterior. Quando se une a vontade de uma e o querer de outro, a conseqüência não é outra se não, a liberdade em Cristo Jesus.

Segue-se após o convencimento e ao arrependimento – a boa obra que o Senhor começou em nossas vidas – A Regeneração, o Aperfeiçoamento, a Santificação!

A dispensação da GRAÇA é o palco da maravilhosa atuação da pessoa do Espírito Santo, que a rege com maestria. É nitidamente nos últimos dias, iniciado com a manifestação do reino de Deus na terra, onde o vemos atuar com maior esmero, pois: “não quer que nenhum se perca, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3.9)

Nas já citadas obras acima, precisamos incluir um dos grandes desígnios do Santo Espírito: Trazer fome e sede de Deus as pessoas.

Desde que nos afastamos de Deus, nosso criador, nós seres humanos precisamos lidar com o grande vazio que ficou no nosso coração. É natural, mas anormal, que queiramos preencher esse nosso vazio com tantas coisas. Porém, é justamente aí que reside o problema… Muitos estão procurando preencher-se com tantas coisas que na verdade só vai aumentar o rombo! Estão procurando beber em águas que não matam a sede, e comendo pão que não saciam a fome; assim, muitos têm buscado nas drogas, vícios diversos, baladas, etc. Outros, simplesmente não sabem onde buscar e acabam buscando em qualquer lugar, como no ocultismo. A conseqüência disto é o afastamento, cada vez maior, não só de Deus, mas dos princípios e ideais de sua palavra, a Bíblia. Nada, absolutamente, vai nos preencher, senão a presença de Deus, senão a sua palavra e as virtudes contidas nela; não adianta projetar a nossa felicidade em coisas que não podem nos suprir; assim faz a mulher que procura o seu principe encantado, o homem que busca a mulher perfeita, os pais que projetam as melhores escolas, melhores carreiras para filhos e logo depois se decepcionam vendo o filho buscar outros caminhos; e assim, muitos outros exemplos.

A verdade é sempre a mesma, queremos preencher-nos com muitas coisas e queremos projetar, nos outros a nossa felicidade. Mas se assim for…  buscaremos obter tudo, mas, quando tivermos tudo, constataremos que não passamos “de miseráveis, pobres, cegos e nus” (Apocalipse 3.17). Constataremos como disse Salomão, em Eclesiastes: “Tudo é vaidade e correr atrás do vento”.

Muitos estão ignorando os constantes avisos e apelos do Espírito Santo. A Bíblia diz que “Ele convencerá o homem do pecado, da justiça e do juízo” (Estarei disponibilizando um estudo a respeito disto posteriormente); Do JUÍZO significa um tempo pré-determinado para o julgamento e o fim das coisas, o que não somente é CERTO, como é IMINENTE. Esse é o grande perigo para aquelas pessoas que vivem postergando o seu encontro com Deus, a salvação da sua alma. O que essas pessoas não se dão conta, é que estão privando o espírito delas mesmas, a algo que é tudo o que elas, no fundo, sempre ansiaram, mas não sabem conscientemente.

 O livro de Amós 8.11,12 diz: “Eis que vêm dias, diz o Senhor que enviarei fome e sede sobre a terra…”. A sede e a fome que o profeta inspirado por Deus fala, é uma sede e fome que eles não podiam mais saciar, pois haviam perdido a oportunidade; buscariam e buscariam, porém não encontrariam! Nestas palavras está a advertência de Deus a nós. Haverá um tempo em que as pessoas quererão buscar a Deus e as suas palavras, mas não encontrarão!

O Espírito Santo mais do que em todos os tempos, mais do que tudo, deseja levar-nos regenerados, santificados e glorificados a presença de Deus; como disse anteriormente: “não quer que nenhum se perca, mas que todos cheguem ao arrependimento”. Um dia, infelizmente, ou felizmente, depende do ponto de vista; as portas da Graça vai se fechar!

Se hoje, ouvires a voz do Espírito Santo, não endureçais o vosso coração

O Espírito te chama, HOJE! Pode ser no início, no meio, ou mesmo no fim da sua vida! Mas Ele te chama HOJE!

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55.6)

Leia também: Joel 2.28-32; Apocalipse 22.16,17.

Leia os outros Artigos desta série: O Espírito de Deus se move – no Princípio; e O Espírito de Deus se move – no Meio

Esse post foi publicado em Esboços de Pregações e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s