Sonhando os sonhos de Deus!

Vale a pena conferir este belíssimo estudo da palavra de Deus. Sonhando os Sonhos de Deus!


Por Pr Alex Oliveira

Sonhar é o primeiro grande passo para a realização dos nossos projetos. Só alcança a realização dos seus sonhos, quem no passado, ou no presente, permitiu-se sonhar, projetar os seus sonhos. Isso mesmo, eu disse: “permitiu-se”! Há pessoas que não tem coragem de sonhar, com medo do que vai acontecer no decurso do tempo; ou com medo de se frustrarem.

O que disse acima é tão verdadeiro, que é digno de repetição: “Só alcança a realização dos seus sonhos, quem no passado, ou no presente, permitiu-se sonhar, projetar os seus sonhos”. Em outras palavras, quem não sonha, não realiza! Como diria o velho ditado, com algumas alterações (quem não arrisca não petisca).

Ninguém acredita nos seus sonhos mais do que você. A propósito, acreditar é um fator determinante para a realização de um sonho. Não basta apenas sonhar. Temos que acreditar que é possível alcançar!

Conhecemos, com certeza, algumas pessoas do nosso convívio, que alcançaram os seus objetivos; e com certeza, também, conhecemos outras que não chegaram a atingir, por qualquer que seja a razão, os seus objetivos.

Por que as coisas não acontecem, muitas vezes, a nossa maneira? Porque são frustrados, alguns dos nossos sonhos? (ex.: Moisés, Abraão, Davi, etc.)

Não gostaria de deter-me na parte negativa dos sonhos, mas, na parte positiva dele, ou seja, como realizá-los a luz da palavra de Deus. Temos que, primeiro, partir do pressuposto, de que Deus pode e vai frustrar certos planos nossos. Quem conhece as Escrituras Sagradas sabe de algumas histórias de homens e mulheres, aos quais, Deus frustrou-lhes os sonhos e planos; ex: Moisés fora criado para ser, pelo menos, o segundo faraó. Abraão tinha sua vida em Ur dos caldeus, Deus, porém lhes chamou para uma terra distante. Davi intentou edificar um templo em honra ao nome do Senhor, mas este frustrou os planos daquele. E muitos outros exemplos. Mas… O porquê de ser assim?

Seria Deus, um ser sádico? Não! Tem prazer nos sofrimentos de suas criaturas? Definitivamente não! As ações de Deus são baseadas em seus atributos: Soberania, Onisciência, Amor, Misericórdia etc. Ele enxerga além! Não somente o que vai acontecer de ruim, mas, também, o que de bom; e Ele sabe o que é melhor para nós. Por outro lado, nós, não sabemos o que vai acontecer a dez minutos a nossa frente; não sabemos o que há de acontecer de ruim ou de bom. E definitivamente não sabemos o que é melhor para nós. Portanto, nada mais justo do que deixar nossas vidas nas mãos daquele que é o nosso Senhor, e que é Soberano, Onisciente, que é Amor e Misericordioso.

O Senhor Jesus diz: “E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que estas nos céus?” Isto quer dizer: que Deus está interessado em nós, em nosso bem estar; só que tem coisas que Ele não pode nos conceder! Imagina se Deus concedesse tudo o que todas as pessoas pedissem no mundo? Imagina que Caos seria?

A passagem no livro de Tiago 4.1-3 reflete muito bem a situação de nós seres humanos em geral: “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.

Prosseguindo, vejamos o que o dicionário diz sobre Sonhar: é ter Sonho, Desejar muito. E diz mais sobre o que é sonho: É delirar, ilusão, fantasia, utopia.

Isto é o que podemos chamar de ‘Sonho Natural’, ou seja, a visão dos homens a respeito do Sonho. Porém, existe um tipo de sonho que é maior e melhor do que o Sonho Natural é o ‘SONHO DE DEUS’. Os Sonhos de Deus são projetos ou planos traçados para um futuro próximo ou futuro distante, para seus filhos.

Vejamos: Isaías 55.7-9

Assim como os caminhos e os pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos, assim, também, os Sonhos e projetos de Deus! E sobre os projetos e desígnios de Deus, o livro de JÓ 42.2 diz: “bem sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”.

Interessante! Os nossos planos podem não ser alcançados, nós podemos sair frustrados; mas, os planos de Deus não serão frustrados, de forma alguma!

O Que devemos fazer então?

Primeiro, julgo eu, precisamos nos colocar diante da presença de nosso Pai celeste. Apresentar-lhe nossos anseios, vontades, planos, desígnios etc. Mas Lembre-se: “Seja feita tua vontade, assim na terra, como no céu”. Pedir que cumpra em nós os seus planos, e nos conduza neles. Nesse momento precisamos, se necessário (eu sei que é difícil!!), abrir mão de nossos sonhos, para que o Senhor coloque os seus sonhos em nossos corações.

Não tenha medo do que vai acontecer, não tenha medo de sonhar e de planejar, de acreditar no que Deus colocou no teu coração. Igualmente, precisamos deixar-nos ser conduzidos pelo seu Espírito para não cairmos nas armadilhas do nosso coração.

Precisamos, também, compreender que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28). Não importa o que aconteça: “nenhum de seus planos podem ser frustrados”.

Tenha fé, acredite!

Vejamos o exemplo de um homem que sonhou os sonhos de Deus. São vários os homens, porém falaremos de apenas um. Deixarei por sua conta, o estudo da vida de outros homens e mulheres que também sonharam os sonhos de Deus.

José foi um desses homens de Deus que sonharam os Sonhos de Deus! (Gn 37)

• José teve um sonho. Não tinha medo de sonhar – vs 5
• Os seus irmãos não acreditaram no seu sonho. Não tinham visão. Tinham medo de Sonhar – vs 8,11
• Tentaram matar os sonhos de José – vs 18,19

Versus 20 – Podem as pessoas intentar contra ti e contra o teu sonho, mas aconteça o que acontecer, persevere, não perca o teu sonho de vista, pois Deus reverterá em bem todo o mal feito contra ti! Apesar de tudo o que passou José, acreditou no sonho de Deus para ele, e foi em busca dele. Uma das características de José é que ele aproveitava as oportunidades. Era um homem integro, honesto, temente a Deus e seus princípios. Estude novamente a história de José e verás.

Conclusão

Ao passo que os sonhos dos homens, os sonhos naturais são egoístas, egocêntricos; os sonhos de Deus não; Eles (os sonhos de Deus) não se referem só a um, não abençoa somente um, mas a todos! Através do sonho que Ele lhe deu, Deus realizará os sonhos dele em sua vida, e através da sua vida, os sonhos de outros. Foi assim na vida de Ana. Ela precisava de um filho, mas Deus precisava de alguém que fizesse a diferença naquela geração, precisava de um profeta, de um juiz. Deus precisava, através da sabedoria de José, abençoar várias nações e famílias, inclusive a sua; através dele, ficou um exemplo para a sua geração, de: Caráter e temor a Deus. Moisés tinha seus sonhos, porém, Deus tinha planos maiores para ele; foi o libertador dos Hebreus; foi o homem que falou face a face com Deus. E muitos outros!

Deus fez muito mais na vida desses homens (e através deles), do que eles poderiam imaginar; Ele fez muito mais do que eles, com suas próprias forças, poderiam fazer, por eles mesmos! Vale à pena sonhar os sonhos de Deus.

Esse post foi publicado em Estudos Bíblicos e marcado , , . Guardar link permanente.

39 respostas para Sonhando os sonhos de Deus!

  1. Anderson Oliveira disse:

    É BENÇÃO DE DEUS PR. ALEX, ESSE BLOG VAI ABENÇOAR MUITAS VIDAS PELO PODER DAS ESCRITURAS SAGRADAS. PASSARÁ OS CÉUS E A TERRA MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÁ DISSE O SENHOR JESUS. A PAZ……….

    Curtir

  2. Ligia disse:

    Precisa ler algo assim hoje… por um período deixei de sonhar e “hoje” voltei acreditar no tempo de DEUS, nada acontece por acaso e ninguém surge em nossas vidas por acaso… obrigada pelo blog, a cada leitura um aprendizado e mesmo longe fisicamente Alex suas palavras me ajudam… Amoooooo muitooo vcs podem acreditar… “Seja feita tua vontade, assim na terra, como no céu”

    Curtir

  3. Cecilia disse:

    Que benção!!! essas palavras vieram diretamente do trono de Deus para o meu coração! e tenho certeza que frutificará em varios outros corações! muitos obrigada pelo blog Pr Alex. A minha oração é que Deus continue te dando sabedoria, entendimento e que principalmente que a graça de Deus esteja sempre em tua vida! “clame a mim e responder-tiei coisas grandes e profundas que não sabes ” (jeremias 33.3)
    A paz!!

    Curtir

  4. jean disse:

    os sonhos de Deus é algo que só os filhos deles pdem compreender!!!!!!
    se vc é filho de Deus creia q ele é poderoso….. Amém
    Jean Barros…. Capitão Poço – PA, Brasil

    Curtir

  5. Menina carioca disse:

    Li e tive um só pensamento, preciso sonhar os sonhos de Deus na minha vida para que EU POSSA realizá-los. pOR MUITO TEMPO ACREDITEI QUE dEUS NAO ME ABENÇOOU PORQUE NAO QUIZ, POIS SEMPRE ENTREGUEI MEU MAIOR SONHO EM SUAS MÃOS E ATÉ HJ NÃO O REALIZEI, MAS ESPERO PODER RECEBÊ-LO NO SEU TEMPO POIS AGORA ACREDITO QUE NO TEMPO DE dEUS VAI SER MELHOR.

    Curtir

    • E com certeza a seu tempo receberás. Amém! Como diz um antigo corinho:

      “Vitória Deus dará a mim, eu sei! Se eu andar em sua luz… confiar só em JESUS. Vitória Deus dará a mim, eu sei…”

      Que Deus lhe abençõe!!

      Curtir

      • Renata disse:

        Deus lhe abençõe pela mensagem. Sei que veio direto do coração de Deus para os nossos corações. Há poucos dias tive a mesma revelação através do Espírito Santo. Devemos lançar mão de nossos sonhos para sonhar e permitir a concretização dos sonhos de Deus, que certamente são muito maiores que os nossos!!!

        Curtir

    • Pr. antônio a garcia disse:

      ola´graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo essa mensagem e muito edificante quero compartilhar uma experiência pessoal que tive com relação a sonhos meu grande sonho desde pequeno sempre foi em constituir uma família e comecei cedo sem experiência nenhuma a minha 1º tentativa foi frustada não tinha como eu não tinha a minima estrutura depois veio e segunda paixão ai eu falei agora vai depois de 12 anos os meus sonhos foram novamente frustados foi a maior decepção da minha vida nessa época eu já era cristão e por isso a minha frustração foi na minha opinião muito maior eu pensei poxa onde ta Deus que não ta vendo tudo isso depois de 2 anos praticamente sofrendo a dor da solidão eu apesar de ferido continuei acreditando no projeto de Deus chamado família até que em outubro de 2016 Deus resolveu me presentear e dentro de 3 meses Deus preparou a promessa dele pra minha vida como diz a palavra de Deus em jó 42,2 nenhum dos teus pensamentos podem ser frustados hoje estou casado feliz servindo a Deus i vivendo os sonhos de Deus

      Curtir

  6. Graziella disse:

    Amei esse texto,foi um dsipertar pra mim…

    Curtir

  7. Neide Teixeira ROcha disse:

    Pastor atraves do Encontro com Deus minha mãe ministra sonhos e achou tremendo essa sua ministração,que DEUS com sua poderosa Glória continue te usando.

    Curtir

  8. Marcio Pequeno disse:

    Que DEUS abençoe sua jornada nessa terra dos viventes
    Hoje será minha 1° vez que irei pregar em uma igreja e em nome de JESUS muitas e muitas outras virao pois este estudo me ajudou bastante…
    QUE O ESPIRITO DO SENHOR JESUS SEJA SOBRE O SR.PASTOR …

    Curtir

    • Olá Marcio, graça e paz de Cristo!

      Amém!! Todos nós tivemos nossa primeira vez! Espero que Deus tenha lhe usado grandemente. Concerteza muitas e muitas virão. Deus continue a abençoar-te!!

      “Aquele que ama a sabedoria/conhecimento, esta apega-se a ele”.

      Em Cristo,

      Pr Alex.

      Curtir

  9. muito edificante pastor… amei o texto vale a pena sonhar os sonhos de Deus…. a paz…

    Curtir

  10. MIRIAN disse:

    amei esse estudo pois sinto a chamada de Deus na minha vida mas devido as circunstâncias que estou passando pensei que tudo estava errado e Deus não tinha sonho ou projeto nenhum pra mim . volta minha alma a sonhar!

    Curtir

  11. Presb Marcelo disse:

    Revelou o que estava oculto e escondido. que Deus continue te usando.

    Curtir

  12. Daniel disse:

    Gostei muito do estudo ,muito edificante que o Eterno esteje sempre te iluminando e nos abençoando ,vale a pena sonhar os sonhos de Deus!
    Daniel

    Curtir

  13. Alcebiades disse:

    Gostei! desejo que o Espírito Santo continue te inspirando com outras mensagens como esta.

    Curtir

  14. Andressa disse:

    Benção!

    Curtir

  15. Meu nobre colega, abençoada, esta Palavra. Não tenho dúvidas de que Deus tem sempre o melhor pra nós! Bons sonhos!

    Curtir

  16. Ronan Pires disse:

    “” Sei que tenho que seguir a vontade de Deus, afinal ela é boa e agradável!! Mas uma coisa é certa, do que adianta eu sonhar, ou até mesmo incentivar as pessoas a buscarem seus sonhos, se é possível Deus vir e quebrar tudo o que sonhei?? Seria então meio irônico “sonhar”!! O correto talvez seja dizer: “Não sonhe, e sim pergunte pra Ele o que Ele quer, afinal o que você pensa, sente ou deseja, é irrelevante.. ” Não tenho medo de sonhar, mas tenho receio de Deus quebrar no meio.. Não que Ele seja ruim. Ele é Deus e basta!! Mas se Ele não quer que eu sonhe, por que permite então??

    Curtir

    • Olá Ronan, Paz de Cristo!

      Sem querer afrontá-lo, entendo que seu entendimento não está correto.

      Primeiro é preciso entender que quem frustra nossos planos é a própria vida! Sabemos que não podemos ter tudo o que queremos, da forma como queremos e quando queremos. São coisas que a própria vida impõe a qualquer ser humano! As dificuldades são inerentes à vida!

      Segundo, aquele que reconheceu Cristo, primeiro como Senhor, e depois também como seu Salvador; na Verdade quando o fez, passou a direção da sua vida para Deus; por isto, o Espirito Santo veio morar em nós. Desde que isto aconteceu, Ele guia nossas vidas e efetua em nós o querer, como o realizar. Temos que ter fé que Deus conduz-nos em triunfo; que Ele sabe o melhor para nós. A bíblia diz que “o mesmo Espírito nos ajuda em nossas Fraquezas, pois não sabemos pedir como convém” (Rm 8:26).

      Visto que não sabemos colocar prioridade em nossa vida e não sabemos pedir como convém, o Senhor, pelo Espírito Santo, coloca em nós planos, sonhos e desejos que certamente e, ao seu tempo, cumprirá!

      Indico algumas passagens bíblicas, sobre as quais, você deve orar ao Espírito Santo, caso não as entenda. Tenho Certeza que Ele lhe esclarecerá!

      Leia: Romanos 8 / Tiago 4:2,3 / Provérbios 14 e 16.

      Graça e Paz seja sobre a sua vida!

      Pr Alex

      Curtir

      • Rodrigo Carlos Melo Costa disse:

        Pastor.. . Sem querer desafiá-lo, mas o amado se contradisse…no 6* parágrafo do seu artigo afirmou que “Deus irá sim frustrar alguns planos e sonhos nossos. Como agora aqui disse que Deus não faz isso, e sim as circunstâncias da vida?”

        Curtir

        • Olá Rodrigo, paz seja contigo!

          Quero pedir desculpa pela demora em responder! Confesso que não vi contradição no que escrevi… Parto do pressuposto que existem dois tipos de sonhos, um normal… o outro, sobrenatural. Ao passo que os sonhos naturais podem ser frustrados pela vida, pelas circunstancias e até por Deus no caso daqueles que dedicaram suas vidas a eles; por outro lado, os sonhos e planos de Deus não serão frustrados. O grande problema é diferenciar os sonhos/planos de Deus e os nossos… Mas, há sinais que distinguem e diferenciam um do outro… Alguns estão no texto!

          Desculpa se não respondi a contento, mas me explique melhor sua proposição que terei o maior prazer em responder e talvez esclarecer; do contrário, terei a humildade de admitir caso tenha me equivocado ou me contradito!

          Fique na Paz e na Graça de Deus!

          Curtir

  17. Deise Goulart disse:

    Ótima Palavra! Fui muito edificada por ela. Deus continue usando-o como canal de bençãos para todos os que lhe cercarem, Pastor! Obrigada por compartilhar! Abraços.

    Curtir

  18. França disse:

    Amem pela palavra. Penso que o ideal é submeter os nossos sonhos e projetos à vontade de Deus antes de ir em busca dos mesmos. Jer. 17,9 – Enganoso é o coração – Vontade de Deus: Efésios 5:17 , 1Tess. 15,18, Heb. 10,36.
    Uma Observação, Deus não queria preparar Moisés para ser segundo de Faraó, e sim para libertar o seu povo, e o deserto pelo qual ele passou foi exatamente o plano de Deus para prepará-lo. Que Deus continue te abençoando amado.

    Curtir

  19. josiane disse:

    Lindo. Estou vivendo os sonhos de Deus em minha vida, não era os meus, mas ele me ensinou e me fez amar e aceitar os sonhos dele.

    Curtir

  20. Clarice de Souza Bacelar disse:

    A paz do senhor Jesus então foi muito edificante essa mensagem pois eu buscava uma resposta do Senhor Jesus e confirmou tudo Deus é fiel ..

    Curtir

  21. Geraldo disse:

    Muito bom palavras abençoadas !!!

    Curtir

  22. FERNANDES disse:

    PAZ DO SENHOR VASO ME PERDOA MAS NÃO CONCORDO QUANDO VC DIZ QUE DEUS SONHA..DEUS NÃO PODE Sonhar

    Nos últimos anos tenho observado que existe uma idéia propagada no meio evangélico que se refere aos “sonhos de Deus”.

    Talvez este texto se torne extenso pela necessidade de se expor algumas verdades.

    Começamos a analisar sobre o que é um sonho e suas formas de ser.

    Do ponto de vista Neurológico: É a prova real de atividade cerebral enquanto um ser humano dorme. No inicio de seus estudos, Sigmund Freud (pai da psicanálise) utilizava-se de uma técnica chamada hipnose para perscrutar as causas raiz dos problemas de seus pacientes. Com o passar do tempo, aprimorando as técnicas de averiguação, esta técnica foi descartada, pois Freud observou que os sonhos dos seus pacientes eram uma forma mais eficaz de se chegar há algumas conclusões sobre cada caso. Ele conclui que os sonhos são uma porta de acesso do inconsciente para o consciente.

    Em um primeiro momento já descartamos uma das possibilidades de o todo poderoso sonhar.

    Ele não dorme! … ”é certo que não dormita e nem dorme o guarda de Israel” (Sl 121.4)

    Se o Senhor não dorme, então não sonha.

    Do ponto de vista humano: Existe aquele sonho que chamamos de desejo, algo que almejamos muito e por vezes é impossível de ser realizado. Mas há também aquele sonho que com muita luta e esforço poderá ser realizado. Muitos de nós homens sonhadores (e é assim que devemos ser) nos pegamos sonhando acordados.

    Mas será possível aplicar esta realidade ao Deus Criador? Aquele que tudo sabe? Tudo vê? Tudo pode?

    A resposta é Não!

    Em todos os textos bíblicos em que fala da vontade do Senhor para o homem, em nenhum momento está se refere a um sonho.

    …”Bem sei que tudo podes e nenhum de seus planos (e não sonhos) pode ser frustrado” (Jó 42.2)

    …“Porque eu bem sei os pensamentos (e não sonhos) que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperai” (Jeremias 29.11)

    …“Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei (não sonhei), para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. (João 15.16).

    – Notas entre parênteses inseridas para mostrar que Deus nao sonha!

    Queridos irmãos, escrevo este texto para dizer que é um erro grave dizer que Deus tem um sonho para alguém. Nas igrejas tem se cantado, tem sido pregado sobre “os sonhos de Deus” lamento informar que esta idéia não passa em um crivo teológico partindo-se de uma exegese bem feita.

    Alguém pode perguntar agora, e eu? Como fico?

    Acalme-se! Deus não tem sonhos para você! Mas têm planos, pensamentos, propósitos, designos, e projetos como vimos nos textos acima o que é bem diferente de um “sonho”.

    Concluindo: A figura “sonho” é de porte humano e não podem ser aplicados a Deus.

    Desafio a qualquer teólogo, aspirante, profeta, pregador, falador de Deus, bispo, padre, frade, papa, pastor, semideus etc…, a provar que estou errado.

    Ajudo-os ainda dizendo que existe um termo teológico que poderia dar a entender que dizer que “Deus Sonha” é uma forma poética de se expressar. O termo é “Antropomorfismo”, mas já lhes digo que não se aplica ao todo poderoso criador quando traz o sentido de degradação.

    Antropomorfismo é uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos a Deus e só se aplica quando o Senhor é exaltado. Quando dizemos que ele sonha certamente não estamos dando o devido tratamento.

    Portanto sugiro que os ministros de hoje revejam os seus conceitos e parem com essa discrepância. Cante e pregue de acordo com o que diz as sagradas letras.

    Pensamento:
    “Os sonhos de Deus jamais vão morrer por que jamais vão nascer, não existem!”

    Curtir

  23. Danielle disse:

    Pr. Alex,
    Gostaria de saber como posso saber quando estou no engano do meu coração, ou quando eu sei que aquele sonho, foi o próprio Deus que o colocou lá. Tenho sonhado algo que sei que agrada a Deus, que é a constituição de uma família e por meio de sinais e através da própria palavra, Deus me mostra uma pessoa que não deu certo no passado como sendo o meu “José”. Me pendido paciência, que tudo acontecerá em seu tempo, que isso é uma promessa. Tenho medo de estar no engano do coração e isso desencadeia uma falta de confiança naquilo que o Senhor está me dizendo, me oriente como entender melhor essa situação por favor.

    Curtir

    • Olá querida Danielle, que a paz de Deus guarde o seu coração!

      Para dar uma Orientação e Conselho a uma pessoa é necessário conhecer a sua história de vida e todas as circunstancias e lados… Isto posto, e apesar de tudo, estarei dando algumas orientações. Boa parte da resposta está em sua pergunta. No entanto, permita-me acrescentar.

      Somos falhos e tendenciosos por natureza, por isto a bíblia nos ensina a não confiar 100% em nós ou nos outros. Apesar disto, podemos minimizar ou até anular o engano do nosso coração.

      1) Se nascemos de novo, temos em nós um forte testemunho em nosso espírito, pelo Espírito de Deus que habita em nós… Ele nos ajudará nas fraquezas, nos guiará a toda verdade, nos direcionará e nos ensinará o que precisamos aprender.

      2) Vá com calma, não haja por impulsão ou por pressão de qualquer ordem, inclusive do sentimento.

      3) Ore e Ore!

      4) Atente-se aos sinais, as confirmações, tanto negativas ou positivas nas circunstâncias e na pessoa pretendente (será que ela foi “visivelmente” transformada? As atitudes mudaram?)

      5) Confie na direção do Senhor. Certa vez Jesus disse: “Se vós que sois maus sabei dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai celestial…” . Creia que Deus está direcionando as coisas, principalmente por que vc é filha e está submetendo a sua vida à vontade d’Ele.

      Creio que estes e outros passos são suficientes para vc tomar a decisão correta. Mas, tomar a decisão correta ou fazer a escolha certa não significa que vai sair tudo certo aos teus olhos; que não vai passar por lutas, tribulações, etc. Quando se trata de relacionamento, temos duas pessoas que em nome do Amor deve passar por cima das diferenças diversas que existem entre duas pessoas.

      Por fim, sugiro que ore e peça a Deus para colocar um Casal experiente que possa discipular e orientar vc (s) na vida, principalmente, na área do relacionamento (Isto é fundamental).

      Permaneço a disposição para esclarecimento e outras orientações!

      Que Deus te abençoe e direcione em sua vida, escolhas e decisões!

      Em Cristo,

      Pr. Alex.

      Curtir

      • Fernando disse:

        A paz do Senhor pastor
        Queria uma base bíblica que diz que Deus sonhe…
        Pois o significado de sonho é: delirar, imaginar , utopia….

        Estou meditando nas escrituras, e se o Senhor puder me responder
        Fica na paz

        Curtir

        • Olá Fernando, graça e paz!

          Seja muito bem vindo e de antemão, obrigado pelo seu comentário.

          Chamo sua atenção para o texto escrito. Perceba não só as informações passadas como a conotação da palavra “sonho” no texto; que não uso no sentido literal comum. Há muitos significados para esta palavra, sendo que eu utilizo um deles, especialmente quando me refiro aos “sonhos de Deus”. Isto está expresso no texto.

          … vejamos o que o dicionário diz sobre Sonhar: é ter Sonho, Desejar muito… É delirar, ilusão, fantasia, utopia… Isto é o que podemos chamar de ‘Sonho Natural’, ou seja, a visão dos homens a respeito do Sonho… Porém, existe um tipo de sonho que é maior e melhor do que o Sonho Natural é o ‘SONHO DE DEUS’. Os Sonhos de Deus são projetos ou planos traçados para um futuro próximo ou futuro distante, para seus filhos“.

          Resumindo, quando digo “Sonhos de Deus”, entenda: “Planos, Projetos, Desígnios de Deus”.

          Já olhou pra dentro de si, e percebestes seus traços, dons e vocação? O que gostaria de ser quando “crescer”? Começou a perceber como seria? Que tal comprar uma casa? Como ela seria? Alimentou este desejo? Começou a trabalhar para realizar este plano? Juntou os recursos? Alcançou e realizou?

          Se sim… Significa que você anteviu, projetou, buscou, persistiu/perseverou e alcançou a Realização do seu Sonho… Plano… Projeto… Desígnio.

          Jó 42:2 / Pv 16:1-3 / Jr 29:11. No texto tem muitas outras referências que pode estudar. Pense em Deus como um perfeito projetista e administrador (vide Gn 1). Embora estas sejam linguagem e realidade humana, é facilmente encontrada na Palavra de Deus. Todo projeto, nasce no coração, passa pela mente e termina em ação e realização!

          Espero ter esclarecido!!

          Att.

          Curtir

  24. Manoel Francisco Amaro Pereira disse:

    Apaz do Senhor,eu sou pastor aqui na cidade de bonito estado do Pará,este estudo e tao edificante que eu fiz uma reposição aqui no nosso templo aos nossos membros, agradeço a Deus por sua vida.

    Curtir

  25. Luciane Lima disse:

    Muito ruim esse estudo.Deus agora tem sonhos ? Nosso Deus dorme ? Nem sonho acordado , jamais ele sonhará . Agora o meu Deus tem projetos , propósitos e planos.Ele nos concede sonhos ,mas Ele não sonha .Veja Sl 121.

    Curtir

    • Luciane,

      Primeiro, que a graça de Deus esteja em seu coração!

      Segundo, a julgar por suas palavras, me parece que começou a ler o artigo/estudo com um tipo de preconceito. Todos são livres para concordar ou não, mas, é necessário ao menos tentar entender o ponto de vista, com imparcialidade.

      Se reparar no texto, uso a Palavra “Sonho” não no sentido do fenômeno que acontece quando estamos no “sono”, não tem nada a ver com “dormir”. Pelo contrário, utilizo a Palavra “Sonho” no sentido de “Projetar, Planejar, Objetivar”… como que querendo alcançar aquilo que se desejou anteriormente… ou seja, Realizar! Perceba como exemplo: Não preciso dormir ou estar em sono profundo para “sonhar” com a casa própria, ou ter o emprego dos “sonhos”, ou “projetar/sonhar” com um futuro melhor!

      Como você disse, e o texto diz isso claramente, tanto os homens, como Deus, “desejam, projetam, planejam”. A grande diferença é que no caso dos homens, eles pensam só em si; Deus, ao contrário, quando “deseja, planeja, projeta, realiza”, o faz pensando e abençoando a todos!!

      Deus lhe dê sabedoria e discernimento!

      abs.

      Pr Alex.

      Curtir

Participe deixando um comentário!