Águas Profundas, Relacionamento Profundo – 4 níveis de Intimidade Parte II

Águas Profundas, Relacionamento Profundo – 4 níveis de Intimidade Parte II (Atualizado)

 Texto base para leitura: Ez 47.3-5 (Clique aqui para ler a Parte I)

Primeiro, lhe convido a ler a PARTE I desta mensagem, isto se você ainda não leu.

Podemos afirmar pelo estudo da palavra de Deus e da tradição judaica que os templos do Antigo Testamento: O tabernáculo, Templo de Salomão e o templo reconstruido pós exílio babilônico;  e do Novo Testamento: O Templo de Herodes, o Grande; eram divididos em sua estrutura, em 3 partes básicas, a saber: O átrio exterior, o Santo lugar e o Santíssimo lugar, conhecido também por Santo dos Santos.


Uma informação importante: Nos templos Judaicos, não era permitida a entrada de não Judeus. Com base nessas informações, estudemos um pouco mais afundo essas partes.

O Átrio Exterior => Este recinto era um lugar reservado para as pessoas convidadas, era onde o povo adorava e oferecia junto com os sacerdotes e levitas o sacrifício de animais, em holocausto a Deus. Era a parte externa do Templo. Era onde a maioria das pessoas cultuavam.

 O Santo Lugar => Era o local destinado aos Sacerdotes, onde estes oficializavam/serviam ao Senhor. Todos os dias preparavam o incensário, trocavam os 12 pães da proposição, mantinham acesas as 7 lâmpadas do candeeiro. Era a parte intermediária do templo.

 O Santo dos Santos => Este era o local mais interior do templo, ficavam nesse lugar a Arca da Aliança, símbolo da aliança e presença de Deus em ISRAEL, era o local mais santo do templo. No Santo dos Santos “somente o Sumo sacerdote“, uma vez por ano; não de qualquer maneira, adentrava este recinto mais sagrado, para fazer expiação pelo seu pecado e o de todo o povo no dia do Yom Kipur (dia do arrependimento). A entrada neste recinto era altamente regulada.

Para adentrar o Santíssimo lugar, o Sumo sacerdote fazia uma série de rituais e observâncias. Talvez um dos rituais mais impressionantes, não só pelo simbolismo como também por sua representatividade, era que, antes de atravessar o Véu que separava o Santo lugar do Santíssimo lugar; o Sumo sacerdote, balançava o incensário até formar uma nuvem expessa que preenchia todo o recinto. Diz a tradição que o Sumo sacerdote passava o véu somente quando ele olhava para baixo e não via mais a ponta de seus pés, e olhava para a ponta do nariz e não o enxergava mais, tamanha era a expessuara da fumaça … somente assim, ele sabia que estava apto a atravessar a fronteira do “natural” para o “sobrenatural”. Esse era um momento de muita apreensão, estava em jogo a vida do Sumo sacerdote. Ele sabia que se ele entrasse de qualquer maneira na presença da Shekina, no Santíssimo lugar, ele era fulminado. Este lugar representava o âmago da religião judaica, representava entrar na presença do Deus altíssimo e Eterno. Podemos imaginar o temor e tremor que o Sumo sacerdote tinha para entrar neste recinto! ( Baseado na mensagem do Pastor Yousef Akiva).

 O que a revelação de Deus nos fala, é que: Esses três lugares representam, tipologicamente, hoje, níveis de Intimidade com Deus. Vejamos novamente essas partes (Níveis), onde o 1º é o local mais distante da presença de Deus; e o 4º o lugar mais profundo na intimidade de Deus:

 1ª – Vou tomar a primeira parte como sendo fora do templo, onde ficam as pessoas que não conhecem a Deus, as pessoas afastada da religião judaica (Os Gentios). Elas estão fora. Não lhes é permitida a entrada no templo. Se posso relacionar os níveis de intimidade prefigurados no templo com os níveis de profundidade das águas em Ezequiel 47; eu diria que o 1° nível são as margens daquele grande e maravilhos Rio; cujas pessoas estão com os pés na areia ou apenas nos artelhos dos pés. São curiosos. São os que querem conhecer, mas, não querem ir mais além e pagar o preço de uma vida santa.  Estão satisfeitos com a mediocridade!  

 2ª – O Átrio exterior. É onde está a grande maioria dos que dizem conhecerem a Deus. Porém, não tem ou tem poucas experiências com Ele, ou não querem um relacionamento mais a fundo com Deus. Tem muita gente! Aqui estão os que apenas molham os joelhos; são batizados, professam publicamente que são crentes cristãos; são sacerdotes, são pastores, evangelistas, diáconos, intercessores, fazedores de maravilhas e milagres, ou pessoas normais que já estão nas igrejas há muito tempo… São os Religosos, cuja religião se tornou uma mera rotina. pessoas que pregam, mas não crêem; que retrocedem na primeira dificuldade ou perseguição, sem coragem ou ousadia! Estão satisfeitas com este nível de revelação e intimidade, acham que já sabem de tudo, que está bom!

 3ª – O Santo Lugar. Aqui estão os que trabalham pra Deus, tem conhecimento  de Deus, tem ou tiveram “alguma” experiência com ele. Estão no quase… não saem daí. Todavia, há algo ainda que os impede de ir além. 

Os que estão aqui julgam alcançaram o máximo. Porém, aqui as pessoas estão ainda no natural. Não se interessam mais em mergulhar nas águas do Espírito. Muito tem medo de ir além. Estes são os que molham seus lombos.

 4ª O Santíssimo lugar/ Santo dos Santos. O âmago da presença de Deus. Aqui só alguns tem entrado, apesar de o acesso estar livre pelo Sangue de Jesus. Aqui estão pessoas que não aceitam andar ou ficar no 1º, 2º, 3º nível de intimidade. Pessoas que estão cansadas de andar e ficar no Natural. Aqui estão uns ‘poucos’ que não aceitam menos de Deus do que se pode ter D’ele; que sabem que há um oceano de intimidade para desfrutar na presença de D’ele (Ez 47). Pessoas que adoram não pelo que ele tem a oferecer, mas pelo que Ele é. Pessoas que olham para si e não estão satisfeitas com suas vidas… Querem mais de Deus!! Pessoas que tenham a ousadia para adentrar na “… Sala do Trono, no Santo dos Santos; pelo novo e vivo caminho, pelo sangue de Jesus o eterno Sumo-sacerdote” Hb 9.1-8.

Os que neste nível se encontram e permanecem, são regenerados e transformados; como nos mostra Ezequiel 47:

E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio. Será também que os pescadores estarão em pé junto dele; desde Engedi até En-Eglaim haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar grande, em multidão excessiva. Mas os seus charcos e os seus pântanos não tornar-se-ão saudáveis; serão deixados para sal. E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio” (Ezequiel 47:9-12)

Estes são aqueles que, como Ezequiel, nadam para as profundezas do Rio de Deus sem temerem o que está por vir, sem temerem se afogar, que adentram e não querem sair do Sobrenatural de Deus. Que estão cansadas de suas vidas mundanas e natural.

 Deus nos convida nesses dias a se achegar a sua presença, porém, não é de qualquer maneira que entramos!! É com temor e tremor. Você não amará a Deus corretamente se não temê-lo; e não temerá a Deus corretamente se não amá-lo.          

Leia agora o Relato que Ezequiel fez no livro de mesmo nome, no capítulo 47.  O profeta é levado aos quatro níveis de intimidade e revelação, representado pela profundidade das águas a medida que ia andando e adentrando aquele Rio de Deus, até chegar ao ponto de não mais poder andar. Para chegar ao nível mais profundo, Ezequiel mostra-nos que é preciso, coragem, fé, comprometimento, abnegação, dependência, obediência.

Deus nos revela: 

Longe de ser um passo de mágica, mas fruto de uma intimidade com Deus, que nasceu da oração, e do estudo da vida dos homens e mulheres de Deus, cito abaixo alguns passos para ir em “busca” da intimidade com Deus, no seu maior nível! 

  1. Ter um anseio ardente em seu coração por Deus e sua palavra.
  2. Negar a si mesmo, seu Eu, suas vontades, a tal ponto que, se necessário for, entregar a sua própria vida.
  3. Santidade.
  4. Coragem e Ousadia – não na nossa força, mas pelo Sangue precioso de Jesus que nos abriu caminho.

 Deus vos abençõe!!

Esse post foi publicado em Estudos Bíblicos e marcado , , . Guardar link permanente.

64 respostas para Águas Profundas, Relacionamento Profundo – 4 níveis de Intimidade Parte II

  1. R.Marcia disse:

    Maravilhoso,acrescentou mto nA MINHA VIDA,que Deus continue presentenando voce com sabedoria e graça.`recisamos hoje de homens e mulheres de Deus que busque revelação do amado Espirito Santo e vc já faz parte desse grupo celeto que Deus está levantando na terra.Linda palavra Deus o capacite cada dia mais.

    Curtir

    • Prezada R. Marcia, a paz daquele que nos amou primeiro!!

      Fico feliz com a sua presença e com seu comentário; pois vejo que este humilde recinto e mensagens tem atingido os objetivos a que foram propostos por mim, e para o qual fui chamado. Sinta-se a vontade; sua presença e seus comentários serão sempre bem vindos!! Deus continue abençoando e iluminando seu caminho!

      Em Cristo,

      Pr Alex Oliveira.

      Curtir

      • leonardo martins disse:

        Parabéns Pr. Alex Oliveira pelo lindo texto que nos fez refletir sobre a nossa vida diária com DEUS, pois Ele está à porta e bate, visto que muitas vezes não a abrimos para Ele entrar.
        Deus te abençoe poderosamente profeta.

        Curtir

  2. Alex melo da silva disse:

    Esta mensagem e uma Revelaçâo de Deus para este homem d Deus temos que alcançar o 4 nivel, ou seja, se aproximar mais de Deus, na oração e agradando a ele; andando em seus caminhos e conhecendo e meditando na sua palavra. Que Deus o abençoe por essa mensagem.

    Curtir

    • Alex, meu xará… paz seja contigo! Vaso de Deus, desculpe pela demora… o tempo tem sido escasso pra mim, de tantos afazeres! Mas, que bom que passastes por aqui. Visite-nos sempre que puder e comente sempre.

      Que o Senhor cumpra em nós o que diz em Jeremias 3.33 : “Clama a mim, e responder-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”.

      Deus lhe abenções sempre.

      abraços.

      Curtir

  3. Boa Tarde Pastor, eu amo esta mensagem, tenho uma mensagem neste texto muito bonita tambem, mas gostei muito da revelação e da relação entre o templo e os 4 niveis do rio.

    Que Deus nosso senhor continue lhe abençoando com estes estudos que muitas das vezes nos auxilia também em nossa caminhada com Deus.
    parabens Pastor

    Curtir

    • Boa tarde e paz Anderson Luis!! És sempre bem vindo!! A revelação e a sabedoria vem sempre do Espírito Santo; quem melhor que Ele para nos desvendar os tesouros escondidos em sua palavra?? E é sempre assim, aprendemos uns com os outros… Como diz um grande pastor, o qual adimiro… “Precisamos não só ter a informação, mas, também, a formação no ESPÌRITO, em nosso espírito”… isto é o que faz a diferença.

      Volte sempre, comente sempre, nos abençõe com sua presença sempre…

      Em Cristo,

      Pr Alex.

      Curtir

  4. EVERLAN RODRIGUES disse:

    MUITO BOM SABER DE TODAS ESSAS COISAS QUE VEM DIRETO DO ESPIRITO DE DEUS!! PEDIREI A ELE AJUDA PARA COLOCAR EM PRATICA! QUE DEUS CONTINUE A TE ABENÇOAR PASTOR!! APAZ DO SENHOR!!!

    Curtir

    • Meu querido Everlan, a paz! Seja bem vindo! Esse é o grande segredo… Muitas vezes nos sentimos, e de fato somos incapazes por nós mesmos, mas é quando então prostramo-nos e nos humilhamos e pedimos ao Santo Espírito de Deus que nos auxilie em nossas fraquezas, conforme Paulo diz em Romanos 8.26.

      Volte sempre, comente sempre, nos abençõe e seja também abençoado.

      Forte abraço.
      Pr. Alex.

      Curtir

  5. MIRIAM BRIGIDA disse:

    QUE BENÇÃO! COMO ESSA PALAVRA FALOU AO MEU CORAÇÃO.
    REALMENTE É NECESSÁRIO NOS ACHEGARMOS A DEUS,MAS EM ESPIRITO E EM VERDADE,PARA OBTERMOS MAIS INTIMIDADE COM ELE.
    QUE DEUS CONTINUE TE USANDO!

    Curtir

  6. cristiane viana disse:

    Tremendo! é disso que nossa geraçõa esta precisando , a palavra sem cortar voltas, é necessario ter consciencia que não existe intimidade com Deus sem renuncia, Deus continue te abençoando grandemente pr alex.
    miss cristiane viana

    Curtir

  7. Gleberson Dantas Santos disse:

    Querido amigo pastor e companheiro, fico muito feliz com o SENHOR pela tua vida, eu imagino o quanto se dedicou a esse projeto, mas não pare no 3° nível, pois DEUS tem muito a acrescentar em nossas vidas, através do teu ministério. Muito obrigado !!!

    Curtir

  8. gleice disse:

    Gostei muito, so veio a acrescentar e confirmar o que o Sr. Espírito Santo vem me falando.. Que Deus lhe abeçoe mais e mais.

    Curtir

  9. Ingrid Souza disse:

    Olá Pr. Alex, a paz do Senhor Jesus!

    Fiquei maravilhada com a palavra de Deus que foi proferida através de sua vida. Mais que abencoada, fui confrontada e olhei para dentro de mim mesma, pedindo a Deus que me ajude a sair do nível ao qual me encontro, pois, sei que o SENHOR Deus quer me levar a um nível mais profundo. Mais do que entender e receber a revelação de Deus, creio que é necessário que esta revelação transforme as nossas próprias vidas, caso contrário, a palavra se torna como uma jóia preciosa que não sabemos dar valor. Que Deus continue abencoando ” a sua vida, seu ministério e toda sua família”.
    Até mais, em Cristo Jesus,

    Ingrid Souza

    Curtir

    • Ingrid, a paz!

      Que vc continue sendo impulsionada para o nível mais profundo de intimidade com Deus. Continue em sua caminhada, cada vez mais não se conformando com este mundo; mas esforçando-se por se conformar a imagem de Cristo! Deus abençõe!!

      Em Cristo,

      Pr Alex.

      Curtir

  10. Pr. celso Camargo disse:

    que deus continue usando sua vida pr. alex, realmente precisamos sair do comodismo neste tempo presente,Deus quer homens e mulheres que tenham imtimidade com ele para poder usa-los. um abraço, paz.

    Curtir

    • Olá Pr Celso, a paz!

      Sinto-me honrado pela sua presença aqui e pelo seu comentário. Concordo plenamente com vc; em nome de Jesus, que não sejamos daqueles que já se esfriaram ou estão se esfriando, cf. Mateus 24.12.

      O fogo vem de Deus e seu Santo Espírito, mas é dever do Sacerdote colocar lenha na fogueira e manter a chama acesa!!

      Grande abraço.

      seu conservo!

      Curtir

  11. sandra disse:

    Ola, boa noite e a paz do senhor. É isso mesmo, devemos querer alcançar o 4 nível . Não é fácil ter que passar pela porta estreita, mas quando passar você vai conhecer o Deus maravilhoso que nos criou e que nos ama. É bom saber e ter consciencia que nós somos falhos. Que precisamos Dele mais que tudo. Que somos pecadores e temos que saber pedir perdao e nos humilhar na presença Dele. Nos todos temos um propósito adorar e honrar o seu santo nome aqui na Terra. Deus abencoe a todos obrigada pela palavra

    Curtir

  12. Cláudia bernadino da Silva disse:

    A PAZ DO SENHOR!
    PASTOR GOSTARIA MUITO DE FALAR COM O SR. ATRAVÉZ DE E-MAIL.
    AMÉM.

    Curtir

  13. adao maciel disse:

    q bençao de revelaçao Deus continue usando sua vida

    Curtir

  14. kelen disse:

    0 verdadeiro conheçimeto e guardar seus mandamentos e suas leis e o seu nome verdadeiro que e yehoshua machia.e que esta em atos 04;12 shalom

    Curtir

  15. Valéria Ramos disse:

    Muito edificante, tenho buscado esse profundo de Deus em minha vida.
    Se tiver estudos sobre liberação de perdão me passa por favor.
    Deus te abençõe e continue te usando com poder.

    Curtir

  16. cinthia oliveira disse:

    Que mensagem vivificadora.é a resposta solução para todos os males que adentram em nossas vidas,o nosso coração precisa queimar em busca dessa intimidade ao ponto de atrairmos a glória de Deus e sermos chamados por Ele de seus amigos(pessoas confiáveis em que Ele possa revelar os segredos do se coração.

    Curtir

  17. TATIANA RIBEIRO disse:

    MUITO BOM ESSE ESTUDO QUE DEUS CONTINUE TE USANDO PARA NOS ESCLARECER DÚVIDAS QUE POSSUÍMOS PAZ!

    Curtir

  18. alvaro disse:

    Gostei muito desse estudo,que Deus continue te usando mais mais

    Curtir

  19. GOSTEI MUITO DO ESTUDO, DESCOBRI QUE ESTOU NO 4º NÍVEL DE INTIMIDADE COM O SENHOR E QUERO IR ALÉM… E MEU CORAÇÃO DESEJA QUE MUITOS IRMÃOS TAMBÉM ALMEJEM O QUE EU QUERO (VER O SENHOR FACE A FACE). POR ISSO RECOMENDO QUE ASSISTAM A REVELAÇÃO SOBRE A VISÃO DE EZEQUIEL, A RESPEITO DAS ÁGUAS PROFUNDAS (INTIMIDADE COM DEUS) Ezequiel 47:

    Curtir

  20. Cláudio Godoy disse:

    Graça e Paz, gostei muito desta materia, sempre que pouder estarei dando uma olhada e, com sua permissão aproveitando para acrescentar em meus trabalhos. Fico agradecido, trabalho como este tem muito a frutificar.

    Curtir

  21. douglas disse:

    Nossa! Fiz esta pesquisa,anseiando conhecer mais de Deus..e ele falou comigo.Deus abencoe vcs..paz.

    Curtir

  22. Juliana Oliveira disse:

    Muito bom, me edificou bastante!

    Curtir

  23. Ana maria c.silva disse:

    A paz do Senhor,Pastor.estudei Ez47 outro dia onde me deixou encantada.Porem quando participei desta maravilhosa mensagem,pude entender com mais clareza,tudo que eu precisava,para se achegar a cada dia mais da intimidade com DEUS.Que o pastor continue sendo usado por DEUS a cada dia.Obrigada!!!

    Curtir

  24. Douglas disse:

    gostei muito deste estudo dos 4 estagio de intimidade COM O SENHOR, preciso buscar mais e mais a cada dia..

    Curtir

  25. Carlos Guima disse:

    Pr Alex fico grato a Deus pela forma de expor o texto de Ez 47, e muito gratificante e um alerta do Senhor para nos aproximar mais dele, que Deus continue te usando.

    Curtir

  26. Fernanda cunha disse:

    Muito bom, maravilha de Deus. Como é bom tirar dúvida e acrecentar algo em nossas vidas com alguém assim tão guiada pelo espírito de Deus. A paz do senhor Jesus!

    Curtir

  27. jbertunes disse:

    Paz do senhor Pastor, bela mensagem que Deus possa continuar a abençoar sua vida. É tempo de buscarmos intimidade com Deus.

    Curtir

  28. Alexandra disse:

    Graça e paz Pastor!

    Que estudo abençoado,mais ficou com gosto de quero mais,não tem parte 3?rsrs
    Que o Senhor continue te abençoando e que vc continue dividindo conosco o que o Senhor tem derramado sobre sua vida.

    Alexandra

    Curtir

    • Olá Alexandra, a paz!

      Obrigado pela sua presença e comentário!

      Quanto ao estudo este é o objetivo… Lhe Incentivo ir além da mensagem, a mergulhar no Rio de Deus, a viver e descobrir coisas em Deus que poucos conseguem!

      Que o Senhor lhe conduza nesta jornada!!

      Graça e Paz!

      PR Alex.

      Curtir

  29. Leiliane Alencar disse:

    Ah…. o espírito santo! Estar apaixonado, conhecer o Deus que servimos, levar essa identidade, ser levado mais além assim como no vento do espírito, negar a si mesmo e a este mundo e adentrar no Santo dos santos. É melhor que viver, é melhor que tudo além daquilo que seja maior que possamos imaginar 💓 palavra maravilhosa!

    Curtir

  30. joseni disse:

    pastor alex para me foi um estudo espetacular como aprendi desejo que deus vos de ainda muito mas sabedoria pra nos ensinar por favor me envie algums estudo por email

    Curtir

  31. Pr Wagner Pires disse:

    GRANDE PALAVRA DE DEUS MEU QUERIDO IRMÃO….

    Curtir

  32. Graça Sabadini disse:

    Muito bom, fazendo de tudo pra chegar ao quarto nível!! Deus o abençoe grandemente, lhe dando sabedoria e graça

    Curtir

  33. Rejane Gonçalves Guimarães disse:

    Deus continue abençoando seu ministério amado ,ter intimidade com o Senhor deve ser uma busca incansável do crente ,quero chegar a ser levada por estas águas ,me edificou muito ,obgada fica na paz

    Curtir

  34. Luis Carlos Fernandes Soares disse:

    Maravilhoso estudo pude aprender muito. Que Deus possa estar sempre te dando revelação e te usando de uma maneira sobrenatural.Deus lhe abençoe.Fica na paz.

    Curtir

  35. Moisés disse:

    Que palavras, como eu desejo ter essas experiência com Deus e estar no 4° nível da adoração . Amém Deus o abençoe tremendamente.

    Curtir

  36. Nilton disse:

    Cade a 3parte do estudo ?

    Curtir

  37. Mario Murici disse:

    Paz a Todosssss

    Muito profundo esta colocação de Ezequiel, e também os comentários que aqui estão. Que todos nós, servos comprometidos com o Senhor venhamos mergulhar cada vez mais neste manancial. Amém

    Curtir

  38. Rodrigo disse:

    Paz do Senhor !

    Que benção! Essa palavra falou muito forte ao meu coração..

    Preciso me aprofundar, mergulhar na presença do REI.

    Que DEUS te abençoe e continue te usando.

    Curtir

  39. Alaide Ribeiro disse:

    Amei o estudo águas profundas.PR.Alex Oliveira, amo a palavra de Deus é tenho sede de intimidade com Deus, o desejo do meu coração é o quarto nível,não sei viver sem a palavra de Deus, e quero a cada dia estudar mais e mais. Estou sendo chama a santidade sempre pela palavra, e gostaria de mais estudo sobre santidade.

    Curtir

  40. paloma disse:

    simplesmente pft .
    aprendi muito!!!
    Deus continue a te abençoar. 🙏

    Curtir

  41. paloma disse:

    muito bom!!!

    Curtir

  42. leo disse:

    Muito forte essa palavra !!

    Curtir

  43. Sandra disse:

    MUITO bom estudo…. Deus abençoe.

    Curtir

  44. Patrícia disse:

    Amei o estudo!! Mto me contribuiu para realização do que gostaria de fazer no Retiro q estaremos levando a Igreja!! Tudo q eu precisava.
    Desde já agradeço e q seja usado (a) cda vez + !!

    Curtir

  45. Victor Ferreira disse:

    Palavra poderosa. Deus abençoe.

    Curtir

    • Olá Victor, obrigado pela presença e comentário. Fique a vontade, temos no blog muitas palavras abençoadas como essa no blog. Veja algumas delas, as mais atuais e outras mais antigas!!

      Grande abraço e que o Senhor te abençoe!

      Curtir

  46. Fábio Castro de Brito disse:

    De muita valia e grande edificação esse documentário foi pra mim, Deus abençoe o autor e multiplique ainda mais esse dom em ti..Abcss na Santa paz de Cristo.

    Curtir

  47. Marcos Percival Guilhen disse:

    Estudo excelente ….pois pra quem busca ter um relacionamento profundo com Deus foi de muita importância. Quero e nem depressa, assim como foi ministrado a mim por este estudo, buscar este relacionamento profundo com Deus. Muito obrigado

    Curtir

  48. Ele´des Oliveira disse:

    Confesso que senti a presença de Deus lendo esse estudo. somou bastante no que eu estava procurando.

    Curtir

  49. Tafarel disse:

    Muito bom

    Curtir

Participe deixando um comentário!