O Espírito de Deus se Move – no Princípio

O Espírito de Deus se Move – no Princípio

 Por Pr. Alex Oliveira

 É de se ficar maravilhado com as riquezas dos detalhes da palavra de Deus. Ouso falar que as revelações de Deus e da sua palavra encontram-se nos detalhes. Ora, se as revelações se encontram nos detalhes, como nos revelará o Senhor o seu bom tesouro escondido na bíblia, se não demos o tempo e a atenção devida para ela? 


Disse Jesus: “graças te dou ó Pai… porque ocultastes isso dos sábios e instruídos e revelastes aos pequeninos” (Mt 11.25). Notamos pela palavra do Senhor que os Sábios daquela época, bem como os doutores da Lei, não estavam interessados em aprender os ensinamentos de Jesus, ao passo que os iletrados, os humildes, estavam interessadíssimos! 

A Bíblia relata em 1Co 2.14 e 3.18,19 que a Sabedoria de Deus é loucura para o homem carnal, pois este não consegue alcançá-la, nem discerni-la. No entanto, as revelações do ensino de Jesus são para aqueles que amam as palavras de vida eterna, são para os que têm fome dessas palavras. Nesse contexto existem dois tipos de pessoas: 

1ª – Aqueles que se colocam diante de Deus como pequeninos que não sabem, mas desejam serem preenchidos, que querem aprender e praticar as palavras do Senhor. A esses, Deus revela os seus Tesouros.

 2ª – e aqueles que buscam a palavra por curiosidade, mas não querem um compromisso com ela. Pessoas que querem entender a palavra de Deus com o entendimento e com a sabedoria humana, como Nicodemos (Jo 3.3). 

Pois bem… nesse mesmo Espírito de Revelação, leiamos o livro de Gênesis 1.1-3. Nesses versículos lemos sobre uma pessoa, e é sobre Ela que eu gostaria de falar. É a pessoa bendita do ESPÍRITO SANTO, a 3ª Pessoa da Trindade, o nosso Consolador! 

A primeira coisa que precisamos entender sobre o Espírito Santo, é que ele é uma Pessoa. E para que Ele seja uma pessoa, é necessário ter “atributos” de uma pessoa. Atributos são características, qualidades inerentes a algo. É interessante notar como Jesus se referiu ao Espírito Santo, vejamos em João 16.13 – ele diz: “Aquele” = Pronome pessoal Masculino; ele não diz: “Aquilo”!

 O Espírito Santo é:

  • Inteligente, 1 Co 2.10
  • Tem vontade própria, 1 Co 12.11
  • Sensibilidade, emoção, Ef 4.30

 Obras do Espírito Santo:

  • Convence o mundo do pecado Jo 16.8
  • Guia e Ensina, Jo 14.26 e 16.13
  • Ajuda em Nossas orações, Rm 8.26
  • Vivifica, 1 Pe 3.18
  • Regenera e Renova, Tt 3.5 

Uma advertência – 1Ts 5.19 e Is 63.6-10. Davi que foi chamado o homem segundo o coração de Deus, entendeu a importância de ter o Espírito de Deus em sua vida. Sl 51.11

Depois das considerações acima, podemos ver bem o que o Espírito Santo fazia em Gênesis 1.1-3. Ele manifestava suas obras no princípio:

  •  Trazia ordem a Criação que por algum motivo estava em caos. Ele estava restaurando a Criação.
  •  Trazendo a vida na mesma.
  • Havia trevas, mas o Espírito trouxe a luz, que creio eu, era reflexo da Glória de Deus manifestada pelo Espírito à criação. (os luminares do céu foram     criados no versículo 14)

 Hoje o Espírito Santo, assim como no princípio da criação, quer se Mover, quer pairar, quer trazer ordem, vida, luz; nos corações – basta você dar oportunidade a Ele.

Esse post foi publicado em Esboços de Pregações e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s