Missão, Objetivo, Visão, Fé e Estratégia!

Por Pr Alex Oliveira

O presente artigo serve como reflexão!

Missão, Objetivo, Visão, Fé e Estratégia…

De olhar sabemos, pelo menos teoricamente, que estes cinco elementos são fundamentais na vida de qualquer pessoa. Estas questões nos definem. Em outras palavras, nossa crença e nossos valores [incluo aqui os cinco elementos] determinam nosso comportamento. Somos dentre várias coisas, o que queremos, o que sabemos, o que cremos, o que vemos, o que buscamos!! Apesar desta importância, veremos, no entanto, que não é tão fácil definir estas questões.

Todos nós sabemos que quem não tem uma direção, não chega a lugar nenhum! Ninguém, em sã consciência vai ao aeroporto e pede uma passagem de ida e volta para qualquer lugar. É preciso saber onde se quer chegar, para onde ir!

Boa parte das pessoas vive a vida, assim, como diz a música: “Deixa vida me levar, vida leva eu!”. Isto porque, creio eu, não sabem definir muito bem quem são, o que querem ou o que precisam. Sei, a vida é um mistério… seus acontecimentos, Idem! Mas, deixar a vida passar, ou deixar ela te levar… não resolve muita coisa!

Quando não alcançamos o que queremos, nos frustramos… a “autoestima” e a confiança caem. Devemos nos prostar e lamentar? Devemos nos acomodar? Ou devemos repensar, buscar as respostas ainda que difíceis; mudar a estratégia, seguir em direção ao ALVO?

Saiba que, quer queira você ou não, tens uma missão, um objetivo nesta terra! Em todas as áreas da vida; quer profissional, social ou espiritual!

E aqui aproveito a oportunidade para “soltar” um velho jargão: “Você não nasceu para ver as coisas acontecerem, mas para fazer as coisas acontecerem!”.

As pessoas bem sucedidas, nas mais variadas partes da vida ou da sociedade, tem esta característica de não esperarem as coisas acontecerem, mas de definir e buscar os seus objetivos, além de se planejarem para tal ocasião.

Não pretendo ser completo no assunto, mas deixo a minha contribuição para que você reflita. Como definir, portanto, cada elemento??  Melhor que definições técnicas, faça a si mesmo as perguntas abaixo… Posteriormente lhe darei dois exemplos bíblicos de pessoas que souberam definir bem estes elementos. Um eu exemplifico, o outro eu deixo por sua conta!

Pois bem…

 Missão = Qual é o propósito de se fazer determinada coisa? Por que e pra quê você existe ou vai fazer tal coisa? Quem te propôs a missão? Respondendo estas questões creio que não terás problemas para definir o que é e qual é a sua missão.

Objetivo = O que eu tenho que fazer para cumprir a minha missão e chegar aonde eu desejo ou preciso? Qual é a finalidade da missão?

Visão = É a capacidade de enxergar além, de enxergar o resultado e as dificuldades e se antecipar; utilizando-se da sabedoria (seja humana ou espiritual). Em suma, o que queremos dizer quando falamos que tal empreendedor/ empresário tem VISÃO?

= Parafraseando Hb 11.1 é a capacidade de ver concretizado aquilo que se julga impossível. Acho eu que está muito relacionado a Visão (o elemento anterior); a diferença é que a fé está vinculada também as promessas de Deus, quem nos garante a vitória.

Estratégia = É o planejamento analisado! É a visão posta em prática! É a melhor maneira para alcançar a realização da missão e os objetivos.   

Até aqui ok! Analisando um episódio em 2 Reis 4.27-34 sobre a morte do filho da mulher Sunamita; vemos Eliseu dando uma lição ao seu moço, Geazi. O importante aqui, não é a história do menino e nem da sua mãe, mas na lição que nos é passada pela “Visão/Discernimento” de Eliseu.

Podemos nitidamente enxergar: uma missão, um objetivo, visão, fé e estratégia nesta história! Peço que você medite nesta passagem bíblica!

A missão de Geazi = Ir de encontro ao menino… e pôr o bordão de Eliseu no rosto do menino (vs 29).

Objetivo = Claramente, através do ato acima, curar/ressuscitar o menino (vs 31).

Visão/Fé = O ato que Geazi fez não foi acompanhado de Fé; como sabemos Geazi não tinha a mesma visão que Eliseu (vs 31; 2Reis 6.15-22)

Estratégia = Eliseu tenta uma nova abordagem, colocar o seu corpo sobre o corpo do menino que seria aquecido com o calor e a unção do corpo de Eliseu. Então o menino ressuscita (vs 33, 34).

Além disto, vemos algumas coisas interessantes no texto. Eliseu previne Geazi: “Cuidado com as distrações no meio do caminho”… ele diz: “Se encontrares alguém  não o saúdes, e se alguém te saudar, não lhe responda…” (Vs 29). Ele entendeu que determinadas situações poderiam DESVIAR Geazi da sua missão e do verdadeiro propósito caso ele não estivesse focado.

Isto não quer dizer que não podemos falar com ninguém ou ser anti social… de modo nenhum! Mas, o texto é uma alegoria para nossos tempos onde as distrações estão lá, tentando nos impedir de alcançar nossos objetivos. O pior é que, muitas vezes, estas distrações se apresentam a nós como coisas simples ou “sem importância”.

Outra situação é que temos que buscar a flexibilidade e sabedoria para mudar, se necessário, nossas estratégias; como Eliseu fez (Vs 33, 34).

Enfim e felizmente o objetivo foi alcançado! Missão cumprida!

O que podemos dizer de nosso Mestre e Senhor Jesus? Será que Ele soube definir sua missão, seu objetivo, visão, fé e estratégia? Deixo a seu critério estudar e tirar suas próprias conclusões sobre a vida do Mestre.

E você… Sabe qual é a sua missão, seu objetivo… Como pai, como mãe, como cristão, como individuo, como profissional etc.????

Que você tenha uma boa reflexão…

About these ads
Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Missão, Objetivo, Visão, Fé e Estratégia!

  1. Edinei junior disse:

    Muito bom,tem pregações reveladoras e inspiradas,Deus te abençoe!

    Curtir

  2. OSCAR TIMOTEO MASSANGAIE disse:

    GOSTEI DO VOSSO DISCENIMENTO MAIS SINTO QUE ESTA MUITO CONOTADO OS VOSSOS DIZERES.

    Curtir

    • Olá Oscar, obrigado pela visita e comentário!

      Se eu compreendi o que vc disse, concordo! Usei este artifício para simplificar o entendimento do que eu quis dizer. Este artifício foi e é largamente usado para facilitar o entendimento… parábolas, sentido figurado, estórias, exemplos… etc! Utilizado com consciencia e respeitando a sã doutrina não há problema em utilizá-los.

      O importante é o entendimento do que se quis dizer

      Grande abraço e que Deus lhe abençõe!!

      Pr Alex.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s