Gideões da última hora (Re-postando)

Gideões dos últimos tempos

por Pr Alex Oliveira

A Bíblia chama de heróis da Fé (Hb11), homens e mulheres que pela fé, marcaram a sua geração e foram referência para a mesma, tais como: Abraão, José, Moisés, Josué… Etc.

Leiamos o livro de Juízes 2.7-10

A passagem em questão revela que, enquanto Josué, e os Anciãos (que viveram após a morte de Josué) estavam vivos o povo perseverou em seguir ao Senhor… Mas por quê?

Porque esses homens, pela sua fé e atitude, foram “lideres” e “referência” em suas gerações. Lideres que mostraram o povo o caminho de Deus e que levaram eles à presença de Deus. E referência porque eram exemplo de fé, obediência, ousadia e santidade.  Homens e Mulheres que aceitaram o desafio de crer nas palavras de Deus e de viver para o próprio Deus. Por isso foram revestidos pelo Espírito Santo de Deus e marcaram a sua geração. (As fraquezas e os erros [e todos eles cometeram], destes homens e mulheres, não servem para desqualificá-los, ao contrário, servem apenas para mostrar-nos que não somos diferentes deles, nem eles de nós. A bíblia fala que eles foram “homens sujeitos as mesmas paixões” que nós).

O versículo 10, diz que após essa geração, se levantou outra geração que não conhecia ao Senhor nem tampouco os seus feitos. Essa Geração, por não conhecer as obras do Senhor, não tinha interesse em conhecê-lo, muito menos tinha compromisso com Ele.

A Conseqüência da apostasia que se seguiu nessa geração, foi que os inimigos encontraram uma brecha (legalidade) e assim prevaleceram contra os filhos de Israel, pois estes, se afastaram daquele que era a sua Segurança, aquele que é a fonte de vida. (versículos 11-15)

O capítulo 6 relata uma dessas épocas em que os filhos de Israel havia se afastado de Deus, e como conseqüência passaram  momentos terríveis.

Vejamos o capítulo 6 do mesmo livro

O povo amargava uma escravidão durante Sete anos dos Midianitas e Amalequitas. Esses povos impunham terror a Israel. Quando vinham, eles roubavam, destruíam, oprimiam, enfim… Israel padecia em suas mãos.

Aconteceu, porém que “os filhos de Israel clamaram ao Senhor…” (Vs 7)

Em meio a essa situação havia um homem que seria levantado para fazer história, para marcar e salvar a sua geração.

Verificaremos, a seguir, um pouco da história desse homem em tópicos:

 

  1. 1.      O Anjo do Senhor se assenta ao lado de Gideão como que observando a sua atitude (vs 11a)

 

  1. 2.      O Anjo encontra algumas característica nesse homem, que agradava ao Senhor. Gideão apesar de estar cuidando do trigo em um lugar inapropriado, ele foi zeloso do “trigo” de seu pai. Ele não malhou o trigo no lagar simplesmente porque estava com medo, mas, para pôr a “salvo” dos midianitas. Este zelo e a coragem, em pôr a salvo o “trigo” do seu pai, chamou a atenção do Anjo, que logo o comissionaria para “salvar” o trigo do seu PAI Celeste ,vs 11b (o povo de Deus, os justos, são comparados ao trigo)

 

  1. 3.      O Anjo do Senhor cutuca Gideão e o desafia a por para fora os seus sentimentos, a muito, guardado no seu peito. Mesmo não sabendo, Gideão era um guerreiro, um valente de Deus (vs 12)

 

  1. 4.       Gideão da mesma sorte tem a coragem e a ousadia de confrontar o homem que falava com ele (Gideão não sabia que era um anjo falando com ele. Vs 22), “…se o Senhor é conosco, por que aconteceu isso? Apesar de haver uma razão para ter acontecido tudo aquilo, Deus acaba relevando(vs 13). O Anjo deve ter falado pra si mesmo…encontrei o homem que eu queria. Um homem não conformado com a sua situação e a de seu povo, um homem que tem coragem para falar e fazer tudo o que Deus lhe manda!!

 

  1. 5.      A reposta de Deus a Gideão, ecoa ainda hoje, aonde ele procura verdadeiros adoradores, que tenham as características de Gideão… “vai nesta tua força, e livrarás a tua geração das mãos dos teus inimigos”

 

Creio que Deus está levantando Gideões dos últimos tempos, que salvarão esta geração. Homens e mulheres que serão lideres e referência para esta época. Talvez você não salve o mundo, talvez você não salve um país, nem um Estado, nem um Bairro, ou TALVEZ SIM! Mas com certeza você pode e deve salvar alguém; você pode influenciar alguém.

Você pode, hoje, seguir o exemplo destes homens. E não importa a sua condição, se é pobre ou rico, se é criança, jovem ou velho, branco ou negro; basta apenas crer e aceitar o chamado de Deus… “não te envie eu? Vai nessa tua força”!

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de…, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos… uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem um melhor galardão;  E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados, (homens dos quais o mundo não era digno)“. Hebreus 11.32-38.

Homens que alcançaram o inalcançável e experimentaram o sobrenatural, homens que viveram pela fé!!

Creio que essa lista de homens e mulheres notáveis  ainda não está fechada. Creio que Deus deixou aberta essa lista… na verdade JESUS disse no evangelho de João 14.12 “…aquele que crê em mim fará as obras que eu faço, e obras maiores fará…”  Deus conta com homens e mulheres como esses.

About these ads
Esse post foi publicado em Esboços de Pregações e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Gideões da última hora (Re-postando)

  1. Pingback: Não vos conformeis!!! « O Poder das Escrituras Sagradas

Participe deixando um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s