Fé do tamanho do Grão de Mostarda?(!)

Por Pr Alex Oliveira

Há algum tempo atrás li no blog Mulheres Sábias, da Rô, um artigo sobre a exegese errada de determinada passagem bíblica. Existem algumas interpretações equivocadas das sagradas escrituras; e algumas delas se tornam históricas. Tal é a situação da “fé do tamanho do grão de mostarda”.

O que direi a seguir, é baseado nas palavras do Pr Luciano Subirá (benção de Deus).

Comecemos por ler alguns textos. Mateus 17.20 diz: “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”.

Outra passagem bíblica semelhante à anterior, Lucas 17.6 “E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui; e planta-te no mar; e ela vos obedeceria”.

Pois bem… O que é dito no senso comum? É que, se tivermos uma Fé do tamanho do grão de mostarda, poderíamos realizar o impossível. Está correto isto? Não!

Não porque, primeiro: Não é bem isto que o texto diz; e você sabe: uma vírgula ou palavra mal colocada pode mudar o sentido do texto ou da frase. O que o texto diz é: “Se tiverdes fé COMO…”. Este COMO faz toda a diferença!! Quando eu falo que temos que ter “Fé do tamanho”; eu estou afirmando; ou seja, deve ser assim! Já quando eu digo que temos que ter “Fé igual”; eu estou dando uma margem para interpretação maior que a anterior. Porém, quando eu digo, e, o texto bíblico diz, que temos que ter “Fé COMO”; estou dizendo que a nossa FÉ tem que ser comparada ao grão de mostarda.

A grande questão é: O que acontece com o grão de mostarda? Graças ao Senhor, a própria bíblia responde.

Antes de irmos ao texto elucidativo, tracemos junto um raciocínio. Releia o texto de Mateus 17.20. E eu lhe pergunto, qual foi uma das coisas que o Senhor Jesus mais criticou nos seus DISCÍPULOS? Não foi justamente a falta ou a pequena, magra, fraca fé deles?

E faço outra pergunta: Se Jesus quisesse dizer, como diz o dito popular, que o importante é ter uma fé do tamanho de um grão de mostarda (Pequena); porque cargas d’águas ele tanto criticou os discípulos por terem uma fé pequena?

Portanto, Ele não quis dizer o que dizem por aí que Ele disse (rs!). O apóstolo Paulo em quase todas as suas epístolas manifestou a oração e o desejo de que a Fé dos cristãos/discípulos crescesse e fosse firme. (Cf. Cl 2.15; Hb 10.22; 1 Co 16.13; Cl 1.23; Rm 10.17; Rm 4.20). Pedro também. (1 Pe 5.9).

Por fim, mais uma pergunta: Se, nós cristãos, andamos  e vivemos pela fé; como podemos e precisamos ter uma fé pequena somente, visto que a Fé é imprescindível para a sobrevivência de todo cristão? (2 Co 5.7; Romanos 1.17). O homem de pouca fé é comparado por Jesus àquele que duvida (Mateus 14.31).  E aquele que dúvida é como as ondas do mar, como Tiago diz: Levado de um canto a outro!! Não tem firmeza, não tem, ou tem pouca intimidade com Deus e com sua palavra.

Se ainda assim não se deu por convencido; deixemos, então, a própria bíblia falar mais claramente; Leia Lucas 17.5. Os discípulos aproximam-se do Mestre Jesus e lhe pedem: “Acrescenta-nos a Fé”; E Jesus lhes responde (versus 6): “Se tivésseis fé como um grão de mostarda…”. Jesus deus a dica: Vejam o que acontece com o grão de mostarda – assim deve ser a fé de vocês!

Voltemos, então, a grande questão: O que acontece a esse grão? A resposta está em Lucas mesmo, cap. 13.18,19: “É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu”.

Sem entrar muito no mérito da questão: Do que são essas aves; A questão é que, embora seja a menor de todas as sementes (Marcos 4.31), o grão de mostarda (a Fé) quando plantado em nossos corações deve crescer, crescer e crescer até se tornar uma Fé madura, fruto da intimidade com Deus, em Cristo Jesus. A questão não é tanto a fé grande e estática! Nem tampouco uma fé que Crê cegamente em si mesma, ou que “determina” tudo; mas, uma Fé que, como eu disse, cresce em intimidade com Deus e com sua palavra ; é uma Fé que cresce mesmo ninguém dando nada por ela; mesmo em meio as dificuldades. E tem mais, a Fé madura sabe que ela é submissa a SOBERANIA de Deus.

Se você reparar na trajetoria dos discípulos/apóstolos, você poderá traçar o ANTES  e o DEPOIS, ou seja o divisor de águas na vida deles. E verás que a fé deles amadureceu com o tempo e com as experiências que foram tendo ao longo da caminhada. O maior exemplo é o apóstolo Pedro.    

Por fim! A fé que foi alvo de maiores elogios foi a fé de estrangeiros, como a do Centurião Romano ou a Mulher Cananeia. (Mateus Mateus 8.5-10 e 15.28).

Portanto, a Fé que move montanhas, ou seja, que faz o impossível tornar-se possível, é: “A Fé que é como o grão de mostarda”; é a Fé que cresce em intimidade com Deus.

Esse post foi publicado em Estudos Bíblicos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

33 respostas para Fé do tamanho do Grão de Mostarda?(!)

  1. Anselmo Melo disse:

    Pr Alex.
    O texto me serviu algumas vezes para fazer uma “pegadinha” com os irmãos. É claro que falei da fé verdadeira mas também os fiz lembrar o quanto muitas vezes somos distraídos e displicentes com a palavra de Deus. Um detalhe, como o irmão bem disse faz MUITA diferença. Que sejamos mesmo diligentes no estudo da palavra de nosso Deus.
    Paz!Sempre!

    Curtir

    • Olá Pastor Anselmo,

      Fico feliz com a sua presença e seu comentário; é sempre um prazer! Concordo plenamente contigo, quando disse que somos as vezes displicentes e distraídos em relação a palavra de Deus. Precisamos estar muito atentos, pois apenas um detalhe pode fazer a diferença e nos levar a tomar uma atitude, e em certos casos, ensinarmos coisas diferentes do que deveria ser. Por fim, reintero o que disse: “Que sejamos mesmo diligentes no estudo da palavra de nosso Deus”.
      Grande abraço! Fique na paz!!

      att,

      Pr Alex.

      Curtir

      • Sandro Teixeira Nogueira disse:

        Graça e paz, Pr Alex.
        A versão da BÍBLIA SAGRADA NA LINGUAGEM DE HOJE é que comete esse grande equívoco na tradução, ao afirmar a fé “do tamanho de uma semente (grão) de mostarda…” Esta versão, às vezes, nos ajuda a entender alguns textos bíblicos, mas outras vezes, comete equívocos graves como este ora comentado. Por isso, a importância de ler o mesmo texto bíblico em algumas versões bíblicas diferentes e comparar, é claro, com a ajuda do Dono da Palavra, o Sr. Espírito Santo.

        Curtir

  2. Liliana disse:

    Sempre me perguntei o que seria ter um fe do tamanho do grao da mostarda, e nunca tinha ouvido uma explicacao que me satisfizesse. Hoje navegando pelo se site dou de cara com este estudo que me clareou a mente e encheu meu coracao de alegria, pois pude entender com clareza que a minha fe eh bem maior que o grao de mostarda e que ela tambem frutifica porque a minha intimidade com Deus eh grande.
    Obrigada Pastor pelo estudo, e que Deus continue a te abencoar.
    Que a paz do senhor Jesus seja contigo.
    Liliana

    Curtir

    • Prezada Liliana, a paz de Cristo!!

      Fico feliz de tê-la neste blog e mais feliz estou pelo seu comentário. Seja sempre bem vinda!! Continue assim, crescendo e frutificando na Graça de Deus.

      em Cristo.

      Curtir

  3. valnisio disse:

    ola descupa mim entrometer,uma coisa eu concordo se tiver fe.como grao de mstarda siginifica
    mostarda e uma sement que nao precisa de nada. nem estrumo nem adubo so mente da agua que o esp santo

    Curtir

  4. magna disse:

    shalom pr Alex, estive recentimente em israel, visitando a cidade santa, é fui por fé e lá eu pude experimentar o mover de Deus em minha vida; sentir a presença do todo poderoso naquele lugar. Ao adquirir os grãos de mostarda, comecei a entender que o poder de Deus é muito maior do que pedimos e pensamos, e o senhor é simples em comparar a fé com algo tão pequeno, e Jesus pede tão pouco para nós ainda nos dipensamos dos propósitos de Deus, mas a sua palavra edificou muito a minha vida.

    Curtir

    • Shalom de Deus pra vc também Magna!! Que bom a sua presença aqui; que bom que fostes edificado. Não tive a oportunidade de ir em Israel ainda, mas, creio que o Senhor vai me proporcionar esse momento ainda. Acredito que a experiência é incomensurável. Visite-nos sempre que puder e deixe a sua contribuição através do seu comentário. Que Deus continue lhe abençoando, são os meus votos.

      Abraços.

      Curtir

  5. Angela disse:

    Nós lemos, nós conhecemos a Palavra de Deus, mas pouco observamos os detalhes; como este – Fé COMO e não Fé do Tamanho do grão de mastarda. muitas vezes aprendemos de ouvir pregações e nunca de examinarmos as escrituras. como por exemplo: O diabo veio para matar, roubar e destruir, sendo que o correto é: O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir…(João 10.10)
    Obrigada pela observação e ajuda.

    grata,
    Angela

    Curtir

    • Angela a paz! Seja bem vinda!

      Sempre digo que as maravilhas e a revelação de Deus em sua palavra estão nos detalhes. Meditar na palavra de Deus não é ler um livro em um semana ou a bíblia em um ano; mas, ser capaz de meditar em cada versículo, frase ou palavra.

      Que o Senhor lhe revele coisas antes insondáveis. Leia Jeremias 33.3.

      Deus lhe abençõe.

      Curtir

    • cbmuller disse:

      e quem vc acha que é o ladrao? ladrao de almas que quer roubar almas para si destruir matar as almas

      Curtir

  6. Kleber santos de souza disse:

    A paz do senhor pastor! muitas das vezes erramos por nao meditar na palavra do senhor,procuramos sempre ler rapido,correndo e nao prestamos atenção nesses detalhes que a palavra de Deus nos revela. essa passagem é muito interessante nunca ouvi e nem prestei atenção neese detalhe,estou muito feliz por esse estudo! que Deus possa a cada dia derramar sobre vc toda sabedoria,unção,dons espirituais do céu sobre vc!

    Curtir

    • Caro Kleber, a paz!

      Primeiro perdoe-me pela demora em responder; realmente quase não tenho entrado no blog. Na verdade aprendi “este detalhe” com um grande homem de Deus, Pr Luciano Subirá… que sabedoria que este homem tem. Mas, concordo plenamente! Ao ler a palavra de Deus, temos que estar atento aos detalhes; e degusta-la como degustamos nosso prato favorito!! Que Deus continue lhe abençoando e lhe abrindo o seu bom tesouro!!

      Em Cristo.

      Curtir

  7. Pingback: Fé do tamanho do Grão de Mostarda? « Sumo Sacerdote

  8. veronica disse:

    Pastor obrigada pela sabiciencia da palavra, estou a pouco tempo estudando a palavra e é muito bom, abrir uma pag da internet e ver um texto tão abençoado, que nos leva a ter mais intimidade com nosso Deus.A paz de Cristo.
    veronica

    Curtir

    • Veronica, que paz de Cristo esteja sempre em seu ser!!

      Obrigado pelas palavras; sou ricamente abençoado por Deus, sendo usado por ele; a glória, todavia, é exclusivamente D’Ele! Volte sempre e fique a vontade para deixar a sua contribuição!!

      Em Cristo,

      Pr Alex.

      Curtir

  9. leonice disse:

    nossa fiquei maravilhada com o resumo desse pequeno verciculo mais de dificil entendimento,é necessario degustar verdadeiramente se não,aprendemos errado e ensinamos as pessoas erradas,as vezez lia esse texto mais não entrava na minha mente um monte ser transportado pela tão pequena ´fé como grão de mostarda,é mais hoje tive esse estudo maravilhoso,que Deus continue te abençoando e revelando su a palavra,fique na paz.

    Curtir

  10. Eliezer Santos disse:

    Tremendo, achei a resposta, junto a pesquisa da bíblia também, que eu queria para complementar minha mensagem. Deus é fiel! Grande abraço Pastor Alex.

    Curtir

  11. geicel esteves disse:

    PAZ,
    Pastor brigo muito comigo mesmo quando pensava que Jesus nos exigia uma fé tao pequena para fazer coisas tao grandes, mais estava errado e ele usou sua vida para me esclarecer, e sim vou ter muito mais entimidade com Deus!!!

    Curtir

    • Prezada Geicel, a paz!

      Pois é… também já passei por isto! Esse entendimento fica mais confuso, quando vemos o proprio Jesus, “recriminando” os discípulos justamente por causa da “pequena fé” que manifestaram em alguns momentos!!

      Fica na paz.

      Curtir

      • A sua interpretação passou longe querido irmão(ã). Jesus mediante o pedido dos apóstolos quis mostrar semelhança entre a fé e a semente de mostarda a fé precisa ser exercitada no relacionamento estreito com Cristo, e a semente quando plantada cresce, cresce e torna em uma árvore que abriga espécies de pássaro, assim deve ser a fé dos homens, ela crescerá na proporção do seu execício. “COMO” não quer dizer sobre tamanho mas é um conjunção que diz: conforme a um…, na qualidade de…, do mesmo modo que um…,

        Curtir

        • Prezado Lourenço, que a Graça de Deus seja contigo!

          Ou eu não compreendi o seu comentário ou o irmão não leu o artigo/post completo; talvez tenha lido com uma idéia pré-concebida que desviou sua atenção da explicação do artigo. O que eu disse e de fato mostrei pelos textos bíblicos foi Exatamente o que dissestes!! Como então a minha interpretação passou longe?? Por isto que eu disse que não compreendi o seu comentário!!

          “Voltemos, então, a grande questão: O que acontece a esse grão? A resposta está em Lucas mesmo, cap. 13.18,19: “É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu”.

          Sem entrar muito no mérito da questão: Do que são essas aves; A questão é que, embora seja a menor de todas as sementes (Marcos 4.31), o grão de mostarda (a Fé) quando plantado em nossos corações deve crescer, crescer e crescer até se tornar uma Fé madura, fruto da intimidade com Deus, em Cristo Jesus. A questão não é tanto a fé grande e estática! Nem tampouco uma fé que Crê cegamente em si mesma, ou que “determina” tudo; mas, uma Fé que, como eu disse, cresce em intimidade com Deus e com sua palavra ; é uma Fé que cresce mesmo ninguém dando nada por ela; mesmo em meio as dificuldades. E tem mais, a Fé madura sabe que ela é submissa a SOBERANIA de Deus”.

          Um Grande Abraço.

          Pr Alex.

          Curtir

  12. Fábio disse:

    Bem, queria deixar aqui minha opinião sobre o assunto.

    Fé como um grão de mostarda.

    Seria isso uma fé pequena, visto que o grão de mostarda é pequeno?

    Não, mas Jesus quis mostrar a fé que está dentro do grão, e não na aparência do grão. Ou seja, o grão é pequeno, assim como Jesus era, visto que era pobre, de família pobre e vindo de uma cidade pobre. Mas o grão tem dentro dele uma fé grande, e, não se importando com o seu tamanho desprezível, decide crescer, mesmo que aos olhos de outras sementes (grandes), aquela sementinha não conseguiria crescer tanto, visto que seu tamaninho é totalmente desprezível. Assim foi Jesus também, não se importou por não ter nascido rei ou imperador, mas decidiu que iria reinar por toda eternidade, e se faria o seu reino maior do que todos os reinos que já existiram, e que viriam a existir.

    Mas a interpretação da fé como um grão de mostarda não pára por aí. Basta lermos outros trechos bíblicos que veremos Jesus dizer que: “se não morrer, a semente fica sozinha” (João 12:24), “mas, se morrer, dará muitos frutos”. Assim também foi a fé de Jesus, ele acreditou tanto no que pregava, e no que ensinava, que deu sua vida para provar que aquilo era importante e era verdadeiro.

    Então, ter fé como um grão de mostarda, seria essa fé; a fé de não duvidar do seu tamanho e da sua atual condição no mundo, e crer a ponto de doar a sua vida para que, aquilo do qual você ensina, possa crescer a ponto de se tornar uma das maiores árvores e de agrupar várias pessoas para se abrigarem ali. Aí verás que podes mover montanhas, assim como Jesus moveu a montanha que era irremovível (A lei de Moisés).

    Mas lembrando que a bíblia faz uma ressalva a respeito da fé; dizendo que, sem Jesus, nada poderemos fazer. Ou seja, a nossa fé não é nada quando direcionada para nós mesmos e naquilo que acreditamos, mas quando acreditamos na obra de Cristo, fruto da sua fé.

    João 15:5
    Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

    Curtir

  13. desculpe mas ainda não consegui concordar…se tiveres fé como …certo?

    que fé tem o grão de mostarda?

    penso assim eu (pequeno) (grão de mostarda)

    com palavra plantada em meu coração como o grão de mostarda plantado em boa terra… tornamo nos grandes… grandes arvores …grandes homens de fé …

    isso não edifica em nada…

    Curtir

    • Lucas Batista disse:

      Paz ^^! Eu entendo que essa seja uma pergunta plausível a se fazer. Na verdade, é uma questão normativa da nossa gramática. A fé não é “como ‘a do’ grão de mostarda. Se assim fosse, realmente a oração ficava em dualidade de sentidos dando a entender que o grão de mostarda tem uma fé. Porém, não é a fé como ‘a do’ grão de mostarda, mas sim fé ‘COMO’ grão de mostarda. Percebe a diferença? ^^ É como dizer: eu amor é grande como um gigante. Porém a frase muda de sentido se eu disser: Meu amor é grande como o de um gigante. Nesse último caso, meu amor seria grande como o amor de uma gigante (E não grande como o gigante). Espero ter ajudado. Forte abraço!

      Curtir

  14. Elson costa disse:

    é eu digo que o brasileiro não só os brasileiros mas todos precisam de ter fé e certeza das coisas do caso contrario não conseguirá nada e entender que dependemos de deus pra tudo que fomos fazer queira que não queira dependemos no dia em que o ser humano entender isso e muito mais deus vai ai sim mudar sua vida por completo glória adeus Amém
    elson costa

    Curtir

  15. ola pr alex me serviu bastante esse testo estoou escrevendo um livro algumas coisas me ajudou muito bom mesmmo

    Curtir

  16. Pingback: A Fé e o Grão de mostarda! | Blog Pensamento Livre

  17. Nilceleia disse:

    Aprendo a palavra de Deus plenamente neste site e tenho certeza que grandes coisas Deus fara em nosso meio atraves dessa palavra maravilhosa.

    Curtir

  18. Abigail Prado de Soua disse:

    O Espirito Santo me fez entender da seguinte forma: O grão de mostarda é um dos menores grãos mas produz uma raiz muito profunda e consequentemente uma árvore forte.Com isso entendi que temos que ter uma fé profunda, sólida,para quando vir o temporal não caiamos e quando precisarmos remover as montanhas que surgirem à nossa frente, , podemos arremessá-las para bem longe porque nossa fé é firme, bem, alicerçada.
    Espero ter contribiuido para que nossa fé seja cada dia mais fortalecida em Cristo.

    Curtir

  19. Pingback: Indústria Cosmética e a rotulagem de produtos | Farmacêutico Márcio Antoniassi

  20. José Maria Campos disse:

    A fé não tem tamanho pois ela nos foi dada como dom no momento do nosso Batismo, o que existe é uma pessoa com muitas dúvidas, que precisa de maturidade cristã pra ter uma fé genuína.

    Curtir

Participe deixando um comentário!