BATISMO NAS ÁGUAS

8 11 2010

Por Pr Anderson

A seguir, disponibilizo um estudo suscinto do batismo nas águas. Darei o primeiro passo; cabe a você, leitor, continuar sua caminhada no estudo deste mandamento do Senhor, bem como de toda a palavra de Deus.

1) BATISMO POR IMERSÃO

O Batismo, podemos dizer, é o ato seguinte ou contíguo a profissão de fé baseado em Romanos 10.9,10. O próprio ato do batismo é uma profissão de fé, pois, a pessoa que decide se batizar, estará, através deste ato, professando que: Creu, decidiu viver conforme normas, condutas, ética e ensinos, de Jesus; em outras palavras, tornou-se um discípulo de Cristo; um Cristão.


O Podemos dizer, também, que, se tratando do batismo nas águas (e somente neste), a palavra no original é melhor traduzida como imergir, devido ao seu simbolismo. Aqueles que já passaram pelo batismo ou aqueles que ministram-no, Podem verificar com os próprios olhos, duas fases do batismo (nesta ordem): A Imersão e a Emersão. O ato de Imergir representa a morte para velha vida – como se fosse um sepultamento. Já o ato de emergir representa a ressurreição para uma nova vida. O batismo “representa” o novo nascimento (João 3:3)

O ato completo do batismo: Imergir e Emergir representa, portanto, como o Apóstolo Paulo diz: “Mortos para o pecado, mas vivos para Deus”. (Romanos 6.3,4).

Todos que recebem a Jesus como salvador e Senhor, sendo possível, devem ser batizados o mais rápido possível. O eunuco que fora batizado pelo Evangelista Felipe, disse: “Eis aqui a água; que impedes de eu ser batizado agora?” (Atos 8.36).

É claro que há pessoas que não puderam, não podem ou não tiveram tempo de serem batizadas. Neste caso elas serão avaliadas pelo próprio Deus. Cada caso é um caso. Um exemplo foi um dos ladrões que fora crucificado ao lado de Jesus; não houve tempo de ser batizado (Lucas 23.40-43). Outro exemplo seria o de uma pessoa que estivesse enferma em um hospital.

Contudo, não podemos negligenciar o mandamento do Senhor Jesus. Se pudermos, devemos tomar o exemplo do eunuco (citado acima): “… que me impedes de ser batizado agora” (?)

Aqueles que deixam para decidir-se depois, podem, fatalmente, encontrar-se negligenciando este grande mandamento. É costume e recomendado, entretanto, que a pessoa passe por uma classe pré-batismo para que, ao fazê-lo, tenha total CONSCIÊNCIA de seus atos e suas implicações!

A Bíblia diz: “quem crer e for batizado será salvo, quem não crer já está condenado” (Marcos 16.16).

2) BATISMO E O ARREPENDIMENTO

O profeta João Batista, quando batizava; ainda que não fosse o mesmo batismo instituido por Jesus (O batismo de João era temporário/preparatorio), dizia às pessoas que desejavam ser batizadas para que elas de fato se arrependessem e produzissem frutos digno de arrependimento. (Mateus 3.8/ Provérbios 28.13).

3) BATISMO E SANTIDADE

O apóstolo Pedro diz: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver… sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro. 1.15,16/ ).

O significado da palavra santo é separado, ou seja, separados das práticas mundanas para estar em comunhão com o reino da luz e do amor (Colossenses 1:13). Santidade, pois, é: ouvir, crer, obedecer e cumprir a palavra de Deus.

Todos que se constituem amigos do mundo tornam-se inimigos de Deus” (Tiago 4.4)

  • Santos no falar – Não podemos mais usar palavras torpes como palavrões, maledicências, etc.
  • Santos no vestir – Nossos trajes devem ser decentes, a Bíblia não diz que devemos ter corpo totalmente coberto, mas, diz que devemos nos vestir com pudor, ou seja, de forma moderada, sem apelo a sensualidade (1 Timóteo .2:9).

4) FAZENDO A DIFERENÇA ONDE QUER QUE ESTEJA

No Salmo 1º está escrito: “bem aventurado o varão que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes o seu prazer é em meditar na lei do Senhor e nela medita dia e noite”.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Deus não obriga ninguém servi-lo, mas se vier a segui-lo, esforça-te em consonância com os ensinos e as palavras de Jesus: “Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, toma a sua cruz e siga-me” (Lucas 9.23).

Por fim, sabemos que o Batismo nas águas é um ato simbólico exterior, mas com grandes implicações e bençãos exteriores e interiores; no corpo, no coração, na mente e na alma da pessoa.

Todos os parâmetros acima são objetivos necessários para aqueles que desejam cumprir com o mandamento de Jesus, a saber:  O batismo nas águas.

Com a certeza de que sois corajosos e desejosos da justiça de Deus, segue os meus parabéns pela decisão de passarem pelas águas batismais.

Até breve!

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”.

 __________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Anderson Oliveira de Souza é pastor presidente da Igreja Pentecostal Fazendo Missões, em Cidade de Deus – Rio de Janeiro 

Pastor Anderson é casado com a Missionária Janice, pai da Ester e da Raquel.

 entre em contato com ele: prandersono@bol.com.br

About these ads

Ações

Information

5 responses

8 11 2010
Pr Alex Oliveira

Pr Anderson,

Obrigado pela contribuição com o estudo. Tenho certeza que vai esclarecer e abençoar a muitas pessoas, especialmente os novos convertidos. Deixo, abaixo, uma mensagem para todos os leitores, algo que o Senhro ministrou em meu coração:

“Crer em Deus não é, apenas, uma questão de Fé. É, sobre tudo, uma questão de DECIDIR crer, ou não”.

Grande abraço a todos!

Em Cristo,

Pr Alex Oliveira.

18 11 2010
carlos chico

obrigado

17 03 2011
Denise Maria Viera

Bom dia Pastor, que a graça de nosso Senhor jesus esteja contigo! Deus me trouxe até seu site. Parabens pela serenidade contidade neste site. O inimigo tem se levantado arduamente em minha vida, só Deus para me manter firme na fé. Tenho passado muita luta em meu trabalho, pois o diabo usa uma pessoa arduamente para me derrubar. Mau marido arrumou uma amante entrou com solicitação de divorcio que sera realizado em breve, e praticamente virou as costas para a familia, preciso muito de oração.

UM abraço e Deus lhe abençoe ricamente.

17 03 2011
Pr Alex Oliveira

Prezada amada Denise, que o Amor de Deus, as Consolações do Espírito e a Graça do Senhor Jesus reine em sua vida!!

Já que Deus lhe trouxe até este rescinto, aproveite e fique a vontade para ler, pesquisar e comentar nos artigos, pregações e estudos espalhados no blog. Aquieta teu coração e volte a sua alma ao sossego, no Senhor! Põe tuas questões em oração, aos pés do Senhor, e Ele pleiteará a sua causa. “Dia de humilhação, véspera de EXALTAÇÃO”. Leia o artigo que acabei de postar no blog, intitulado: “Eu e minha casa serviremos a Deus”. Mantenha-se firme na rocha (Lc 6.48, 49). Deus lhe abençõe e lhe guarde!!

Em Cristo,

Pr Alex.

7 08 2013
irmão carlos e diacono na Assembleia de de Deus Missão

A Igreja do Senhor Jesus e Diferente, não e mundana, não adota os costumes, dos não convertidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Sumo Sacerdote

Louvor e Adoração

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 128 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: